Gestão de RH é a área responsável por manter uma relação saudável entre os colaboradores e a empresa. Esse setor deve atuar de forma estratégica para identificar problemas, desenvolver ações positivas e construir um ambiente de bem-estar para que os funcionários sejam eficientes e engajados.
O que você vai ver neste artigo:
Nesse sentido, todo negócio — independentemente do seu porte ou segmento de mercado — precisa de alguém competente para cuidar dos seus talentos. Saiba mais sobre a Gestão de RH e porque ela é fundamental para sua organização!
Pessoas + Empresas = uma relação possível
Não é à toa dizer que as pessoas são o principal ativo de uma empresa: são os colaboradores os responsáveis por fazer que tudo funcione, do início ao fim, para que o negócio seja um sucesso. Fabricam produtos, executam os serviços, pensam em estratégias, fazem o controle de áreas importantes, planejam campanhas de vendas e marketing, atendem os clientes, entram em contato com fornecedores e parceiros… são tantas as tarefas e demandas que cada colaborador tem para que todos atinjam os resultados.
Por isso, é fundamental que as empresas tenham uma atenção especial para com essa questão. Colaboradores felizes são mais produtivos, oferecem maior qualidade em suas entregas e permanecem na companhia — enquanto funcionários descontentes têm maior dificuldade em seu desempenho, podem gerar atritos na equipe e, no fim das contas, saírem da organização.
E quando esse tipo de situação ocorre com frequência, consequentemente todo o grupo é prejudicado. A produtividade e qualidade do serviço caem, a dinâmica interna pode ficar tóxica e uma rotatividade alta acabar impactando a motivação da equipe — além de gerar perdas financeiras e intelectuais à empresa.
Mais do que um setor, os recursos humanos devem ser encarados de forma estratégica pelos empreendedores e lideranças. Nesse sentido, é importante saber o que é e o papel da Gestão de RH.
O que é Gestão de RH?
Essa área é responsável por todos os assuntos envolvendo os colaboradores de um negócio — das questões burocráticas e legais à promoção de ações para despertar a motivação e engajamento dos funcionários. Basicamente, a Gestão de RH deve atuar para que o relacionamento entre a empresa e seus talentos seja o melhor possível, trabalhando para identificar problemas e oportunidades nessa dinâmica.
Em geral, as funções da Gestão de RH em uma empresa costumam ser:
- Realizar o recrutamento e seleção;
- Promover atividades de integração de novos funcionários;
- Promover a cultura organizacional na equipe;
- Desenvolver ações para motivação e engajamento dos colaboradores;
- Desenvolver estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas;
- Elaborar plano de carreira — em empresas que adotam esse sistema;
- Cuidar das remunerações e benefícios;
- Cumprir atividades burocráticas, como elaboração da folha de pagamento;
- Realizar a entrevista de desligamento;
- Fazer as avaliações de desempenho;
- Identificar problemas no clima interno nas equipes;
- Identificar oportunidades de aprimoramento em geral;
- Entre outras tarefas.
Essa área é tão estratégica que há cursos específicos para esse tema em diversas faculdades brasileiras — especialmente na modalidade de tecnólogo. Dessa forma, os profissionais devem ser qualificados para aproveitar todas as técnicas e conhecimentos em favor da empresa e sua equipe.
Esse cuidado não é à toa: um bom trabalho de RH faz toda a diferença na vida de uma empresa.
A Importância da Gestão de RH
Existem diversos motivos para se investir nos recursos humanos de um negócio. Alguns deles são:
Identificar os talentos
Processos de recrutamento e seleção são complexos. Ainda mais quando há muitos candidatos, é desafiador identificar o profissional mais alinhado às necessidades do cargo e cultura organizacional dentre tantos — ou as melhores formas de atrair essa pessoa.
Contratar alguém que não esteja em consonância com aquilo que se espera ou cujas expectativas não foram atendidas pela empresa acaba sendo um desperdício de tempo, recursos e esforços em algo de breve duração. Já encontrar um talento pode ser uma virada de chave para um departamento e organização. Por isso, o RH deve dominar as técnicas para saber descobrir e conquistar esses profissionais.
Motivação dos colaboradores
A motivação é um elemento fundamental na vida de qualquer pessoa. Sem ela, os profissionais não são tão produtivos nem atuam com a mesma qualidade de antes. A desmotivação ainda é um fator decisivo para a saída de excelentes profissionais — por isso, é uma questão que toda empresa tem que estar atenta.
O profissional de RH deve avaliar como está a motivação dos colaboradores, pensando em formas de despertar essa qualidade — de forma individual ou coletiva — na equipe para que todos sejam mais eficientes e engajados.
Retenção de talentos
Problemas na dinâmica interna são cruciais para motivar a saída dos colaboradores. Quando a taxa de rotatividade é alta, isso é um claro sinal vermelho de que as coisas não andam bem. Essa situação pode ser gerada por conta de remuneração e benefícios considerados inadequados, lideranças e colegas tóxicos, falta de perspectiva de crescimento na organização, falta de conexão com os valores e cultura da companhia, entre tantas outras razões.
A Gestão de RH trabalha para identificar problemas como estes e monitorar a situação em geral para evitá-los. Assim, é possível prevenir com que os talentos abandonem a empresa e mais prejuízos ocorram.
Planejar treinamentos e ações de desenvolvimento
Ninguém nasce sendo um talento. É preciso desenvolver habilidades e aprender os conhecimentos para trilhar um bom caminho na carreira — e não é diferente com os colaboradores de uma empresa.
O RH tem o trabalho fundamental de desenvolver treinamentos diversos para fortalecer as competências dos funcionários, seja para melhorar sua parte técnica ou despertar habilidades sociais necessárias para seu trabalho (como proatividade, boa comunicação, trabalho em equipe, espírito de liderança, entre outros).
Dessa forma, os talentos são lapidados para alcançarem seu potencial e gerarem mais resultados para a empresa, além de possibilitar que construam uma carreira mais sólida e vantajosa. Bom para o negócio e para o funcionário.
No entanto, estruturar um treinamento e ação de desenvolvimento não é algo tão fácil quanto possa parecer. É importante planejar e fazer boas escolhas para que os colaboradores realmente aprendam os conhecimentos que serão fundamentais para o seu dia a dia, em vez de participarem de uma atividade monótona e que não vai gerar os resultados desejados.
Conheça as 6 etapas do treinamento e desenvolvimento e fortaleça os talentos da sua empresa!
Perguntas Frequentes:
Gestão de RH é a área responsável por manter uma relação saudável entre os colaboradores e a empresa. Esse setor deve atuar de forma estratégica para identificar problemas, desenvolver ações positivas e construir um ambiente de bem-estar para que os funcionários sejam eficientes e engajados.
- Identificar os talentos;
- Motivação dos colaboradores;
- Retenção de talentos;
- Planejar treinamentos e ações de desenvolvimento;