Treinamento corporativo é uma estratégia que ajuda a melhorar a produtividade, qualidade e engajamento dos colaboradores. Empresas no mundo todo adotam essa ferramenta em suas rotinas — no entanto, muitas ainda não entendem sua importância e impacto nos resultados de um negócio.
Descubra o que é treinamento, como fazer e a importância dessa estratégia nas organizações!
O que você vai ver neste artigo:
O que é Treinamento?
Basicamente, é uma estratégia de RH para capacitar tecnicamente e desenvolver competências nos funcionários de uma empresa. Melhores práticas, atualizações da área, inovações, técnicas, ferramentas e até mesmo a cultura organizacional e habilidades sociais são trabalhados nas ações, tornando os colaboradores mais produtivos e eficientes.
Geralmente os treinamentos corporativos são promovidos quando se identifica uma necessidade ou lacuna no desempenho da equipe, motivando o RH e parceiros a desenvolverem estratégias, conteúdos e metodologias para solucionar essa situação, normalmente em questão de curto prazo.
Uma equipe pouco produtiva, o uso de métodos ultrapassados, baixa taxa de conversão de vendas, alto número de reclamações a respeito do atendimento, desperdício significativo (de tempo, recursos, esforços, entre outros) nos processos… são várias as situações que podem ser mudadas ou atenuadas com a adoção de treinamentos desenvolvidos especificamente para as necessidades e problemas identificados.
Como fazer um treinamento
Assim como diversos processos em uma empresa, é preciso pensar nos treinamentos corporativos de maneira estratégica: com planejamento; pesquisa; mecanismos de controle e de aprimoramento. Somente dessa forma a ação pode atingir os resultados desejados.
Mas, investir nessa estratégia não é algo complexo demais para qualquer negócio — é possível seguir 5 passos práticos para montar um programa de treinamento bem sucedido. Em geral, o importante é ter nítido os objetivos que devem ser alcançados, conhecer bem o público-alvo da ação e investir em metodologias eficientes e engajadoras.
Importância do treinamento de colaboradores
Investir em treinamento significa investir na qualidade, produtividade e competitividade da empresa. A estratégia busca melhorar a competência dos funcionários, impactando em diferentes frentes seus trabalhos.
No entanto, essa não pode ser uma ação isolada: é importante investir em treinamento contínuo nas organizações para que essa estratégia esteja bem estruturada e gerando cada vez melhores resultados.
Modalidades e tipos de treinamento
Existem várias possibilidades em se investir em treinamentos na empresa. Pode-se considerar até mesmo duas divisões: modalidades e tipos de treinamento:
Modalidades de treinamento
- Presencial: as atividades são promovidas de forma síncrona, em um espaço físico, com todos os participantes tendo contato olho no olho. Métodos como expositivo, desenvolvimento de projetos ou solução de problemas são comuns nessa modalidade;
- Online: usa-se ferramentas tecnológicas para realizar as atividades, inclusive de forma assíncrona. EAD, realidade virtual e gamificação são os maiores exemplos desse estilo;
- Híbrido: mistura o melhor do presencial e do online, combinando diferentes metodologias para gerar mais resultados.
Tipos de treinamento
- Técnico: que foca em desenvolver as competências técnicas dos colaboradores, impactando diretamente em seus trabalhos;
- Soft skills: busca despertar habilidades sociais e subjetivas nos profissionais, que também influenciam no seu trabalho e na dinâmica do setor. Liderança, resiliência e espírito de equipe são alguns exemplos dessas competências;
- Motivacional: seu objetivo é aumentar a motivação e engajamento dos funcionários, elementos que são fundamentais para que eles se mantenham produtivos, realizando um trabalho de qualidade, e até mesmo continuem na empresa;
- Onboarding: é um treinamento especial feito para novos colaboradores, ajudando na sua adaptação à cultura, função e dinâmica interna;
- Específicos: desenvolvidos com conteúdos e abordagem específicos para públicos particulares na empresa, como vendas, atendimento, financeiro e lideranças, por exemplo.
Benefícios de um programa de treinamento
Não é à toa que milhões de empresas no mundo inteiro investem em treinamentos: essa estratégia é capaz de mudar os resultados de um negócio, ajudando-o a ser mais competitivo e bem sucedido. E são várias as razões para isso:
Aumento das competências técnicas
Muitos especialistas indicam que é melhor contratar alguém que esteja mais alinhado à postura e valores da empresa do que apenas valorizar questões técnicas e experiências — isso pois é possível educar esse funcionário mais tarde e ter, assim, um profissional mais completo em todos os sentidos.
O treinamento serve para fortalecer as habilidades técnicas dos participantes, sanando lacunas em seus conhecimentos e expertises e melhorando o seu trabalho.
Aumento da produtividade e qualidade
Fortalecer as competências técnicas dos colaboradores é uma decisão que impacta positivamente em seu trabalho no dia a dia. Com as habilidades afiadas, os funcionários serão capazes de realizar um serviço de maior qualidade e produzir mais em menos tempo.
Imagina se toda a equipe recebesse esse aprimoramento e de forma contínua? Um programa de treinamento possibilita que todo um setor passe a ter um desempenho melhor, gerando mais resultados para o negócio.
Redução da rotatividade
Ter um alto índice de turnover é um grande sinal vermelho para qualquer empresa. A rotatividade de pessoal gera prejuízos produtivos, intelectuais e financeiros para o negócio e esse impacto é maior quanto o problema ocorre em larga escala.
Os treinamentos ajudam a tornar os funcionários mais produtivos e eficientes, além de aumentar o seu engajamento ao se sentirem valorizados pela organização, que investe em sua vida profissional. Assim, é possível evitar o desligamento de vários talentos.
Melhora da competitividade
Contar com profissionais qualificados, produtivos e engajados é uma excelente maneira de aumentar os resultados do negócio e, consequentemente, torná-lo mais competitivo. Essa mudança de dentro para fora possibilita com que a organização ganhe mais espaço no mercado e desafie a concorrência.
Indicadores de desempenho no treinamento
Assim como em qualquer estratégia, é importante ter mecanismos de controle nas ações de educação corporativa. Essas métricas servem para identificar pontos de melhoria e lacunas nas atividades, permitindo com que sejam corrigidos e que todo o processo seja aprimorado.
Existem indicadores de treinamento específicos para analisar como está sendo a execução, a opinião dos colaboradores e os resultados alcançados pela estratégia, sendo essenciais para a contínua melhoria das atividades.
RH e plano de treinamento
Ter um plano de treinamento bem estruturado é fundamental para desenvolver uma estratégia eficiente e engajadora. No entanto, para isso, é preciso também investir no setor que faz todo esse processo acontecer.
Descubra o que é Gestão de RH e como ela pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa!
Treinamento corporativo é uma estratégia que ajuda a melhorar a produtividade, qualidade e engajamento dos colaboradores. Empresas no mundo todo adotam essa ferramenta em suas rotinas no entanto, muitas ainda não entendem sua importância e impacto nos resultados de um negócio.
Investir em treinamento significa investir na qualidade, produtividade e competitividade da empresa. A estratégia busca melhorar a competência dos funcionários, impactando em diferentes frentes seus trabalhos. No entanto é importante investir em treinamento contínuo nas organizações.