Quais as vantagens de ter um treinamento corporativo personalizado?
Adotar a educação empresarial é uma ação importante para fortalecer as competências e habilidades dos colaboradores e, consequentemente, aumentar o desempenho do negócio. No entanto, não basta apostar em qualquer treinamento e esperar que os bons resultados venham: é importante investir em planejamento e em metodologias que realmente sejam eficientes.
Investir em treinamentos personalizados é uma ótima ideia para se ter melhores resultados com essa ação. Isso ocorre por conta de alguns benefícios que esse recurso oferece: - Treinamentos mais assertivos - Aumento do engajamento - Exclusividade
Também é possível imaginar permitir um certo grau de personalização pelos próprios participantes. Em treinamentos que sejam interativos — como a gamificação, por exemplo —, é possível oferecer aos participantes a oportunidade de personalizar o seu personagem/avatar. Eles podem escolher itens como cor de pele, tipo de cabelo, acessórios diversos, vestimentas, entre outros elementos, configurando o boneco para ser sua imagem pessoal ou então como gostaria de ser. Isso aumenta a imersão dos funcionários nas atividades, além de criar empatia e identificação com a situação descrita. Esse tipo de recurso ajuda a fortalecer o engajamento dos colaboradores, melhorando assim sua adesão às ações e até sua absorção das informações.
Assim como qualquer ação de educação corporativa, é fundamental primeiramente investir em planejamento: definir os objetivos da estratégia; estabelecer indicadores de controle; entender o perfil do público-alvo; pesquisar metodologias e possibilidades; além de estipular um orçamento. A partir daí é possível desenhar de quais formas a personalização pode ser incorporada nas atividades — nas abordagens? Realizadas pelos próprios funcionários? Em pequena ou grande escala?