A importância na acessibilidade digital na gamificação?
A acessibilidade digital nada mais é do que eliminar as barreiras que impedem as pessoas de aproveitar os recursos disponíveis na internet. Dependendo da situação, os usuários podem ter um acesso limitado ou completamente restrito dos conteúdos, interfaces e meios de produção desse canal, dificultando e impedindo totalmente sua participação nessa esfera — o que pode acarretar em diversos problemas para suas vidas e negócios.
Em um primeiro momento, a internet pode parecer um dos espaços mais democráticos que existem. Porém, uma série de públicos ainda enfrenta dificuldades de acesso às suas possibilidades: crianças; idosos; indivíduos que não tenham familiaridade com o ambiente virtual ou em diferentes níveis de alfabetização e pessoas com deficiência são alguns dos grupos que costumam se deparar com barreiras no mundo online.
Somente levando em consideração PCDs, há um grande número de pessoas que acabam deixando de aproveitar um universo de oportunidades no espaço digital por muitos conteúdos e recursos lhe serem inacessíveis. De acordo com dados disponíveis pelo IBGE e referentes à Pesquisa Nacional de Saúde 2019, existem 17,2 milhões de brasileiros acima de 2 anos de idade com alguma deficiência, o que representa 8,4% do país — número maior do que toda a população do estado do Rio de Janeiro, segundo o Censo 2010. Assim, investir na acessibilidade digital significa abrir portas para que milhões de pessoas das mais variadas realidades tenham acesso a direitos, informações, ferramentas e outros mecanismos que vão facilitar suas vidas.
Garantia de direitos e serviços Cada vez mais o acesso à internet vem se tornando um direito humano, ainda mais com a tendência de vários órgãos públicos usarem as ferramentas em seus serviços, como no agendamento de consultas em postos de saúde por aplicativos e na matrícula de crianças na creche por meio de um portal, por exemplo. Atração e retenção de público nos canais online Muitas pessoas podem abandonar um site, plataforma, e-commerce, redes sociais e outros espaços digitais por não conseguirem navegar nele ou acessar suas informações e materiais.
A gamificação é uma estratégia que pode ser adotada nos mais diferentes contextos e para os mais diversos públicos: colaboradores; fornecedores; parceiros; clientes e até com pessoas em geral. Por isso, é importante investir em plataformas que abracem a inclusão e acessibilidade em suas funcionalidades, aproveitando os melhores recursos disponíveis para que a plataforma gamificada seja atrativa e engajadora para todos.