Se por um tempo a Inteligência Artificial era apenas ficção científica, atualmente ela está presente no dia a dia de bilhões de pessoas: em pesquisas científicas; em softwares e sistemas diversos e até mesmo no diagnóstico de doenças. Essa ferramenta vem facilitando e otimizando várias operações, agilizando tarefas e aumentando o seu grau de confiabilidade. Para as empresas, esse tipo de solução também está contribuindo para fortalecer sua competitividade e oferecer experiências melhores para diversos públicos — dos colaboradores aos clientes.
Basicamente, o ChatGPT é um programa criado pela OpenAI que usa inteligência artificial para interagir com usuários, especialmente criando textos com base nos pedidos dos indivíduos que utilizam sua solução. Esse tipo de tecnologia busca assimilar comportamentos humanos, respondendo as questões propostas de forma mais próxima a uma comunicação entre pessoas.
Por meio da ferramenta, é possível gerar textos de diferentes gêneros, fazer traduções em vários idiomas, responder perguntas, além de resolver problemas lógicos. Por esse motivo, diversas áreas têm um maior interesse na solução — como o marketing. Os profissionais desse segmento estão avaliando como aproveitar os recursos do sistema em suas estratégias, inclusive adotando-o em canais de atendimento ao cliente ou para auxiliar na produção de conteúdo. Enquanto outras soluções de IA ofereciam serviços semelhantes, o ChatGPT se mostra uma alternativa mais sofisticada e amigável para os usuários.