A inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de lidar com os próprios sentimentos e com os dos outros ao seu redor. Essa competência ajuda as pessoas a não deixarem suas emoções impactarem de forma negativa suas ações e reações, muito menos a relação com terceiros. Uma pessoa que tenha uma inteligência emocional bem desenvolvida tem maior facilidade em lidar com a pressão e estresse do dia a dia, com conflitos em relacionamentos de diversas naturezas e com os problemas em geral.
Assim como qualquer competência, a inteligência emocional pode ser desenvolvida e aprimorada por todas as pessoas. No entanto, é necessário dedicação e disciplina para se trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole necessários para fortalecer essa habilidade. Assim, um líder que deseja desenvolver esse lado precisa ter comprometimento para alcançar esse objetivo. Não é algo que ocorre da noite para o dia, nem que se alcança completamente de uma vez só. Algumas pessoas buscam ajuda externa para aprimorar sua inteligência emocional, seja por meio de terapia, com um trabalho sério de coaching ou até por meio de cursos. Esse olhar de fora pode contribuir para identificar situações que passam despercebidas pelos indivíduos, por mais que tenham a capacidade de autoconhecimento.