Os jogos têm um apelo natural para as pessoas, pois tanto desde os primórdios da humanidade quanto no desenvolvimento particular de cada indivíduo eles estão presentes na vida social. Inclusive existem estudos que buscam entender esse fenômeno, analisando como os games usam elementos específicos que despertam o interesse e o mantém mesmo por um longo período de tempo. E este apelo pode ser usado pelas empresas para atrair a atenção do seu público-alvo e aumentar o seu engajamento com a marca. Nesse sentido, muitas organizações estão adotando a gamificação em suas ações de comunicação e marketing, oferecendo uma experiência mais interativa e imersiva para os futuros clientes ao usar os elementos de jogos de forma estratégica.
A gamificação é uma estratégia adotada por empresas de todos os segmentos e regiões do globo: Microsoft; Starbucks; Nike; Vivo são alguns exemplos. Mas, mesmo negócios de pequeno porte podem adotar essa ferramenta, inclusive nas redes sociais. A empresa de confecção e varejo de artigos esportivos SportAção fez em 2020 a “Campanha Mini Craque” como parte de sua comemoração de 35 anos e em homenagem ao Dia das Crianças. O objetivo da ação era promover a marca no Instagram, aumentar o número de seguidores e gerar conteúdos relacionados a futebol e a companhia, além de terem a expectativa de aumentar a interação com a comunidade e impactar positivamente os resultados financeiros.
– Storytelling: uma boa história é capaz de atrair e reter a atenção do público-alvo na ação. – Objetivo/missão: todo jogo propõe um objetivo ou missão a ser cumprida pelo protagonista. – Pontuação: essa técnica é uma das mais comuns para se estimular o senso competitivo dos participantes e, assim, engajá-los na atividade; – Ranking: outro método para se incentivar a competitividade e que pode ser usado para comparar o resultado do participante – Recompensas: oferecer algo a mais para quem finaliza o jogo
Leia na íntegra em nosso blog da Ludos Pro e saíba mais sobre a gamificação nas redes sociais