Integração de novos colaboradores: 7 dicas de como fazer

05 out 2023

Promover a integração de novos colaboradores é uma medida essencial para acolher e preparar os profissionais para assumir sua função e ter um relacionamento mais saudável com sua liderança, colegas e com a empresa em si. 

Porém, muitas organizações não realizam um onboarding eficiente e acabam perdendo a oportunidade de capacitar e engajar seus funcionários desde o seu primeiro contato com a companhia. Mas, com algumas dicas, é possível tornar essa ação mais produtiva e engajadora. 

Integração de novos colaboradores: 7 dicas de como fazer

Implementar um programa de integração de funcionários é uma ação fundamental para que os novatos comecem com o pé direito na empresa: eles se sentirão mais seguros, preparados e abraçados para assumir suas novas funções e rotina, reduzindo assim atritos, confusões e problemas evitáveis nesse processo. 

Não tenha dores de cabeça nessa etapa — confira 7 dicas para fazer uma integração de novos colaboradores eficiente e engajadora:

Dica 1 - Planejar o onboarding desde o recrutamento e seleção

A verdade é que o RH, lideranças e empresa devem se preocupar com a integração dos novos funcionários desde o seu primeiro contato com a organização, ou seja, desde o recrutamento e seleção. Durante esse processo, deve-se oferecer todas as informações necessárias para que o candidato tenha ciência das condições e oportunidades que a vaga e a organização oferecem, além de realizar toda a operação de forma transparente e respeitosa. 

Também é possível aproveitar esse momento para instruir o profissional sobre a rotina e a cultura organizacional, verificando se há alinhamento entre seus valores pessoais e os institucionais — algo que fará a diferença no dia a dia. 

Dica 2 - Resolver as burocracias o quanto antes

Após o aceite do profissional, o RH tem uma série de burocracias e processos que devem ser resolvidos para oficializar a contratação e preparar a empresa e a equipe para o início do novo colega. 

Agilizar essa etapa contribui para evitar problemas e tranquilizar o novo funcionário. Pode-se pedir que os dados e documentos sejam enviados pela internet ou celular e organizar a avaliação médica de forma a facilitar a vida do novo colaborador. 

Também é aconselhado deixar preparado o crachá e acessos (inclusive virtuais) do profissional para acolhê-lo desde o primeiro dia e evitar problemas ou passar a imagem de desorganização e falta de seriedade para o trabalhador. 

Dica 3 - Oferecer kit de boas vindas 

O primeiro dia é o momento perfeito para encantar o novo funcionário. Muitas empresas estão oferecendo kits de boas vindas como forma de valorizar e acolher o novato assim que ele chega na organização. 

Geralmente esse kit contém itens de papelaria, canecas, mimos e até mesmo camiseta, projetando uma atitude mais simpática e encorajadora aos novos funcionários. Essa é uma ação relativamente simples, mas que oferece um algo a mais para receber o recém-contratado. 

Dica 4 - Ensinamentos práticos

O onboarding pode contribuir bastante para preparar o novato a assumir suas funções ao instruí-lo sobre questões práticas e do seu cotidiano. Quais são as ferramentas que ele deverá usar para cumprir suas demandas? Quais são os maiores desafios da atividade? Quais processos e metodologias são adotados no departamento? E quais são as técnicas aplicadas com frequência? 

Além desses detalhes práticos, a integração também deve abordar outras questões do cotidiano da empresa e seu setor, como normas e políticas internas. Esse cuidado ajuda a orientar o novo colaborador sobre as regras que regem o dia a dia do seu trabalho.

Dica 5 - Sensibilização sobre a cultura organizacional

Mas não são apenas as questões práticas que devem ser abordadas no programa de integração. É importante sensibilizar o novo funcionário a respeito da cultura organizacional, trabalhado os valores internos para que transpareçam em sua postura cotidiana.

Enquanto o alinhamento à cultura é algo avaliado ao longo do recrutamento e seleção, é fundamental oferecer treinamentos constantes sobre esse tema para fixar e manter a identidade da empresa viva em cada profissional. 

Dica 6 - Equilíbrio dos conteúdos trabalhados

Apesar da integração de novos colaboradores ter que abordar uma grande quantidade de informações e orientações, é preciso equilibrar como elas serão apresentadas aos recém-contratados. 

Não dá para entregar um maço de papel ou fazer treinamentos expositivos por dias e achar que os novatos irão assimilar tudo ou que terão uma ótima experiência com a empresa: esse tipo de conduta só vai reduzir a efetividade da ação e gerar descontentamento dos funcionários logo no início da sua relação com a organização. 

Definir quais informações são prioridade e essenciais, organizando como será a abordagem desses conteúdos, é fundamental para conseguir equilibrar como elas serão expostas e assimiladas pelos trabalhadores. Isso permitirá a otimização do tempo de todos os envolvidos e dos treinamentos realizados.

Dica 7 - Investir em metodologias inovadoras

No mesmo sentido do item anterior, é importante adotar métodos diversificados para enriquecer as atividades do onboarding e aumentar o engajamento dos funcionários. 

Metodologias como a gamificação, por exemplo, oferecem uma experiência imersiva e interativa de aprendizagem, algo que irá facilitar a absorção e retenção das informações apresentadas na integração. 

Dessa forma, pode-se tornar as ações mais divertidas e eficientes, mantendo a atenção dos funcionários ao oferecer atividades que despertem sua motivação. 

Qual a melhor forma de socializar um novo funcionário?

Integrar um novo colaborador não é apenas oferecer treinamentos. Esse recém-contratado também precisa se sentir acolhido por seus colegas e liderança: por isso, é importante promover ações de socialização para que o novato conheça sua equipe e passe a criar um laço de confiança e respeito com ela. 

Nesse sentido, pode-se realizar atividades como almoços com o departamento ou time, happy hour, dinâmicas especiais, entre outras, que vão propiciar momentos informais de conversa, troca e relacionamento entre os profissionais.

Assim, o novato terá a oportunidade de conhecer melhor seus colegas e gestor em um ambiente mais descontraído e próximo, algo que vai ser fundamental para fidelizá-lo na empresa e aumentar a sinergia do time — o que vai impactar positivamente a produtividade e qualidade do trabalho de todos os profissionais e do grupo em geral. 

Mas, há outras metodologias que também podem ajudar a fortalecer esses laços no dia a dia da empresa: descubra como usar a gamificação para motivar o trabalho em equipe e incentive um relacionamento mais saudável e produtivo no seu departamento!

Qual a melhor forma de socializar um novo funcionário?

Pode-se realizar atividades como almoços com o departamento ou time, happy hour, dinâmicas especiais, entre outras, que vão propiciar momentos informais de conversa, troca e relacionamento entre os profissionais. Mas, há outras metodologias que também podem ajudar a fortalecer esses laços no dia a dia da empresa: descubra como usar a gamificação para motivar o trabalho em equipe.

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