Todo mundo que trabalha com marketing e comunicação sabe como é disputada a atenção do público.
Adotar essa metodologia pode ser uma grande sacada para diversas ações de marketing da empresa, do lançamento de um produto à fidelização de clientes.
Conheça agora 5 exemplos de gamificação no marketing e saiba como usar essa estratégia na sua empresa:
Usando uma fórmula simples, o usuário deveria encontrar o pretzel no meio dos tradicionais m&ms, a campanha gerou milhares de impressões e reações positivas nas redes sociais, ajudando a aumentar o “buzz”.
A gamificação também pode ajudar a aumentar o engajamento em eventos. Existe um caso especial feito na NBA (liga norte-americana de basquete): o jogo Steph IQ. Todas as vezes que o jogador Steph Curry marcava uma cesta de três pontos na partida, o aplicativo funcionava como um quiz sobre o esporte.
Uma das soluções lançadas foi o Nike Plus Unlocks, em 2018, uma campanha em que os usuários poderiam acumular pontos ao usar o app de exercícios. Era possível mais tarde trocar a pontuação por recompensas com empresas parceiras, que iam de playlists e acesso à atividades de meditação, créditos em academias ou concorrer a tênis das coleções mais recentes da época.
Por meio do aplicativo, os estudantes realizam atividades gamificadas para disputar as bolsas de estudo disponibilizadas no programa. O interessado faz o download do aplicativo, cria um avatar e participa das atividades que são liberadas toda semana para acumular pontos.
O canal de TV AXN adotou a gamificação para promover o lançamento da série “Lincoln Rhyme”, inspirada no filme “O Colecionador de Ossos”. O game criado especialmente para esta ação de marketing era acessado através de um hotsite. O jogo tinha quatro fases e em cada uma delas, o jogador era levado para cenários diferentes da cena de um crime. O objetivo era decodificar as pistas, solucionar o crime e ajudar a capturar o serial killer.