Ocorre quando os funcionários têm uma ótima imagem da empresa e da sua dinâmica interna. Neste caso, eles estão motivados, engajados e satisfeitos com o trabalho, seus colegas, lideranças e organização, e esse bom ânimo impacta positivamente na sua produtividade e qualidade do serviço.
Quando os colaboradores têm uma percepção mais neutra da empresa, ou seja, não estão nem tão satisfeitos e nem insatisfeitos, o clima interno está em estado mediano. Assim, eles não se dedicam tanto quanto poderiam ao trabalho, mas também cumprem suas funções adequadamente.
Um alerta vermelho deve soar quando o clima interno está neste estado. Os funcionários estão desmotivados, insatisfeitos, pouco produtivos e a qualidade de seu serviço cai — e, no fim de tudo, os talentos podem acabar indo embora, aumentando a rotatividade de pessoal no setor.
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta eficiente para fazer essa tarefa. Ela busca compreender a percepção dos funcionários a respeito do ambiente interno, por meio de entrevistas e questionários individuais.