Como criar uma cultura de aprendizagem contínua na empresa

Seta

O que é Aprendizagem Contínua?

A aprendizagem é algo para a vida toda: qualquer pessoa pode aprender coisas novas e evoluir em diferentes campos de sua vida, seja para alcançar objetivos individuais ou por sua carreira. Ainda mais na atualidade, é preciso que os profissionais busquem aprimoramento constante para se destacarem no mercado diante de tanta concorrência — mas essa questão não é algo que interessa apenas aos trabalhadores.

Como criar uma cultura de aprendizagem contínua

Investir em uma cultura de aprendizagem contínua não significa apenas desenvolver treinamentos com uma determinada frequência: esse tipo de ação gera sim impactos positivos na empresa, mas, tratar essa estratégia como algo pontual é uma posição que não consegue explorar todo o potencial (e, consequentemente, os resultados) que a educação corporativa pode oferecer.

Nesse sentido, abraçar a aprendizagem contínua na cultura da organização é uma ótima forma de aproveitar o melhor desse conceito e fortalecer os talentos internos. Mais do que palestras ou treinamentos pontuais, a proposta deve estar na mentalidade, comportamento e comprometimento de cada funcionário, liderança e direção. E, para isso se concretizar no dia a dia, algumas estratégias são fundamentais: Crie um mindset aberto Ninguém consegue atingir um aprimoramento se estiver com uma mente fechada, evitando e até rejeitando mudanças. Não há treinamento ou esforço externos que consigam passar completamente por cima dessa barreira interna. Ensine pessoas a darem feedbacks Uma pessoa não pode aprimorar seus comportamentos e conhecimentos se ela nem sabe o que precisa ser melhorado. Por isso, um feedback realizado com honestidade e sensibilidade pode ajudar alguém a identificar seus pontos positivos e negativos, além de orientá-la a como resolver suas lacunas e aproveitar o que sabe fazer de melhor.