Valuation é o termo utilizado para “avaliação de empresa”. Ele representa a percepção dos investidores e clientes com relação ao negócio, o julgamento da posição dela no mercado e o ROI da organização. É um processo que usa diferentes indicadores, cálculos matemáticos e outros elementos subjetivos.
O que você vai ver neste artigo:
- O que significa o valuation?
- Quais são os tipos de valuation?
- Para que serve a valuation?
- Três componentes principais para uma análise de fluxo de caixa descontado
- Por que é importante fazer o Valuation da sua organização?
- Em quais situações é indicado calcular o valuation?
- Exemplos de valuation
- Quais os benefícios de saber o valor real da empresa?
- Como calcular o valuation de uma empresa?
- Como calcular o valuation através do FDC
Valuation é o processo de avaliar o valor da empresa. Através do cálculo valuation é possível estimar quanto uma organização custa ou o preço mais provável de sua venda naquele período específico. O resultado vem da percepção do mercado e das decisões até então tomadas pelo CEO da empresa.
Calcular valuation é uma dúvida recorrente aos empreendedores que estão no processo de compra e venda de negócios, pois envolve uma série de características consideradas não mensuráveis, tornando a ação complicada.
Mas este artigo tem exatamente o objetivo de explicar detalhadamente o que está por trás do “valuation” e como ele pode ser identificável por meio de 4 etapas simples, trazendo o passo a passo de cada cálculo para que você saiba de uma vez por todas como definir o montante de sua empresa.
O que significa o valuation?
Definir o valuation é uma etapa fundamental no processo de venda de uma empresa, isso porque, atribuir um valor muito alto - acima do preço de mercado - pode resultar em nenhum interesse pelo negócio.
Por outro lado, se o preço for inferior, o empresário pode não maximizar seus ganhos e, consequentemente, perder dinheiro. Ter um método de cálculo para este momento, mesmo que simples, é importante para que a quantia estabelecida esteja favorável tanto para quem compra quanto para quem vende.
Mas o propósito de saber como calcular o valuation de uma empresa não se resume em estimar um preço para a venda, ele também pode ser feito com o objetivo de investigar quanto ela está valendo no mercado de ações, no intuito de adquirir empresas com um preço abaixo de seu valor, sendo, portanto, uma ação fundamental não só quando há interesse de venda da organização.
Isso porque o valuation não se resume a uma fórmula matemática, mas em uma metodologia que relaciona vários fatores subjetivos e que variam conforme cada investidor, significando que, apesar de sua relevância, calcular o valuation de uma empresa não deve ser a única ação e, muito menos, o único critério utilizado pelo empreendedor que esteja considerando sua compra ou venda, é preciso mesclar diferentes alternativas de análise.
Quais são os tipos de valuation?
Existem vários tipos de valuation utilizados para avaliar o valor de uma empresa. Os principais métodos são:
Valuation por Fluxo de Caixa Descontado (DCF): Estima o valor presente dos fluxos de caixa futuros descontados por uma taxa de risco. É ideal para empresas com fluxos de caixa previsíveis.
Valuation por Múltiplos: Compara a empresa com outras similares usando múltiplos como P/E e EV/EBITDA. É simples e rápido, mas pode não capturar todas as diferenças entre empresas.
Valuation por Valor Patrimonial: Avalia a empresa com base no valor de seus ativos líquidos ajustados pelo valor de mercado. Ideal para setores de capital intensivo ou em liquidação.
Valuation por Precedentes de Transação: Compara a empresa com transações anteriores de empresas semelhantes. Reflete preços de mercado reais, mas dados podem ser difíceis de obter.
Valuation por Opções Reais: Usa a teoria das opções para avaliar decisões estratégicas e oportunidades futuras. Considera a flexibilidade gerencial, mas é complexo.
Valuation Contingente: Avalia a empresa com base em cenários futuros usando métodos estocásticos como análise de Monte Carlo. Captura incertezas e variabilidades, mas é complexo.
Valuation de Mercado: Baseia-se no preço de mercado das ações da empresa. Reflete a percepção atual do mercado, mas pode ser influenciado por fatores externos e especulativos.
Para que serve a valuation?
A valuation serve para determinar o valor econômico de uma empresa ou ativo. Suas principais aplicações incluem:
1. Fusões e Aquisições: Avaliar o valor justo de compra ou venda de uma empresa.
2. Captação de Recursos: Definir o valor da empresa para atrair investimentos de acionistas ou financiadores.
3. Planejamento Estratégico: Auxiliar na tomada de decisões sobre crescimento, investimento e desinvestimento.
Três componentes principais para uma análise de fluxo de caixa descontado
Uma empresa só vale tanto quanto seus ativos e sua capacidade de gerar lucro. No entanto, existem outros fatores que podem contribuir para o valor real dela. Isso inclui a marca, a reputação e a base de clientes da empresa. O valor real de uma empresa é muitas vezes maior do que sua capitalização de mercado, que é simplesmente o valor de suas ações. Isso porque o valor real leva em consideração esses outros fatores que contribuem para o valor geral da empresa.
Valuation é o processo de determinar o valor atual de um ativo ou empresa. Existem muitos métodos de avaliação, mas o mais comum é usar índices financeiros, ou dados de mercado, para estimar o valor. O método mais adequado dependerá do tipo de ativo que está sendo avaliado e da finalidade da avaliação.
As avaliações geralmente são realizadas por avaliadores ou analistas profissionais, mas também podem ser feitas por indivíduos sem treinamento formal. Ao avaliar uma empresa ou negócio, é importante considerar todos os fatores relevantes, como localização, idade e condição. O valor de um ativo pode mudar ao longo do tempo, por isso é importante acompanhar as tendências do mercado.
Nos negócios, o valor de uma empresa é determinado por sua capacidade de gerar fluxo de caixa futuro. Existem vários métodos de cálculo de avaliação, mas o método mais comum é usar a análise de fluxo de caixa descontado. Essa abordagem desconta os fluxos de caixa futuros de volta aos dias atuais a uma taxa apropriada, que considera o valor do dinheiro no tempo e o risco da empresa. O resultado é uma estimativa do valor atual da empresa.
Existem três componentes principais para uma análise de fluxo de caixa descontado:
- a taxa de desconto;
- o valor terminal e
- os fluxos de caixa livres.
A taxa de desconto é a taxa de juros usada para descontar os fluxos de caixa futuros de volta ao valor presente. O valor terminal é o valor estimado de todos os fluxos de caixa além do período de previsão. E, finalmente, os fluxos de caixa livres são estimativas dos fluxos de caixa futuros de uma empresa que estão disponíveis para distribuição aos acionistas.
Por que é importante fazer o Valuation da sua organização?
A avaliação é importante porque ajuda os investidores a tomar decisões sobre comprar, vender ou manter um investimento. Também pode ser usado para ajudar a definir um preço justo para um bem ou serviço. Por exemplo, se uma empresa está pensando em vender seu negócio, ela precisará determinar quanto vale o negócio antes de definir um preço pedido.
O método mais comum de avaliação é usar o preço de mercado, que é o preço que um comprador e um vendedor dispostos concordaram. Outros métodos incluem o uso do valor contábil do ativo ou seu custo de reposição.
Em quais situações é indicado calcular o valuation?
A avaliação pode ser usada para muitas finalidades, incluindo a definição de preços de ativos, como negócios e empresas, estimativa do valor de uma empresa para fins de venda ou investimento e determinação da remuneração dos funcionários.
Há muitas razões pelas quais alguém pode querer calcular a avaliação de um ativo ou empresa. Por exemplo, se alguém está pensando em comprar uma empresa, vai querer saber seu valor para poder decidir se é ou não um bom investimento.
As avaliações também podem ser usadas para fins de planejamento tributário, para ajudar a avaliar quanto imposto alguém deverá pagar sobre seus ativos. Existem muitos métodos diferentes que podem ser usados para calcular o valuation, e o método correto a ser usado dependerá do ativo ou empresa específico que está sendo avaliado e do objetivo da avaliação.
Exemplos de valuation
Existem muitos métodos diferentes para calcular a avaliação de uma empresa, e o método mais adequado depende do tipo de empresa que está sendo avaliada. Aqui estão alguns exemplos de como as empresas podem ser avaliadas:
- A abordagem de mercado avalia uma empresa com base em seu preço de mercado, que é o preço pelo qual empresas similares foram recentemente compradas ou vendidas.
- A abordagem de renda avalia uma empresa com base em seu potencial de ganhos futuros. Essa abordagem analisa fatores como desempenho financeiro histórico, projeções de crescimento e tendências do setor.
- A abordagem baseada em ativos avalia uma empresa com base no valor de seus ativos menos seus passivos. Esse método é frequentemente usado para avaliar empresas que possuem ativos físicos significativos, como corporações de manufatura.
Quais os benefícios de saber o valor real da empresa?
Uma parte importante de ser um empresário responsável é conhecer o valor real da sua empresa. Isso significa entender o valor da sua empresa em termos de ativos, passivos e fluxo de caixa.
Existem vários benefícios em conhecer o real valor da sua empresa. Primeiro, ele pode ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre como expandir seus negócios. Em segundo lugar pode dar-lhe uma melhor compreensão da sua situação financeira e ajudá-lo a tomar decisões mais informadas sobre como pedir dinheiro emprestado ou investir em novos projetos. Finalmente, se você precisar vender seu negócio, ter uma compreensão clara de seu valor o ajudará a obter o melhor preço possível.
Na economia de hoje, é mais importante do que nunca conhecer o valor real da sua empresa. Aqui estão três razões para isso:
- Pode ajudá-lo a tomar decisões mais inteligentes sobre onde investir seus recursos.
- Pode ajudá-lo a negociar melhores acordos com parceiros e fornecedores.
- Pode ajudá-lo a construir um modelo de negócios mais sustentável.
Conhecer o real valor da sua empresa é parte essencial de ser um empresário responsável. Ele pode ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre crescimento, empréstimos e vendas.
Em outras palavras, é fundamental que os empresários e empreendedores conheçam o real valor de sua empresa. Esse conhecimento pode ajudá-los a tomar decisões importantes sobre seus negócios, como quando vender ou como financiar o crescimento.
Sabemos que os benefícios são incalculáveis, trouxemos aqui apenas alguns exemplos de benefícios para o seu negócio.
Como calcular o valuation de uma empresa?
Há diversas técnicas de avaliação que podem ser utilizadas para presumir o valuation de uma empresa, a que vamos compartilhar aqui é a mais conhecida e utilizada: o Fluxo de Caixa Descontado - FDC.
Fluxo de Caixa Descontado - FDC
A avaliação pelo Fluxo de Caixa Descontado serve para definir o valor intrínseco da empresa em relação às projeções de lucro futuras, ou seja, trata sobre a capacidade da corporação em gerar riquezas no futuro. Ele é definido mediante os investimentos realizados em seus ativos operacionais, o seu custo de capital e os riscos do empreendimento.
De forma mais simples, é possível dizer que ao fazer a avaliação de fluxo de caixa descontado, você utiliza o princípio clássico da matemática financeira de que o dinheiro de hoje é superior ao de amanhã.
Nessa perspectiva, o fluxo de caixa positivo diminui ao longo do tempo, de modo que o DFC utiliza um cálculo que abate esse superávit cada vez mais, conforme o tempo passa. Normalmente essa projeção é analisada pelos próximos 5 anos, podendo ser projetada por um tempo maior, no máximo 10 anos.
Como calcular o valuation através do FDC
Para chegar ao valuation de sua empresa através do cálculo FDC, você precisa se atentar às várias etapas que ele requer.
Calcule o fluxo de caixa histórico
A primeira etapa consiste em calcular o fluxo de caixa histórico, em outras palavras, a entrada (receitas) e a saída de dinheiro da empresa (despesas), o quanto se paga de impostos e o valor que se investe, obtendo o resultado final de lucro ou prejuízo durante o ano.
Projete o fluxo de caixa
Em seguida, é necessário analisar o histórico do fluxo de caixa, definir premissas (as regras usadas para prever os resultados financeiros vindouros) e, ainda, projetar as finanças futuras para um determinado período de tempo, no mínimo 5 anos e no máximo 10 anos.
Com relação às premissas, é fundamental observar: se as despesas aumentaram, aproximadamente 5% ao ano, use esses resultados, agora se elas caíram 2% ao ano, em média, então utilize esses números.
É possível que nesse momento você se depare com cenários esporádicos e incomuns, como uma multa ou um gasto com despesas pessoais, situações que não fazem parte da operação recorrente da corporação e, portanto, não devem ser consideradas no momento em que for projetar o fluxo de caixa.
Calcular a taxa de desconto
A taxa de desconto trata sobre o fluxo de caixa presente, considerando os riscos das atividades e outras oportunidades de investimento. Pense no seguinte cenário: o empreendedor possui um retorno de 14% no ano por meio do Tesouro Direto, essa é uma aplicação extremamente segura, então por qual motivo ele iria arriscar seu recurso monetário em uma corporação que possui um rendimento inferior a isso?
Neste caso, a taxa de desconto da empresa precisa ser maior que 14% para valer o investimento.
Mensurar o valor do Fluxo de Caixa Projetado
Mensurar o valor do Fluxo de Caixa Projetado é a última etapa para definir o valor de sua empresa através do FCD. A fórmula básica para descontar ou trazer o valor presente é: Valor Presente Líquido (=VPL).
Como são feitos os cálculos?
O cálculo é o seguinte:
CFi = Fluxo de Caixa gerado no período i, estimado dos períodos 1 a T;
Kc = Taxa de Desconto (WACC);
g = Taxa de crescimento no longo prazo;
EV = Enterprise Value ou Valor da Empresa; e
TV = Valor Terminal ou Valor Residual;
Se você seguir corretamente todos os passos anteriores, então terá o resultado final, o valuation da sua empresa.
Calcular o valuation não é o único indicativo que você pode mensurar em sua empresa, há diversas formas e cálculos específicos, como o cálculo de turnover (para identificar a rotatividade), o ROI em treinamento para saber se seus treinamentos tem trazido o resultado que almeja e é possível também contar com um cálculo que mede o sucesso de sua empresa, é o que chamam de Break even.
Quer saber mais sobre? Confira o artigo: Break even: saiba como calcular o sucesso da sua empresa.
Perguntas Frequentes:
Há diversas técnicas de avaliação que podem ser utilizadas para presumir o valuation de uma empresa, a que vamos compartilhar aqui é a mais conhecida e utilizada: o Fluxo de Caixa Descontado - FDC.
Valuation é uma etapa fundamental no processo de venda de uma empresa, isso porque, atribuir um valor muito alto - acima do preço de mercado - pode resultar em nenhum interesse pelo negócio.