O EAD é uma ótima solução para as empresas otimizarem seus treinamentos. O modelo expositivo presencial nem sempre consegue os resultados desejados e investir em metodologias tecnológicas pode ser a saída para aprimorar a capacitação dos colaboradores e melhorar seu desempenho.
Confira nesse artigo como o EAD para empresas pode otimizar sua educação corporativa!
EAD para Empresas
O ensino a distância tomou proporções no Brasil que nem mesmo os mais entusiastas da metodologia esperavam. O modelo alcançou desde cursos livres até mesmo programas de graduação e pós, trazendo os benefícios dessa ferramenta para as mais diversas realidades. No caso das empresas, o EAD começou a ser adotado nos treinamentos corporativos, tornando-os mais eficientes e resultando em menos gastos.
O modelo de educação presencial e puramente expositivo, apesar de seus inegáveis benefícios, apresenta limitações, especialmente nos tempos atuais em que a capacidade de concentração das pessoas está diminuindo cada vez mais. O EAD surge então como uma solução para essas questões, inclusive no treinamento corporativo.
E são várias as vantagens de se adotar o EAD para empresas na educação empresarial:
Flexibilização do tempo de estudo
Enquanto para o ensino presencial acontecer é fundamental reservar um espaço e tempo determinados para que os funcionários participem do treinamento, no EAD esse estudo pode ser feito na hora em que o colaborador quiser e lhe for conveniente - até mesmo usando seus dispositivos móveis, como o celular, para aprender.
Quantas pessoas aproveitam momentos vagos, como o intervalo, volta para casa em um transporte público, fila de algum estabelecimento ou alguns minutinhos antes de dormir para acessar os conteúdos educativos e se aprimorar? No EAD o estudante respeita seu ritmo e organiza suas responsabilidades para encaixar a hora de estudo na sua rotina.
Assim, não é necessário que ele interrompa sua produção, especialmente em momentos cruciais, para participar do treinamento. E sim aproveitar os momentos de menor demanda para se aperfeiçoar.
Conteúdo sempre acessível
Essa facilidade permite com que o colaborador possa tirar dúvidas e reforçar seus conhecimentos a qualquer momento. Caso ele esqueça um tema específico, em alguns cliques ele pode encontrar a aula dedicada ao assunto, avançar o vídeo ou vascular o arquivo de apoio para sanar sua necessidade.
No caso do treinamento tradicional, o profissional deve verificar suas anotações - que nem sempre cobrem toda explicação -, os materiais que ocupam espaço físico ou interromper seus colegas para tirar suas dúvidas, caso não se tenha contato fácil com o instrutor.
Essa disponibilidade também ajuda a otimizar o tempo dos colaboradores, porque não precisam acompanhar a aula/explicação de algum tema que já dominam, como pode acontecer com o treinamento convencional. Basta ir direto aos conhecimentos que o profissional necessita aprender, pulando as informações que já foram bem assimiladas.
Diversos formatos de conteúdo
O EAD costuma usar conteúdos nos mais variados formatos e possibilidades de interação: videoaulas; textos; infográficos; fotos; questionários; fóruns; chats; gamificação - essa diversidade ajuda os colaboradores que aprendem melhor com determinados estímulos em detrimento de outros.
Nem todo mundo consegue aprender com o modelo expositivo, que geralmente necessita de uma postura mais passiva dos estudantes. Todos esses estímulos variados só tem a contribuir para o processo de aprendizagem, especialmente tornando-o menos monótono e mais engajador. Afinal, com a redução da capacidade de concentração das pessoas, imagine a motivação de passar um bom período de tempo sentado em uma cadeira, escutando um instrutor falando sem parar?
Interface amigável
A tecnologia faz parte do nosso dia a dia de uma forma inegável - e cada vez mais as fronteiras entre o off e online estarão obsoletas. Isso significa que usar esses recursos tecnológicos será básico em tantas áreas, inclusive para a educação.
Adotar estratégias como o EAD será - e já é - o normal para as empresas e instituições de ensino, pois cada vez mais os estudantes vão esperar esse modelo que incorpore a tecnologia em seu cotidiano. Sendo assim, a metodologia tem bastante aceitação pelo público, especialmente mais jovem, como a geração Y e Z.
No caso das pessoas que ainda não dominam a linguagem digital, existem estratégias como o ensino híbrido para acostumá-los a esse modelo de forma mais amigável.
Redução de custos
Assim como os horários de estudo são flexibilizados, o fato de não se prender a um espaço físico e agenda fixa ajuda a empresa a reduzir gastos. Não é preciso alugar um local, nem se preocupar com organizar os horários e nem que meio de transporte usar para deslocar os colaboradores ao treinamento. Também não é preciso interromper ou atrasar a produção para dispensar os participantes para as atividades.
No EAD para empresas, basta oferecer as plataformas e até materiais gratuitos, criar processos para avaliar a efetividade da ação e motivar os colaboradores a participar dos treinamentos. Desta forma reduze-se custos, esforços e tempo de todos os envolvidos.
E se a empresa for grande e contar com várias unidades, usa-se a mesma plataforma e conteúdos para cada uma, unificando os treinamentos e reduzindo os custos para cada filial.
Acompanhamento das atividades
A vida do RH é facilitada com o uso de plataformas digitais em seus processos. As soluções em EAD costumam disponibilizar relatórios do desempenho dos colaboradores nas atividades, ajudando os profissionais a verem quem realmente está aderindo a ação, quem está com dificuldades e quais temas estão sendo bem assimilados ou precisam ser aprimorados.
Esses dados são mostrados com velocidade e praticidade, ajudando o RH a ter métricas confiáveis para pautar suas ações a fim de melhorar o treinamento e o resultado dos colaboradores.
Combinar com outras estratégias
O EAD é um modelo flexível de aprendizagem, não somente considerando o lado dos estudantes. Várias estratégias podem ser adotadas em paralelo ao ensino a distância, aumentando ainda mais os seus resultados.
É possível incorporar o modelo do microlearning para otimizar ainda mais o tempo dos colaboradores. Ou então ações como o project based learning, oferecendo um lado mais prático e ativo de aprendizagem, reforçando os conhecimentos teóricos adquiridos.
A gamificação também é uma estratégia que combina bem com o EAD para empresas, usando elementos comuns aos jogos para motivar as pessoas a realizarem determinadas tarefas, como completar os treinamentos corporativos, por exemplo.
Assim, outras metodologias podem ser adotadas em conjunto, otimizando ainda mais os treinamentos da empresa.
Esses são os benefícios de se adotar o EAD na sua organização. Precisa de mais insights para melhorar os treinamentos? Confira gratuitamente o nosso e-book Transformação Digital na Educação Corporativa e use a tecnologia a seu favor!