No ambiente corporativo, a palavra assiduidade é muito utilizada no setor de RH. Corresponde ao nível de comprometimento e engajamento que os profissionais têm com uma pessoa. Quanto mais assíduos, mais são dedicados, pontuais, esforçados e prezam pela qualidade do trabalho que entregam.
O que você vai ver neste artigo:
- O que é ser um profissional assíduo?
- A assiduidade é o mesmo que pontualidade?
- O que a CLT diz sobre o adicional de assiduidade?
- Por que é importante fomentar a assiduidade dos colaboradores?
- Quais são as vantagens de ter um colaborador assíduo?
- Como fomentar a assiduidade dos colaboradores?
- Como reverter o absenteísmo em assiduidade dos funcionários?
- Como calcular a assiduidade dos funcionários?
Com a crescente competitividade no mercado, empresas com colaboradores engajados de forma assídua, se destacam de seus concorrentes porque dispõem de uma equipe de alta performance, uma das características chave para gerar autoridade e, consequentemente, garantir valorização da marca para com os clientes e para com o mercado em geral.
Venha explorar mais sobre como se dá a assiduidade dos colaboradores no ambiente de trabalho e ainda descobrir práticas diárias que você pode trabalhar a fim de conquistar a melhor equipe, de modo que ela seja seu diferencial no mercado.
O que é ser um profissional assíduo?
Assiduidade é um termo que vem do latim e significa consistência, constância e frequência. Isso significa que, uma pessoa assídua realiza suas tarefas e obtém um desempenho confiável e consistente ao cumpri-las.
No trabalho, um colaborador assíduo é aquele que está sempre motivado em frequentar o ambiente de trabalho e comprometido com suas responsabilidades, pois ele vê como uma oportunidade para colocar em prática suas habilidades e competências e crescer, tanto em termos profissionais como pessoais.
É comum relacionar um profissional assíduo com aquele indivíduo que é sempre pontual, mas não necessariamente uma pessoa que dispõe de assiduidade no trabalho é de fato pontual.
Mas os dois termos andam juntos, visto que quando o colaborador veste a camisa de dono, ele passa a dispor de uma atitude semelhante, sendo, por exemplo, pontual em seus compromissos para com a empresa.
Neste sentido, a pontualidade pode ser vista como parte da assiduidade, característica de um colaborador que sabe a importância e valoriza os compromissos que assumiu.
A assiduidade é o mesmo que pontualidade?
É comum os termos “assiduidade” e “pontualidade” serem utilizados como sinônimo no ambiente corporativo. E, apesar de parecidos, existe uma diferença entre eles. Enquanto a assiduidade diz respeito ao indivíduo sempre se mostrar presente nos compromissos, a pontualidade se refere ao fato dele ser pontual.
Se toda quarta-feira você tem uma reunião às 10 horas com o João, por exemplo, e ele sempre está presente neste horário, ele pode ser considerado uma pessoa pontual. O mesmo acontece se João respeitar o prazo de entrega determinado às suas tarefas.
Apesar de os dois termos se referirem ao comprometimento do profissional, não necessariamente o sujeito assíduo pode ser caracterizado como pontual, ou vice versa. Isso porque um sujeito pode ser assíduo sem ser pontual. Isso aconteceria se o João do exemplo estivesse presente nas reuniões, mas sempre atrasasse a entrega de um projeto.
Logo, nem todo atraso deve ser visto como um problema. Só quando existir assiduidade, ou seja, reincidência.
O que a CLT diz sobre o adicional de assiduidade?
Profissionais contratados no regime CLT têm por direito uma série de vantagens:
- Comissões;
- Horas Extras;
- Adicionais;
- Gratificações;
- Entre outros.
Mas quando se trata do adicional de assiduidade, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) não o trata como um adicional obrigatório.
Para contextualização, o adicional de assiduidade é um incentivo adotado por empresas ou categorias de trabalho que contém altos índices de faltas. O prêmio está relacionado às questões de ordem pessoal, podendo ser uma espécie de salário, por exemplo.
Cada empresa possui suas próprias regras de bonificação, algumas optam por ela ser mensal, semestral ou anual. Outras, ao invés de promover algo individual, criam uma gratificação em equipe, beneficiando o grupo com menor índice de atrasos e faltas.
Apesar de não ser obrigatório, o adicional assiduidade é considerado uma gratificação e, portanto, entra nas mesmas regras e orientações desse contexto, sendo crucial respeitar o Art. 457 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43 e seus incisos, que falam a respeito de prêmios e gratificações.
Por que é importante fomentar a assiduidade dos colaboradores?
A assiduidade é uma característica interligada diretamente ao profissionalismo de um colaborador, pois diz respeito a consistência de resultados, confiança, responsabilidade e, até mesmo, de pontualidade.
Se uma empresa é composta por capital humano, isso significa que ela depende de seus colaboradores para funcionar. E não há corporação que consiga prosperar em seus negócios sem que seus colaboradores apresentem as características que profissionais assíduos dispõem.
Portanto, a assiduidade dos colaboradores no trabalho permite que:
- as atividades sejam desempenhadas;
- haja aumento de responsabilidade;
- evita a estagnação de carreira;
- haja a motivação dos funcionários;
- e haja aumento de confiança entre gestores e os demais profissionais;
Por aqui, você já viu o quer dizer a palavra assiduidade e porque é necessário promover esse recurso no ambiente empresarial.
A partir de agora, você vai conferir quais são os benefícios que essa prática pode gerar na empresa, dicas práticas para fomentar a assiduidade e, inclusive, vai descobrir uma métrica que conta como está o índice na sua empresa.
Quais são as vantagens de ter um colaborador assíduo?
As empresas que buscam promover a assiduidade, elas colhem diversos benefícios. Alguns deles são:
- Melhora na produtividade dos profissionais;
- Crescimento profissional;
- Melhora na imagem da marca;
- Maturidade;
- Reconhecimento profissional;
- Melhora no clima organizacional;
- Mais resultados.
Como fomentar a assiduidade dos colaboradores?
Antes de colocar qualquer plano para fomentar a assiduidade dos colaboradores em ação, se faz necessário conhecer o comportamento dos funcionários e mapear circunstâncias e possíveis problemáticas relacionadas à essa questão.
É possível ter uma compreensão melhor sobre como anda o nível de assiduidade dos colaboradores, calculando e monitorando a taxa de absenteísmo. Mas lembre-se, essa é apenas uma das alternativas disponíveis para mensurar a situação de sua corporação.
A partir do resultado, você saberá se enfrenta grandes problemas com faltas ou atrasos de colaboradores, o que significa que a assiduidade precisa ser trabalhada na sua empresa. Com os resultados em mãos, você terá ideia de quais ações poderá tomar para sanar essa possível problemática.
Mas aqui vão algumas dicas de como estimular a assiduidade dos colaboradores no trabalho.
Trabalhe o clima organizacional da sua empresa
Uma das primeiras práticas que você pode adotar na sua empresa para fomentar a assiduidade, é trabalhar o clima organizacional, que precisa ser agradável a todos.
Como o colaborador se sente, influencia em todos os aspectos do seu trabalho. Se ele está satisfeito e confortável naquele ambiente, consequentemente será mais produtivo, irá se empenhar para sempre chegar no horário e se dedicará ao máximo às suas atividades.
Desenvolva um plano de carreira para os funcionários
Como dito anteriormente, é essencial conhecer os talentos que estão na sua empresa para então implementar iniciativas que ajudem na assiduidade. Desenvolver um plano de carreira só é uma estratégia efetiva quando a empresa sabe como são seus talentos.
No geral, desenvolver um plano de carreira significa elaborar estratégias para que os funcionários da sua empresa cresçam profissionalmente. Ou seja, você vai avaliar quais competências e habilidades são relevantes para aquele colaborador adquirir ou aperfeiçoar para assumir novas responsabilidades ou até mesmo outros cargos ou níveis.
Dê feedbacks
Feedback é o processo de comunicação que acontece entre duas ou mais pessoas, no qual uma delas é avaliada pelos demais. A percepção pode ser tanto positiva como negativa e pode contemplar vários aspectos da pessoa, suas ações, seus comportamentos, as tarefas que realiza, entre outros.
Essa prática é bastante efetiva no desenvolvimento da assiduidade de um colaborador porque através dela, o profissional passa a ver pontos de melhorias que podem ser trabalhados a fim de se tornar um funcionário de alta performance e, consequentemente, ser ainda mais reconhecido pela empresa.
Reconheça seus colaboradores
Os colaboradores da sua empresa só terão interesse em ser assíduos se ela reconhecer seus esforços e evidenciar que eles são parte importante na construção e no crescimento do negócio.
O reconhecimento, além de aumentar a assiduidade, também é um amenizador de estresse e desmotivação.
Defina metas para os profissionais
Criar metas e objetivos para os funcionários da sua empresa é uma maneira de fomentar a assiduidade porque traz clareza aos colaboradores sobre as atividades que eles precisam cumprir, e como sua parte é importante para que as metas de fato sejam alcançadas.
Crie benefícios
Uma das maneiras para fomentar a assiduidade dos colaboradores no trabalho, é criando o chamado adicional de assiduidade, que, em resumo, é uma bonificação para os funcionários que apresentam comprometimento em suas atividades e baixos níveis de falta ou atraso, mas vale lembrar que essa é apenas uma alternativa, há também, por exemplo, o treinamento comportamental.
Este valor a mais no salário fica a critério da empresa, há algumas que, por exemplo, utilizam um sistema de pontuação pela quantidade de faltas semestrais. Os profissionais que alcançam 90% da assiduidade recebem um prêmio de R$100 e conforme essa porcentagem vai aumentando, o valor também sobe. Outras empresas convertem em prêmios, como viagens, aparelhos eletrônicos, almoços e mais.
Apesar de compartilhar essas dicas, é importante lembrar que qualquer atitude da empresa que busca valorizar o trabalho do seu colaborador, é capaz de fomentar a assiduidade dos colaboradores. Afinal essas práticas são capazes de aumentar a autoestima, a motivação e o engajamento, e, assim, reduzir o absenteísmo.
Como reverter o absenteísmo em assiduidade dos funcionários?
O absenteísmo é um indicador usado para mensurar a ausência dos colaboradores durante o horário de trabalho. Como comentado aqui, existe uma tolerância com relação à taxa de absenteísmo, porque não é certo considerar faltas pontuais, já que não contempla todos, mas parte.
O Setor de Recursos Humanos é responsável por analisar se essa porcentagem está ou não no nível tolerável. Se ao examinar e entender que o número está acima da margem, quer dizer que a empresa está com problemas.
Em outras palavras, é um indício que os colaboradores estão insatisfeitos com a organização. E a empresa precisa tomar algumas medidas para reverter o absenteísmo em assiduidade.
Antes de qualquer coisa, é uma boa opção desenvolver um questionário anônimo e aplicar com todos os colaboradores. Por não precisar se identificar, eles terão liberdade de apontar possíveis problemas que estejam influenciando no absenteísmo.
Ao fazer esse levantamento muitas empresas se deparam com as respostas de que:
- há pouca infraestrutura;
- falta de investimento nos colaboradores;
- líderes autocráticos e controladores;
- problemas com o clima organizacional;
- falha com o feedback;
- definição de metas inatingíveis.
Mas ao desenvolver um plano de solução, a empresa precisa ter em mente que as atividades devem ser centradas nos colaboradores. A própria bonificação de assiduidade pode ser uma alternativa para melhorar a taxa.
Como calcular a assiduidade dos funcionários?
Dispor de controle de ponto é uma das maneiras de calcular e acompanhar a assiduidade na corporação, porque ele possibilita que os profissionais de RH identifiquem o horário de entrada, saída e dos intervalos dos profissionais.
Estes dados juntamente com o de absenteísmo, ou seja, a quantidade de faltas e atrasos que o profissional apresentou em um determinado período são informações que não podem faltar quando o assunto é assiduidade dos colaboradores no trabalho.
Para chegar à taxa de absenteísmo, é preciso dispor dos seguintes dados:
- a quantidade de colaboradores;
- o tempo de jornada diária de cada profissional;
- o número de dias que devem ser trabalhados no mês;
- e a quantidade de faltas e o tempo de atraso dos colaboradores durante o período a ser analisado (convertido em horas).
Com essas informações em mãos, você irá selecionar o total de horas não trabalhadas, dividir pelo total de horas que eram para ter sido trabalhadas e, em seguida, multiplicar por 100.
Digamos que em sua empresa há 25 colaboradores e cada um deles deve trabalhar 8 horas por dia; no determinado mês a ser analisado, há 22 dias úteis, o que implica em 4.400 horas trabalhadas.
Através do espelho-ponto, seu RH identifica que destas horas, 158 horas não foram trabalhadas (inclui-se aqui as faltas e os atrasos), considerando este cenário, a taxa de absenteísmo, portanto, seria:
- 158/4.400 x 100 = 3,59%
Há diversas maneiras de fomentar a assiduidade dos colaboradores no trabalho, assim cada empresa precisa definir o que melhor irá funcionar para ela e para seus colaboradores.
Inclusive, outra maneira de trabalhar essa característica, é fazendo uma boa gestão comportamental dos profissionais. Se você quer entender melhor sobre o assunto, complemente sua leitura com esse artigo.
Perguntas Frequentes:
Assiduidade é um termo que vem do latim e significa consistência, constância e frequência. Isso significa que, uma pessoa assídua realiza suas tarefas e obtém um desempenho confiável e consistente ao cumpri-las.
Se uma empresa é composta por capital humano, isso significa que ela depende de seus colaboradores para funcionar. E não há corporação que consiga prosperar em seus negócios sem que seus colaboradores apresentem as características que profissionais assíduos dispõem.