Microlearning na educação é uma tendência que se destacou nos últimos anos, porque ela soluciona uma necessidade humana bastante forte nos dias atuais: a de desenvolver habilidades e competências, tanto voltadas para o âmbito profissional como pessoal, investindo um período de tempo relativamente curto.
O mundo muda o tempo todo e a cada mudança passa a exigir mais de nós. Isso significa que é preciso estar sempre se atualizando para corresponder com essas transformações se quiser continuar ativo, principalmente quando se trata de mercado de trabalho.
O que você vai ver neste artigo:
Se você regredir há alguns anos, poderá se lembrar do tempo em que ser um profissional diferenciado no mercado era dispor de um curso de datilografia. Pouco tempo depois surgiu a internet que mudou as regras do jogo. A democratização da informação que a internet possibilitou, fez com que novas questões fossem olhadas como diferenciais.
Como resultado disso, o mundo atual tem urgência, urgência para executar suas tarefas diárias, para aprender algo novo, para tudo. E quando se trata sobre aprendizado, o modelo microlearning é voltado para acompanhar esse ritmo acelerado.
Quer entender melhor sobre a metodologia Microlearning, qual o objetivo dela e os motivos que a tornaram uma tendência para o contexto educacional atual? Neste artigo você terá acesso ao conceito dessa ferramenta e, ainda, aos diversos motivos que a fazem ser um bom investimento para a sua organização. Ficou curioso? Basta continuar com a leitura para saber mais detalhes.
O que é microlearning?
A palavra microlearning vem do inglês e em uma tradução literal significa micro aprendizagem. Ela é considerada uma metodologia de ensino que tem como foco central compartilhar conhecimento em um curto espaço de tempo, geralmente de até 5 minutos. Através do microlearning é possível desenvolver conteúdos complexos e distribuí-los em pequenas partes, em forma de trilha de aprendizagem.
Além de dispor de aulas com curto período de tempo, o microlearning ainda tem como característica a linguagem simples, para que a assimilação do conteúdo seja um processo descomplicado.
Além disso, o microlearning tem como ferramenta de apoio recursos multimídias, como vídeos, infográficos e jogos que visam facilitar ainda mais o entendimento da temática que está sendo compartilhada.
Por ser um conteúdo que tem como foco compartilhar o conhecimento de forma rápida, normalmente o curso que usa como metodologia de microlearning é aplicado no ambiente on-line, em uma plataforma EAD. No ambiente corporativo, ele pode ser usado em diferentes contextos:
- Treinamentos corporativos;
- Onboarding de novos colaboradores;
- Recrutamento e seleção de profissionais;
- Desenvolvimento profissional;
- Programa de aprendizagem contínua;
Como aplicar o microlearning na educação
O microlearning é bem diferente do ensino tradicional, que o professor está acostumado na sala de aula. Ao invés de ter como ferramenta de apoio o quadro, trabalhar com esse método exige adotar tecnologias e ser mais direto na hora de compartilhar conhecimentos.
Vídeos, blogspot, jogos, podcasts, e-books e outros meios estão presente na rotina de uma educação microlearning, pois são ferramentas que auxiliam na transmissão curta e direcionada de conteúdo, o que é o objetivo do microlearning. Mas essa prática só é efetiva quando levada em consideração o nível de aprendizado de cada aluno.
O microlearning na educação também pode ser explorado para compartilhar conceitos difíceis ou complexos. Por exemplo, você precisa que seus colaboradores dominem o uso de um novo software, mas ele é um tanto desafiador. É possível criar uma trilha de aprendizagem e apresentar o conteúdo em formatos diferentes, como mapa mental, infográficos, e-books ou outros aplicativos.
Assim, o processo de ensino-aprendizagem se torna mais interativo e engajado, na mesma medida que simplificado. Ele inclusive pode ser adotado para o envio de materiais extras, para complementar o aprendizado dos alunos. Então pode ser trabalhada em sala de aula como metodologia central ou secundária, para dar mais suporte ao professor.
Onde o microlearning pode ser aplicado?
O microlearning pode estar em inúmeras atividades, pois é um recurso flexível que pode ser aplicado em diferentes contextos. Mas existem três ambientes em que ele aparece frequentemente.
Nas corporações
O ambiente corporativo enfrenta diferentes desafios todos os dias, e todos eles exigem colaboradores alinhados com a cultura organizacional, treinados e atualizados com as expectativas do mercado.
Com o microlearning, as empresas conseguem criar e aplicar treinamentos corporativos de forma rápida e garantir que todos os profissionais permaneçam capacitados, mesmo em um mundo volátil, ou seja, onde tudo muda muito rápido.
Os treinamentos e desenvolvimento podem ser desenvolvidos pensando em uma trilha de aprendizagem, com conteúdos diluídos em vídeos de 10 minutos de duração. Assim, a empresa consegue investir na educação corporativa e, ao mesmo tempo, não precisa se desdobrar para encaixar essa atividade na rotina da corporação e do colaborador.
Nas instituições de ensino
O mundo tem cada vez mais andado para uma transformação significativa no mundo da educação. Aprendizagem ativa, mudança do comportamento humano, novas tecnologias que geram diferentes soluções para essa área, e outros aspectos têm contribuído para isso.
Como consequência, as instituições de ensino têm buscado se adequar a essa nova realidade. Tornar as aulas mais dinâmicas, dar mais autonomia para o aluno, adotar o sistema EAD ou híbrido de educação, unir teoria com prática e adotar a tecnologia em todo processo são algumas das soluções que elas têm implementado.
Nesse novo contexto, o microlearning se torna uma ferramenta facilitadora na implementação dessas mudanças. Escola e professores conseguem se unir e criar novos objetivos pedagógicos.
Nos tutoriais
Sabe aqueles vídeos que explicam sobre assuntos específicos e te ajudam a realizar alguma coisa? Estes são os vídeos tutoriais. Provavelmente você já tenha tido contato com um. Ao querer saber como fazer determinada configuração no seu computador, ou corrigir algum bug. Para realizar uma receita gastronômica no fim de semana, ou mexer em uma planilha.
Nesses vídeos tutoriais, quase sempre as explicações são apresentadas com passo a passo. E em poucos minutos a pessoa consegue entender o objetivo final do tutorial. O YouTube é uma rede social muito conhecida por dispor de diferentes vídeos no modelo microlearning. Agora o TikTok também tem se mostrado uma grande potência para isso.
Quando utilizar o microlearning?
Como você tem lido aqui, o microlearning pode ser adotado em diferentes contextos, principalmente no âmbito educativo. Apesar disso, o microlearning deve ser adotado quando houver real necessidade.
A instituição de ensino ou empresa deve adotar o microlearning quando sentir a necessidade de alinhar suas atividades ou práticas educativas às metodologias inovadoras e digitais.
Se os professores ou a empresa sentem que os resultados na sala de aula não são os esperados, então eles podem substituir o método que estão usando para o microlearning. Pois ele é capaz de gerar maior interesse. Afinal, o conteúdo é compartilhado em um formato de aulas diferente, com múltiplos recursos, utilizando o mínimo de tempo possível. Ou seja, ele é direto.
Quais são os benefícios do microlearning?
O microlearning democratiza ainda mais a educação. Com atividades práticas e rápidas, qualquer pessoa, com qualquer grau de conhecimento, consegue aprender com ela. Ela também melhor se encaixa na rotina das pessoas, e é prioritariamente usada através de tecnologia, o que atrai e facilita para essa geração que está cada vez mais conectada.
Dentre os benefícios de maior destaque do microlearning estão: maior retenção de conhecimento, estudantes mais engajados, maior memorização, ensino personalizado e conteúdo acessível. Veja a respeito de cada um.
Maior retenção de conhecimento
De acordo com diversos estudos científicos, os adultos conseguem se concentrar em uma única coisa pelo tempo de 7 a 10 minutos. E as circunstâncias externas podem influenciar na melhora ou na diminuição desse tempo.
No caso de aulas expositivas longas, por exemplo, este tempo pode ser menor. Já aulas curtas e diretas podem ajudar na concentração e consequentemente na assimilação do conteúdo.
Melhor memorização
O microlearning trabalha com objetivos específicos e foca em transmiti-lo no mínimo de tempo possível. Essas duas características fazem da ferramenta bastante eficaz quando o assunto é absorver conteúdo.
Ensino personalizado
O conteúdo do microlearning é totalmente personalizável, pode ser criado de acordo com o objetivo de aprendizagem e para solucionar uma dificuldade pontual dos estudantes, seja ela fácil ou difícil.
Conteúdo acessível
O microlearning pode ser adotado por ferramentas e aplicativos diversos. Celulares, tablets e computadores. Plataforma AVA e outros. O objetivo desse recurso sempre foi disponibilizar conteúdo acessível e democratizar ainda mais a educação e a propagação do conhecimento.
Motivos para investir no Microlearning na educação
Agora que entende o que é o Microlearning na educação e em quais contextos pode utilizá-lo no ambiente corporativo, veja alguns benefícios que ele pode proporcionar ao ser inserido na sua corporação.
Otimização de tempo
O Microlearning se tornou uma tendência justamente porque inovou na questão de otimização de tempo, enquanto várias metodologias ainda focavam em aulas de longa duração, o microlearning surgiu trazendo a garantia de que teria a mesma eficácia que uma aula de 45 minutos, por exemplo, mas entregando um conteúdo no tempo máximo de 5 minutos.
A partir do Microlearning, portanto, é possível dispor de uma grande economia de tempo, visto que o mesmo conteúdo que em outras metodologias demandam um longo período, aqui é possível aprender de forma rápida e eficaz.
Acessibilidade
Acessibilidade e mobilidade são outros recursos bem presentes no Microlearning voltado para a educação, isso porque para ter acesso ao conteúdo adaptado para o Microlearning não é preciso se deslocar até um local, estar em uma sala de aula, reservar um dia ou horário específico, ele pode ser acessado quando o colaborador precisa.
Além de garantir acessibilidade e mobilidade por não precisar estar em um local ou horário específico para acessá-lo, o microlearning também dispõe dessas características porque só requer que o usuário disponha de um aplicativo conectado à internet para acessar as atividades, como por exemplo um celular, tablet ou notebook.
Personalização
É possível segmentar os conteúdos nesse tipo de metodologia, assim todo o material passa a ser mais personalizado para o público que terá acesso, personalizando a experiência do colaborador e, consequentemente, tornando-o ainda mais efetivo em termos de aprendizagem.
Engajamento e produtividade
Por serem aulas de curta duração, as chances de os colaboradores desanimarem e perderem a concentração naquilo que é compartilhado são menores; e quanto maior for o nível de atenção, maior motivação no trabalho e o de aprendizado efetivo.
Portanto, o microlearning, que traz com estratégia aulas práticas e rápidas, apresenta maior possibilidade de engajamento e produtividade por parte dos colaboradores que têm acesso a essa experiência.
Fácil produção e manutenção
Se comparado aos outros conteúdos educacionais, principalmente aqueles voltados para o âmbito corporativo, o microlearning não precisa de muito para a sua execução. Mesmo que seja necessário desenvolver vídeos, inserir imagens ou mesmo dinâmicas e jogos, este, por ser menor, torna a produção mais fácil e rápida. Além disso, o Microlearning pode ser facilmente atualizado sem que prejudique as séries que nele contém.
Custo-benefício
Além de todos os benefícios já explicitados por aqui, o custo-benefício de um curso que dispõe como metodologia o microlearning é outro ponto que precisa ser destacado. Se comparado ao ensino convencional, é possível economizar até 50%.
Para uma corporação que precisa cortar gastos e mesmo assim garantir que seus colaboradores disponham de alta performance, essa se torna uma ferramenta muito valiosa, pois traz os mesmos retornos que os ensinos tradicionais, porém exigindo um menor investimento.
Um modelo de Microlearning que além de dispor todos esses benefícios mencionados ainda utiliza o lúdico como recurso para ensinar, é a gamificação. Se você quer se aprofundar mais no tema, então confira o artigo: “O que é Gamificação? Conheça esta tendência de aprendizagem”.
O microlearning pode estar em inúmeras atividades, pois é um recurso flexível que pode ser aplicado em diferentes contextos. Mas existem três ambientes em que ele aparece frequentemente.
O microlearning pode ser adotado em diferentes contextos, principalmente no âmbito educativo. Apesar disso, o microlearning deve ser adotado quando houver real necessidade. A instituição de ensino ou empresa deve adotar o microlearning quando sentir a necessidade de alinhar suas atividades ou práticas educativas às metodologias inovadoras e digitais.