É chamado líder inclusivo o profissional que entende a importância da diversidade e busca trazê-la para o seu setor. Além disso, ele também promove práticas para inserir a inclusão no dia-a-dia da empresa e garantir que todos apoiem a diversidade cultural.
O que você vai ver neste artigo:
O mundo é composto pela diversidade, e o ambiente de trabalho precisa representar isso, valorizando e implementando profissionais de todas as raças, gêneros, faixa etária e orientação sexual.
O líder inclusivo trabalha para que essa miscigenação seja valorizada e esteja presente no ambiente corporativo, sendo, portanto, uma figura de fundamental importância para o contexto atual.
Descubra o que é a liderança inclusiva e como aplicá-la na sua empresa e equipe!
Inclusão, Empresas e Lideranças
Termos como diversidade e inclusão estão em alta em todos os sentidos: muitas empresas estão investindo em estratégias para atrair clientes e contratar profissionais com vivências diversas, além de se posicionar no mercado como marcas que respeitam essa diferença entre as pessoas.
Mas, não adianta contratar os melhores profissionais, para trazerem sua visão de mundo e colaborarem com o desempenho do negócio, se a empresa não estiver preparada para acolhê-los, apreciá-los e atender às suas necessidades no dia a dia. Caso contrário, além de uma grande frustração, pode-se prejudicar a imagem da organização e perder um talento que poderia contribuir bastante para o seu sucesso.
Muitos profissionais, inclusive altamente qualificados, acabam se sentindo excluídos em seus trabalhos ao não serem bem aproveitados. Isso gera desmotivação e desequilibra a produtividade e qualidade do serviço de qualquer indivíduo.
As lideranças têm um papel importante nesse contexto, ajudando ou prejudicando a experiência do profissional na empresa, incentivando ou desanimando sua presença na equipe. Dentro de uma empresa, um verdadeiro líder não é aquele que manda, cobra e fiscaliza o trabalho dos colaboradores: sim aquele que se adapta às situações, motiva, inspira, orienta, acolhe e extrai o melhor de cada profissional.
Por isso, para qualquer organização interessada em abraçar a gestão de pessoas, é fundamental preparar os líderes para embarcarem nessa missão e acolherem todos os seus colaboradores e os façam sentir valorizados na empresa. E é aí que entra a liderança inclusiva.
O que é a Liderança Inclusiva?
O contexto atual exige que um líder seja mais do que um bom planejador ou executor: é preciso se atentar às inovações tecnológicas e sociais que impactam a empresa, além de saber motivar e orientar seus colaboradores. Não é à toa o surgimento de conceitos como a liderança 4.0 — que considera a tecnologia e o lado humano em seu posicionamento.
E também não é à toa o surgimento do conceito de liderança inclusiva. Afinal, as últimas décadas fervilhavam em relação às discussões sociais e de direitos civis de minorias, onde a diversidade e inclusão ficaram em voga. Mais do que isso, a necessidade de estar aberto a todas as vivências se tornou fundamental a qualquer empresa.
Uma liderança inclusiva é aquela que acolhe, respeita e dá autonomia aos seus funcionários. Por meio de um conjunto de ações, os profissionais são valorizados e não deixados de lado ou com a sensação de não serem tratados de forma igualitária.
Um líder inclusivo ajuda os colaboradores a ter senso de pertencimento a empresa, independente da sua trajetória de vida e realidade. Seja diferença de etnia, cultura, religião, orientação sexual e de gênero, idade, com ou sem deficiência física ou mental, grupo social ou qual for sua vivência — todos são incluídos e acolhidos na empresa.
Quais características têm os líderes inclusivos?
Os líderes inclusivos têm, ou precisam desenvolver, diversas características-chave para desempenhar sua função.
Escuta ativa
O líder inclusivo entende a importância de ouvir ativamente sua equipe e colegas, e como essa prática é essencial para garantir um clima organizacional saudável e alcançar uma melhor performance na realização de projetos.
Isso porque é através da comunicação sem ruídos que informações preciosas sobre a equipe são coletadas, o que pode servir como base na tomada de decisão futura.
Feedback construtivo
O feedback construtivo vai muito além de desenvolver um ambiente de comunicação eficaz, em que líderes e colaboradores se sentem à vontade em apontar erros e desafios de uma empresa, ou de seus funcionários. Para ser benéfico de fato, ele precisa vir com ideias de melhorias para a empresa, com estratégias para mudar a atual situação.
Essa é uma prática muito bem trabalhada por um líder inclusivo, que não só aponta a necessidade de mudança, mas indica o melhor caminho para isso acontecer, compartilha estratégias que possam ser úteis nesse processo e se coloca à disposição para tornar todo processo mais fácil.
Comunicação eficaz
Assim como dispor de uma escuta ativa, e dar feedback são atributos de comunicação importantes para um líder inclusivo, ser ouvido e entendido também é essencial para garantir uma comunicação eficaz.
Em uma reunião, por exemplo, líderes inclusivos sabem abordar os pontos mais relevantes, conduzir a conversa de maneira produtiva, focando na resolução do problema que motivou a necessidade daquela assembleia.
Ele também ouve e valida todas as informações compartilhadas pela equipe, pois sabe que elas podem ser relevantes para o objetivo final. Clareza e objetividade são pontos de destaque na comunicação de um líder inclusivo.
Empatia e compaixão
A empatia é uma característica determinante na liderança inclusiva, pois é através dela que o líder procura compreender a perspectiva, os sentimentos e ideais dos demais indivíduos.
Essa capacidade de compreender emocionalmente alguém, permite ao líder considerar todos os aspectos de um problema, processo ou objetivo e tomar melhores decisões.
O profissional que dispõe de empatia e compaixão também são mais flexíveis diante das necessidades dos funcionários que compõem sua equipe.
Criatividade
Outro traço inerente ao líder inclusivo é a capacidade de pensar de forma criativa e dar espaço para que outros contribuam com ideias únicas e inovadoras.
Por ter uma mentalidade de inclusão, esse líder dá muito mais liberdade para a sua equipe contribuir com ideias ou métodos.
Ele também não se limita ao tradicional, mas abre espaço para metodologias e novos modos de realizar projetos ou tarefas.
É uma característica inerente a esse modelo de liderança, que foca na inclusão, seja de pessoas, métodos ou abordagens.
Quais principais erros devem ser evitados ao adotar a liderança inclusiva?
Digamos que sua empresa queira implementar o modelo de liderança inclusiva. É possível realizar um processo de seleção interno, e analisar as competências e habilidades de colaboradores já contratados, ou abrir uma oportunidade externa.
Mas para que de fato venha ter sucesso na implementação dessa estratégia, é necessário se atentar aos erros comuns que acontecem ao longo do processo. Os principais deles são:
- Falta de inclusão: antes de identificar um líder inclusivo, é importante que sua empresa tenha feito outro dever de casa, tenha aberto espaço para indivíduos de diversos perfis. Em outras palavras, ela precisa valorizar e contratar profissionais de diferentes etnias, orientação sexual, com algum tipo de deficiência, etc. Além disso, ela precisa criar um ambiente propício para a inserção deles;
- Errar nos requisitos de recrutamento: os profissionais que se candidatam às vagas voltadas para a inclusão preenchem requisitos diferentes dos demais profissionais;
- Negligência com a comunicação: as divulgações de vagas voltadas para a inclusão precisam ser personalizadas de acordo com o público que deseja alcançar. Ou seja, a estratégia de comunicação deve ser adaptada a esses profissionais.
Benefícios da Liderança Inclusiva
Existem várias vantagens em se adotar a liderança inclusiva em uma empresa:
Aproveitamento de talentos
Um dos maiores motivos para se investir em inclusão é aproveitar talentos que eram ignorados ou não valorizados como deveriam. Isso vale para qualquer perfil de pessoa: quantos profissionais poderiam contribuir tanto com a empresa se tivessem uma oportunidade ou se sentissem acolhidos pela equipe e liderança?
Ter pessoas com vivências diversas no departamento é uma ótima forma de dar chance a novos talentos e, inclusive, ter melhores resultados em questões importantes como inovação — o que pode ajudar na competitividade empresarial.
Maior participação
Ao se sentirem valorizados, os profissionais estarão mais à vontade para contribuir com a equipe, seja por meio de novas ideias ou ajudando em projetos que não são apenas os de sua função e rotina diária.
Imagine como seria a equipe inteira contribuindo em uma reunião, estratégia ou atividade: mais inovações nas ações; aumento da motivação; fortalecimento dos relacionamentos internos e do engajamento e tantas outras consequências positivas seriam vistas.
Melhora no clima interno
Ter um líder empático, respeitoso e que valoriza seus colaboradores certamente gera um impacto positivo na dinâmica de uma equipe. Em vez de alguns se sentirem ignorados ou excluídos, todos serão acolhidos em suas igualdades e diferenças — melhorando assim sua motivação individual e, claro, melhorando também o clima interno no departamento.
Melhora na imagem
Mais do que um discurso, abraçar a diversidade e inclusão é uma atitude concreta do dia a dia. Ter líderes capacitados para adotar essa tendência em sua realidade é uma excelente forma de perpetuar essa postura nas equipes — ainda mais ao ser exemplo a todos —, acolher os profissionais e contribuir para tornar a empresa referência nessa questão.
Claro que fortalecer a imagem da organização e se destacar na valorização da diversidade e inclusão é algo que vai além das lideranças, considerando todas as áreas do negócio — da produção ao atendimento ao cliente. Porém, esse é um passo nessa direção.
Além disso, ao ser reconhecida como marca que respeita a diversidade, inclusão e seu público interno, logicamente profissionais qualificados irão desejar fazer parte da empresa: outra forma de atrair talentos e fortalecer a equipe.
Qual é o papel do RH em promover a inclusão na empresa?
O líder inclusivo tem 17% mais chances de alcançar um alto desempenho e uma probabilidade de 20% maior de tomar melhores decisões. Esses são números evidenciados em uma pesquisa divulgada pela Harvard Business Review, e mostram como pode ser relevante implementar ações para cultivar esses líderes.
O setor de Recursos Humanos é o responsável pela gestão de pessoas, logo ele que está incumbido de promover a liderança inclusiva na empresa. Algumas das ações que ele pode implementar são:
- Acessibilidade: se atentar a infraestrutura do local para comportar profissionais com necessidades especiais;
- Práticas de combate à discriminação: garantir a todos os profissionais o mesmo tratamento. Assegurar que todos tenham um plano de carreira, acesso a treinamentos, promoções e premiações;
- Processo de recrutamento e seleção: assegurar que profissionais de diferentes raças, gêneros, faixas etárias participem do processo de recrutamento e seleção, e sejam contratados;
- Cultura de inclusão: criar campanhas, palestras, eventos e ações diárias que conscientizem os colaboradores, e demonstrar o respeito que ela tem pela multiculturalidade;
- Gerenciar processo de inclusão: gestores e RH devem trabalhar juntos para que estratégias de inclusão sejam implementadas e efetivadas. Eles precisam observar se as ações estão de fato gerando o resultado buscado.
Como Aderir a Liderança Inclusiva?
Adotar esse espírito na empresa é um trabalho desafiador — afinal, nem todos estão acostumados a lidar com vivências completamente diferentes das suas. Ou nem todos estão preparados para uma liderança voltada mais para as pessoas, menos — de forma exclusiva — aos resultados.
Porém, é possível mudar essa realidade ao se investir em treinamentos. Essa estratégia pode auxiliar o gestor a desenvolver habilidades sociais para ser mais empático, acolhedor e saber como e quando dar espaço aos seus colaboradores para que eles brilhem.
Além disso, os treinamentos podem ser usados para fortalecer outras competências que são essenciais a qualquer um que assuma essa posição, tornando as lideranças mais eficientes, completas e empáticas.
Quer melhorar o trabalho dos gestores da sua empresa? Descubra como a gamificação ajuda na formação de liderança nas organizações e como usá-la nos treinamentos dos líderes!
Uma liderança inclusiva é aquela que acolhe, respeita e dá autonomia aos seus funcionários. Por meio de um conjunto de ações, os profissionais são valorizados e não deixados de lado ou com a sensação de não serem tratados de forma igualitária.
- Aproveitamento de talentos
- Maior participação
- Melhora no clima interno
- Melhora na imagem
Adotar esse espírito na empresa é um trabalho desafiador — afinal, nem todos estão acostumados a lidar com vivências completamente diferentes das suas.