Mapeamento comportamental é um processo desenvolvido no âmbito empresarial para identificar as competências de candidatos e colaboradores. Ou seja, ele é utilizado pelas empresas para descobrir as habilidades dos profissionais.
O que você vai ver neste artigo:
- O que é mapeamento comportamental?
- Tipos de perfil comportamental
- A importância do mapeamento comportamentall
- Quais os benefícios do mapeamento de perfil comportamental?
- Como fazer o mapeamento comportamental?
- Exemplos de metodologias que podem ser utilizadas em testes
- Como usufruir do mapeamento comportamental
Você já deve ter lido que cada pessoa é única e, portanto, dispõe das suas próprias formas de agir em determinada circunstância e realizar uma tarefa.
O ambiente de trabalho é um dos lugares onde essa diferença é bastante evidente, sendo importante identificar essas diferenças para que todos possam conviver em harmonia e mais, expressar sua sua autenticidade contribuindo com a empresa.
O RH – setor responsável pela gestão de pessoas de uma empresa – precisa então implementar ações que permitam identificar essa unicidade de cada colaborador. É para isso que existe o mapeamento comportamental.
Sua empresa já implementa o mapeamento comportamental com os profissionais e candidatos às vagas da empresa? Sabe exatamente como se dá esse processo? Para auxiliar nessa tarefa, preparamos este artigo para você com todas as informações que precisa dispor sobre o assunto.
O que é mapeamento comportamental?
O mapeamento comportamental é um processo que possibilita ao setor de RH a identificar padrões e comportamento e entender o perfil de cada profissional da instituição, levando em consideração questões como: modelo mental, motivações, preferências e limitações de cada um.
A ideia do mapeamento comportamental não é rotular o funcionário, mas auxiliar a empresa a entender suas necessidades, dificuldades e potencialidades e, através disso, ajudá-lo a melhorar a sua fraqueza e instigá-lo a usar suas qualidades e, como consequência, criar um time de alta performance.
Isso porque, ao utilizar o mapeamento comportamental é possível reconhecer competências e preferências e, ainda, características pessoais de cada profissional, como:
- Pensamento crítico;
- Habilidade de se comunicar e persuadir;
- Capacidade de trabalhar em grupo;
- Capacidade de tomar decisões;
- Se o colaborador dispõe de habilidade de liderança;
- Entre outros.
Com essas informações, a empresa consegue gerir os profissionais de forma mais estratégica, criando um time com alto potencial, que irá contribuir com o desenvolvimento da empresa no mercado.
Esse desenho do mapa comportamental dos profissionais da empresa se dá a partir da implementação de diversas técnicas, como entrevistas, testes, simulações e dinâmicas em grupo. Cada um possibilita que o RH compartilhe situações aos profissionais e, a partir disso, compreender como cada um pensa e se comporta em cada situação.
Tipos de perfil comportamental
Quando se trata de entender o comportamento humano, existem quatro tipos principais de perfis de personalidade que os psicólogos usam. Estes são chamados os quatro grandes traços de personalidade e são:
• Analista;
• Planejador;
• Comunicador;
• Executor;
Cada um desses traços de personalidade é então dividido em sub-traços mais específicos. Compreender os diferentes tipos de perfis comportamentais pode ajudá-lo a entender melhor a si mesmo e aos outros.
Um perfil comportamental é uma maneira de medir as preferências de um indivíduo sobre como ele gosta de interagir e processar informações. Diferentes tipos de perfis comportamentais podem ser úteis para diferentes propósitos, mas todos eles visam ajudar indivíduos e organizações a entender melhor como as pessoas preferem trabalhar.
Como dito anteriormente, existem quatro tipos comuns de perfis comportamentais: o analista, o planejador, o comunicador e o executor. O analista é alguém que gosta de trabalhar com dados e números, muitas vezes adotando uma abordagem mais lógica para a tomada de decisões.
O planejador é alguém que gosta de ter um plano e cronograma claros para tudo o que faz, muitas vezes adotando uma abordagem mais organizada e detalhista. O comunicador é alguém que gosta de interagir com os outros e compartilhar ideias, muitas vezes adotando uma abordagem mais focada nas pessoas. O executor é mais propenso a agir e cumprir as tarefas.
Cada tipo tem seu próprio conjunto exclusivo de pontos fortes e fracos que podem torná-los um ativo valioso ou um passivo em qualquer equipe. Veja mais a respeito de cada um desses perfis.
Analista
Os analistas são ótimos para resolver problemas e encontrar soluções inovadoras, mas podem ser percebidos como frios ou indiferentes. Tem forte senso organizacional e procura utilizar o intelecto para resolução de possíveis situações com maior rapidez e eficiência.
Planejador
O perfil comportamental planejador é caracterizado por uma pessoa que é focada, organizada e capaz de pensar de forma estratégica. Eles geralmente são bons em lidar com o stress e tomar decisões sob pressão. As pessoas com este tipo de perfil costumam ser bem-sucedidas em cargos de liderança e na vida pessoal.
Os planejadores são os pensadores conceituais do grupo. Eles estão sempre olhando dois passos à frente e pensando no que poderia ser. Isso pode ser uma característica valiosa quando se trata de fazer planos de longo prazo ou antecipar problemas, mas também pode significar que eles têm dificuldade em manter o foco na tarefa em mãos.
Comunicador
Comunicadores efetivos apresentam um perfil comportamental característico. Aqueles que se comunicam bem geralmente são assertivos, ou seja, são capazes de expressar suas opiniões e pontos de vista de forma clara e sem medo. Além disso, costumam ser emotivos equilibrados, ou seja, conseguem lidar bem com as próprias emoções e também com as do interlocutor.
Os comunicadores são a cola que mantém a equipe unida. Eles são líderes natos que são bons em mediar conflitos e manter todos no caminho certo. Sem um comunicador forte, é fácil para uma equipe desmoronar.
Executor
Os executores são excelentes em fazer as coisas e motivar os outros, mas podem ser impulsivos e insensíveis.
São pessoas que prosperam em mudanças e novos desafios. Eles são pensadores rápidos que estão sempre procurando maneiras de melhorar as coisas. Eles gostam de trabalhar com outras pessoas e geralmente são os que lideram as novas iniciativas.
A importância do mapeamento comportamental
Para o mercado atual, as habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, são importantes, mas precisam ser complementadas com as habilidades de soft skills. Isso porque um profissional com um excelente currículo pode não dispor do comportamento esperado pela empresa.
Compreender o mapeamento e implementar a gestão comportamental na empresa, permite, portanto:
- Maior assertividade no processo seletivo, escolhendo profissionais que atendam às necessidades técnicas e de valores da empresa;
- Melhor aplicação de treinamentos e desenvolvimento, visto que a empresa saber;a quais os pontos fracos de cada colaborador;
- Melhor desenvolvimento dos profissionais já contratados, extraindo o máximo das qualidades que eles dispõem.
Quais os benefícios do mapeamento de perfil comportamental?
O perfil comportamental tornou-se uma ferramenta essencial para as empresas nos últimos anos. Ao compreender o comportamento dos consumidores, as empresas podem direcionar de forma mais eficaz seus esforços de marketing e publicidade. Além disso, o perfil comportamental pode ajudar as empresas a identificar clientes em potencial e entender melhor seus hábitos de compra.
São inúmeros os benefícios que o mapeamento de perfis comportamentais pode proporcionar para as empresas. Talvez o mais importante, os perfis comportamentais podem ajudar as empresas a economizar tempo e dinheiro.
No geral, o mapeamento de perfis comportamentais oferece uma série de benefícios para empresas de todos os portes. Quando usados corretamente, os perfis comportamentais podem ser ferramentas extremamente úteis para analistas, planejadores, comunicadores e executores. Eles podem fornecer informações valiosas sobre as personalidades e comportamentos das pessoas.
Como fazer o mapeamento comportamental?
O mapeamento comportamental geralmente é realizado a partir de um questionário estruturado. Ele deve ser respondido pelos funcionários da empresa ou os candidatos, de modo a compartilhar sobre suas percepções, valores, preferências e propriedades.
O mapeamento precisa ser empregado em três etapas:
- observação;
- aplicação do questionário;
- e consolidação dos resultados.
A partir das informações coletadas, o RH consegue detectar quais são as habilidades e competências dos participantes da pesquisa. Com isso, é possível identificar possíveis padrões e, assim, mapear o perfil dos colaboradores ou candidatos da empresa, como:
Agressividade
A agressividade quando visto de forma positiva mostra a propensão das pessoas em não desistir de seus objetivos e metas facilmente.
Os colaboradores com este perfil geralmente possuem maior capacidade para transformar metas em desafios e é considerado um perfil que dispõe de bastante inteligência emocional no trabalho.
Mudança
As pessoas mapeadas com o traço de mudança têm maior facilidade de lidar com circunstâncias adversas, sendo, portanto, mais flexível e tendo maior capacidade de se adaptar.
Dominância
O profissional que possui um perfil dominante é um potencial para assumir posição de líder, pois ele tende a abraçar a responsabilidade mesmo em situações difíceis e, neste caso, guiar os demais para que o cenário mude.
Concentração
Ao aplicar o mapeamento comportamental na organização, é possível identificar colaboradores com alto nível de concentração. Esses profissionais podem realizar afazeres mais complexos e difíceis, por isso são pessoas que lidam bem com tarefas críticas.
Exemplos de metodologias que podem ser utilizadas em testes
Existem muitos tipos diferentes de métodos de avaliação que podem ser usados para testar as habilidades de um indivíduo. Alguns dos métodos mais populares incluem:
- a avaliação DISC;
- a abordagem STAR;
- o teste HBDI; e
- o IAC.
Cada um desses métodos tem suas próprias vantagens e desvantagens, por isso é importante escolher o método certo para o indivíduo específico que está sendo testado.
Há uma variedade de métodos diferentes que podem ser usados ao realizar testes, dependendo dos objetivos do teste e do tipo de dados que está sendo coletado.
As finalidades destes testes são as mais variadas. Ao utilizar qualquer um dos métodos, sua empresa passa a contar com uma ferramenta valiosíssima que contempla inúmeras possibilidades.
A seguir, iremos abordar cada uma das metodologias mais utilizadas no âmbito empresarial. Vale a pena se atentar na ferramenta que mais se adeque ao seu cenário atual.
DISC
A avaliação DISC é um método amplamente utilizado que analisa o comportamento de um indivíduo para determinar seus pontos fortes e fracos. É uma avaliação muito abrangente que pode ser usada para testar uma variedade de habilidades diferentes.
STAR
A abordagem STAR é outro método popular que se concentra na capacidade de um indivíduo para resolver problemas. Essa abordagem é frequentemente usada em entrevistas de emprego para ter uma ideia melhor de como um candidato lidaria com os desafios do mundo real.
HBDI
O HBDI é uma ferramenta que é usada para medir as preferências de um indivíduo em como ele processa as informações. Esse método pode ser usado para ajudar a identificar estilos e preferências de aprendizado, bem como para avaliar como um indivíduo pode ser mais capaz de aprender novas informações.
IAC
O IAC é um teste que é usado para medir o nível de atração de um indivíduo para os outros. Este método pode ser usado para avaliar a satisfação do relacionamento, bem como para identificar potenciais áreas de conflito.
Como usufruir do mapeamento comportamental
No geral, o mapeamento comportamental serve para a empresa conhecer mais o seu time ou os candidatos participantes do processo seletivo da organização. Essas informações podem ser usadas estrategicamente de diferentes maneiras.
Cabe à organização analisar suas necessidades do momento e determinar como usar esses dados. Ela pode, por exemplo, ser utilizada para potencializar outros métodos, como da pedagogia empresarial que visa aperfeiçoar os processos de aprendizagem dos profissionais.
Mas veja, a seguir, algumas maneiras que você pode utilizar o mapeamento comportamental na sua empresa.
1. Recrutamento e seleção
O recrutamento e seleção é o processo que visa selecionar novos talentos para a empresa. Através de diversas atividades, a organização busca analisar competências técnicas e comportamentais do possível colaborador.
As competências comportamentais são essenciais para que o profissional se encaixe na cultura organizacional da empresa e o mapeamento comportamental auxilia nesse processo.
2. Autoavaliação
O mapeamento comportamental também pode ser utilizado no processo de autoavaliação dos colaboradores da empresa. Ele ajuda o próprio profissional a avaliar seu perfil e personalidade. Assim, ele consegue enxergar quais competências precisa aprimorar.
3. Treinamento e desenvolvimento
Através do mapeamento comportamental, o RH terá acesso às competências e habilidades que o colaborador possui e quais precisa adquirir ou melhorar.
Com essas informações em mãos, ele pode desenvolver treinamentos específicos, que sanem as necessidades dos profissionais.
4. Identificação de talentos
A empresa que trabalha com realocação de funcionários deve se pautar em informações de perfil do colaborador para fazer isso. Afinal, o profissional precisa ir para uma área que esteja de acordo com o seu perfil comportamental para que assim ele consiga entregar o máximo de si.
Como viu, se interpretado os resultados de forma correta, a empresa consegue utilizar o mapeamento comportamental durante a seleção de novos colaboradores, no desenvolvimento de treinamentos e, inclusive, na identificação de talentos.
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O mapeamento comportamental é um processo que possibilita ao setor de RH a identificar padrões e comportamento e entender o perfil de cada profissional da instituição, levando em consideração questões como: modelo mental, motivações, preferências e limitações de cada um.
O mapeamento comportamental geralmente é realizado a partir de um questionário estruturado. Ele deve ser respondido pelos funcionários da empresa ou os candidatos, de modo a compartilhar sobre suas percepções, valores, preferências e propriedades.