Antes de saber o que é branded content, primeiro é preciso entender que dispor da atenção dos clientes nas mídias on-line tem sido cada vez mais desafiador. Isso porque nos dias de hoje não basta somente estar presente no ambiente digital, o novo perfil de consumo dos clientes requer que as empresas criem relacionamento com eles.
Com variedade do mesmo produto no mercado, o cliente se utiliza da afinidade e da identificação com o produto, com o serviço, com a empresa e o que ela representa para tomar a sua decisão de compra. Para então se adequar a essa mudança, o Branded Content tem sido um ótimo aliado.
O que você vai ver neste artigo:
Por meio deste artigo, você vai saber o que é branded content e quais suas vantagens. Ao longo do conteúdo, você também vai conferir várias outras informações pertinentes sobre o termo. Acompanhe!
O que é branded content?
Branded content, em uma tradução livre para o português “conteúdo de marca”, é o conceito que se dá a ação de criar conteúdo relacionado ao universo de uma marca. Esse conteúdo é marcado por ter grande valor e relevância para o público-alvo.
A estratégia dessa metodologia é mudar a dinâmica de divulgação da marca. Ao invés de ser associada a anúncios, que às vezes são ignorados ou mal vistos, a empresa passa a ser associada por compartilhar informação ou diversão, que são mais valorizados pelo consumidor.
Para isso, a marca pode se utilizar de vários canais e formatos. Mas as redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e TikTok são as principais redes que as empresas têm marcado presença digital e utilizado dessa estratégia para se conectar com o seu público e, consequentemente, gerar mais vendas.
Diferença entre Marketing de Conteúdo e branded content
Quando você está imerso no mundo de marketing, bem como marketing digital, é normal que ao se deparar com o conceito de branded content surja dúvidas com relação à diferença dessa estratégia para a estratégia de Marketing de Conteúdo. Apesar de em um primeiro momento não parecer, elas dispõem de estratégias diferentes.
O Marketing de Conteúdo é uma forma de atrair clientes, através da criação de conteúdo relevante para a persona. Este conteúdo no caso busca conscientizar o cliente sobre um problema que ele dispõe e como produto ou serviço que oferece pode ser um dos meios para ajudá-lo a resolver.
Agora branded content busca desenvolver conteúdo para estimular a boa percepção da marca por parte dos consumidores. Em outras palavras, são conteúdos estratégicos sobre a marca que visam aumentar o reconhecimento, aperfeiçoar as experiências e o desejo de compra que os consumidores têm com relação a uma marca.
Por que o branded content é importante?
A publicidade direta como comumente conhecida já não tem tanto espaço como antes, isso por causa do advento da era digital. Outdoor, comercial de TV ou anúncios, que tem como objetivo venda, não tem gerado o mesmo impacto. Isso porque o consumidor atual não é mais um agente passivo no processo comunicacional, ao contrário, ele pode escolher o que consumir.
Em alternativa ao canal aberto, há o streaming, se algum site apresenta muita propaganda, o consumidor pode acessar outra página, ou seja, ele não precisa consumir propaganda se não quiser. Com isso, as empresas precisaram desenvolver novas fórmulas para atingir os consumidores e o branded content foi uma das estratégias que mais deu retorno.
O branded content, portanto, surge com o papel fundamental de se aproximar sutilmente com o cliente, gerando um relacionamento contínuo com ele, tratando-se de um tipo de marketing diferente ao que era realizado no passado quando o objetivo era totalmente mercantis e as ações deixavam claro isso para o cliente.
Quais as vantagens do branded content?
No branded content, extensão da gestão de marca, o cliente é o protagonista, todo conteúdo produzido deixa de dispor como objetivo primário a venda e passa a ser o de ajudar ao cliente a lembrar da marca, a confiar na marca e gerar senso de onipresença.
Veja detalhes sobre cada um desses aspectos.
Lembrança
Ao produzir conteúdo relacionado a uma marca, os clientes passam a se lembrar dela no momento em que estiver em busca do produto ou serviço que ela oferece. Pense na seguinte situação hipotética:
Ana gosta muito de música, então acompanha algumas empresas desse nicho, entre elas está a sua, que desenvolve conteúdo de marca. Ou seja, a sua marca está sempre compartilhando conteúdo, fazendo Ana lembrar que está presente e a ajudando com informações relevantes sobre a marca e o nicho que atua.
Quando Ana decide adquirir um novo produto, é bastante provável que ela se lembre da sua marca, visto que esteve presente mesmo quando ela ainda não tinha demonstrado interesse de compra. Ou seja, ao criar conteúdo de valor e estreitar laços com o consumidor, as de o cliente buscar pela sua empresa quando surgir a necessidade só aumentam.
Confiança
A confiança é outra característica importante que o branded content gera para o consumidor. Isso porque sem credibilidade um cliente que optaria pela marca X pode acabar optando pela marca Y, sendo este um fato de diferencial entre a venda e a desistência de um cliente.
Se sua empresa já esteve presente em outros momentos, falando sobre os valores da marca, ajudando ou entretendo, o cliente terá confiança e sua marca maiores chances de fechar o negócio.
Onipresença
Nesse contexto, quanto mais conteúdo desenvolvido pela empresa maior é o alcance que ela dispõe, mais ela se torna onipresente e é lembrada por quem a acompanha.
As alternativas disponíveis para estar na cabeça dos possíveis clientes são várias: posts em blogs, vídeos, redes sociais, podcasts, apresentações de slides, ebooks, infográficos e e-books, todos esses materiais podem ser utilizados como meio para manter o contato contínuo com seus clientes e manter sua onipresença nos meios digitais.
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Branded content, em uma tradução livre para o português “conteúdo de marca”, é o conceito que se dá a ação de criar conteúdo relacionado ao universo de uma marca.
O branded content, surge com o papel fundamental de se aproximar sutilmente com o cliente, gerando um relacionamento contínuo com ele, tratando-se de um tipo de marketing diferente ao que era realizado no passado quando o objetivo era totalmente mercantis e as ações deixavam claro isso para o cliente.
-Lembrança
-Confiança
-Onipresença