Dispor de uma comunicação eficiente no ambiente empresarial depende muito da forma com que colaboradores se comunicam e repassam informações uns para os outros.
É importante se atentar a esse tipo de questão porque a comunicação empresarial pode influenciar tanto no crescimento exponencial da organização como em seu fracasso total.
O que você vai ver neste artigo:
Isso significa que para uma corporação funcionar internamente, é necessário ver a comunicação como ferramenta estratégica e, a partir disso, trabalhar propositalmente na melhora dela no ambiente corporativo.
Confira aqui mais a respeito da comunicação eficiente e descubra porque ela é tão importante para a sua empresa.
O que é comunicação eficiente?
Comunicação eficiente no âmbito empresarial pode ser compreendida como aquela que transmite uma mensagem com clareza, independente do canal de comunicação utilizado. Ou seja, é quando o emissor transmite uma informação ao receptor e ele entende a mensagem exatamente como foi transmitida, sem adicionar ou diminuir os dados em sua interpretação e sem que haja ruídos.
Algumas das principais características de uma comunicação eficiente são:
- Objetividade: A mensagem deve ser clara e ter um objetivo por trás: uma informação a ser passada, um questionamento, uma explicação.
- Linguagem apropriada: Cada ambiente requer um tipo de linguagem. Para que a comunicação seja efetiva, o emissor precisa observar como se comunicar com aquele público-alvo que deseja atingir. Mas em todos os ambientes é preciso promover uma conversa humana e pessoal, para aproximar a empresa do seu público-alvo, seja ele consumidor ou colaborador.
- Personalização: Outra característica por trás da comunicação assertiva é a personalização. Ao cliente, ela pode ser feita através do histórico do consumidor, observando as preferências e comportamento na jornada de compra.
Se o processo comunicativo da sua empresa tiver essas características, então ele já pode ser considerado eficiente.
A importância de dispor de uma comunicação eficiente
A comunicação está em todos os setores da empresa, sendo uma das principais ferramentas que garante o bom desenvolvimento dos processos, a prática de atividade e o alcance dos resultados esperados pela organização.
Se, por exemplo, uma mensagem, um dado ou informação importante é transmitida incorretamente, o erro pode gerar consequências em toda cadeia profissional, ou seja, impactar negativamente no andamento das atividades de toda empresa e trazer prejuízos para o negócio. Assim como o acerto pode garantir uma série de benefícios.
Veja quais são eles.
Assertividade nos processos
Com a rotina corriqueira do ambiente corporativo, os colaboradores, de forma geral, esquecem da importância de transmitir informações com clareza e objetividade, ponto importante para a execução dos processos organizacionais de forma efetiva.
Ao criar essa consciência nos colaboradores, ela permite com que os processos sejam melhor executados, melhorando o dia a dia na instituição que terá menos erros, retrabalhos e resultados mais satisfatórios.
Maior motivação
A comunicação eficaz na empresa está relacionada à transparência, objetividade e espírito de cooperação. Essas características transmitem aos profissionais o sentimento de confiança, o que gera, consequentemente, maior interesse e motivação em fazer parte da empresa.
Ou seja, os colaboradores sentem que a empresa verdadeiramente se importa com todos, o que gera um senso de pertencimento coletivo na empresa.
Diminuição de conflitos
Comunicação eficiente é também uma ferramenta para evitar possíveis conflitos entre os colaboradores. Isso acontece porque o profissional responsável por transmitir uma mensagem, passa a se atentar em compartilhar o maior número de informações necessárias para que o colega consiga interpretá-las corretamente e executar a tarefa solicitada sem maiores dificuldades.
Assim, o número de vezes em que o receptor da mensagem precisa pedir mais detalhes sobre o assunto, diminui de forma considerável, amenizando também situações em que há discussões desnecessárias.
Mesmo que em algum momento haja conflito, profissionais capacitados com uma comunicação efetiva tendem a resolver amigavelmente a situação, sentando e resolvendo suas diferenças sem que ninguém fique ofendido ou prejudicado.
Melhora o clima organizacional
Como já foi comentado por aqui, um dos benefícios gerados pela comunicação eficaz é a transparência, o que influencia no clima organizacional.
Isso porque os gestores fazem questão de compartilhar as informações essenciais com os demais profissionais da equipe, resultando em uma equipe mais motivada e valorizada.
No geral, fofocas e especulações – situações recorrentes na organização e que prejudicam o clima – acontecem com menos frequência.
Como desenvolver uma comunicação eficiente?
Confira algumas dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo na sua empresa para garantir uma comunicação eficiente.
Invista na cultura de feedbacks
O feedback é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma comunicação interna e, ainda, para uma comunicação não violenta, pois, se implementado de forma correta, ele traz liberdade para colaboradores e gestores se comunicarem com relação às expectativas que cada um tem a respeito do trabalho que vem sendo realizado.
Portanto, esse meio serve para identificar possíveis dúvidas e esclarecê-las, alinhar expectativa com a realidade, direcionar alguma ação e, assim, melhorar ainda mais a comunicação e o trabalho de todos os profissionais da organização.
Observe o cenário
Para que a comunicação da sua empresa seja eficiente, ela precisa estar totalmente alinhada com os valores, as crenças e as regras de conduta da empresa. E todos os dias ela precisa comunicar esses elementos para os colaboradores, pois só assim eles saberão quais os objetivos a serem conquistados, quais os caminhos devem trilhar para alcançar esses resultados e de que maneira fazer.
Isso significa que o desenvolvimento de uma comunicação efetiva surge a partir do momento que os gestores e líderes da sua empresa analisam se a comunicação atual contribui com a propagação cultural da sua empresa e, também, para que todos os processos sejam respeitados.
Conheça o seu receptor
Cada pessoa possui sua forma de pensar e agir, pois essas questões estão relacionadas a cultura e experiências de vida. Com isso, a comunicação influencia tanto na forma que é transmitida como recebida.
Nesse sentido, é fundamental conhecer seu receptor para que consiga utilizar o tom da voz, as palavras e o modo de se expressar corretamente, aquele que vá de fato transmitir aquilo que deseja, sem que haja má interpretação.
Comunicação eficiente no âmbito empresarial pode ser compreendida como aquela que transmite uma mensagem com clareza, independente do canal de comunicação utilizado.
-Invista na cultura de feedbacks
-Observe o cenário
-Conheça o seu receptor