Pitch de vendas é um termo que vem chamando atenção no mundo dos negócios por ser uma técnica de persuasão que busca vender uma ideia, um projeto ou um produto para pessoas que possam se interessar, mas principalmente para investidores e clientes.
Ao contrário do que muitos acham, um pitch de vendas efetivo não é aquele que somente traz clareza sobre a ideia de negócio, mas é um discurso que utiliza criatividade, persuasão e agilidade para compartilhar a mensagem que deve ser transmitida para chamar atenção e convencer o ouvinte.
O que você vai ver neste artigo:
Se você tem interesse pelo assunto ou quer entender melhor como funciona um pitch de vendas e as estratégias que estão por trás na criação de um, então você precisa continuar a leitura deste artigo.
Aqui você vai entender melhor sobre o conceito e terá acesso a um passo a passo para desenvolver o seu próprio pitch de vendas e, assim, deixar qualquer um interessado pela sua empresa, produto ou ideia. Vem!
O que é pitch de vendas?
Pitch de vendas é um discurso de curta duração que tem como finalidade instigar interesse por um produto, ideia ou projeto para um consumidor ou investidor. Ele tem como característica ser curto, claro, convincente e interessante e precisa mostrar a solução e apresentar os benefícios que o interlocutor terá acesso ao contratar ou investir no que está sendo ofertado.
Em outras palavras, o pitch de vendas precisa ser um estímulo para que o interessado avance para a próxima etapa do seu funil de vendas. E apesar de ser bastante utilizado para conversas presenciais, ele também pode ser destinado aos meios de internet ou telefone.
O termo “pitch” vem de “elevator pitch”, em uma tradução literal “discurso de elevador”, e é utilizado pelas startups do Vale do Silício em apresentações que tem como objetivo compartilhar soluções de negócios para investidores em potencial.
Esse conceito surgiu porque as apresentações deveriam ser curtas para não tomar muito tempo dos executivos, mas também precisavam gerar interesse e ser convincentes. Então utilizam como analogia o tempo que ficamos em um elevador.
Esse curto intervalo de tempo entre uma passagem de um andar ao outro precisa ser suficiente para transmitir uma mensagem e instigar interesse ao ouvinte.
Como montar um pitch de vendas?
Agora que você já entendeu que o pitch é parecido com uma campanha de vendas, o próximo passo é conferir as práticas que você precisa fazer para montar o seu.
1. Seja direto
O valor de um pitch não é medido pelo número de informações que ele entrega no menor tempo possível. Na verdade, um bom discurso precisa esclarecer as principais questões sobre o produto, serviço ou ideia e deixar o ouvinte interessado em saber mais.
Nesse curto espaço de tempo, você deve focar em informar os problemas do público e suas consequências. Apesar de parecer óbvio, às vezes o cliente não sabe qual sua dor e quais prejuízos ele pode enfrentar ao adiar a solução.
Além disso, você também precisa revelar como seu produto, serviço, projeto ou ideia pode solucionar esse problema. Busque deixar bem claro como a vida do indivíduo vai mudar após a aquisição do produto ou serviço que dispõe.
No seu pitch, tente responder às seguintes perguntas:
- Qual problema você busca resolver?
- Por que esse problema é relevante?
- Que soluções o mercado oferece?
- Por que sua proposta de solução é a melhor de todas elas?
- Quanto o cliente terá que desembolsar para ter acesso a sua solução?
Demais informações que não se enquadrem nesses aspectos podem ser eliminadas para diminuir o tempo do pitch de vendas.
2. Utilize gatilhos mentais a seu favor
Gatilhos mentais são poderosas ferramentas para instigar mais interesse no cliente que está tendo acesso ao seu pitch de vendas. Através desse recurso você poderá inserir pequenas provocações que façam o lead ter maior interesse em investir ou comprar seu produto, projeto ou serviço.
A ideia é fazer com que ele deseje o que está oferecendo e, ainda, consiga imaginar a problemática que irá enfrentar se não investir no que está sugerindo.
Alguns dos gatilhos mentais mais conhecidos são:
Urgência e escassez
Muitos consideram o valor de um produto ou serviço pela raridade ou dificuldade de acesso que ele possui. Sabe aqueles eventos “os primeiros 10 clientes” ou “até durarem os estoques”? Pois então, eles estão relacionados ao medo da perda e fazem com que as pessoas tomem decisões que previnem isso.
Autoridade
Geralmente as pessoas dão mais valor e passam a seguir indicações de quem elas consideram ser uma autoridade no assunto. Essa figura de autoridade pode ser especialistas, professores, familiares, empresas conhecidas no mercado, influenciadores digitais, amigos, entre outros.
Prova social
Todo ser humano é um pouco influenciável com relação às outras pessoas. Ao ver que algo tem aprovação social, ele fica mais interessado em adquirir algum produto ou serviço porque entende que foi validado por outras pessoas, aumentando a confiança com relação ao produto ou serviço e sua eficácia.
3. Demonstre confiança no seu projeto, produto ou serviço
Se você não confia no que está vendendo então quem confiará? Então é fundamental que tenha confiança e demonstre isso aos interessados.
Essa confiança é demonstrada no aperto de mão, no olhar, no tom de voz, por exemplo. Há diferentes formas de transmiti-la, até mesmo nas expressões do nosso rosto ou nas pausas que damos entre uma frase e outra. É importante observar todos esses aspectos, pois eles influenciam diretamente no sucesso de venda do seu produto ou serviço.
Provavelmente um lead não levará a sério um profissional que não o olhe nos olhos, gagueje ou demonstre estar desconfortável com a situação, pois são características que transmitem sensação contrária, ou seja, não passam segurança.
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Perguntas Frequentes:
Pitch de vendas é um discurso de curta duração que tem como finalidade instigar interesse por um produto, ideia ou projeto para um consumidor ou investidor.
1. Seja direto
2. Utilize gatilhos mentais a seu favor
3. Demonstre confiança no seu projeto, produto ou serviço