O design sprint busca alinhar os colaboradores de uma equipe para que eles possam criar ou aperfeiçoar um produto ou projeto já existente com base em uma problemática presente no ambiente corporativo.
Já o treinamento gamificado é a prática de implementar mecânicas de jogos (físico ou virtual) no ambiente empresarial para aprimorar habilidades e competências de funcionários. O objetivo é trabalhar conceitos importantes e que fazem parte do contexto empresarial, mas de forma lúdica.
O que você vai ver neste artigo:
A combinação dessas duas ferramentas possibilita que a empresa disponha de sete etapas específicas para atingir algum objetivo ou mudança desejada para o contexto empresarial, no caso melhorar a experiência de aprendizagem e os resultados dos colaboradores (também conhecido como design instrucional).
Neste artigo você saberá quais são essas etapas e detalhes sobre cada uma. Assim, você poderá colocar em prática no seu negócio, disponho de uma nova ferramenta que te ajude a alcançar as metas da sua empresa.
Etapas do design sprint voltado ao treinamento gamificado
O design sprint adaptado para o treinamento gamificado tem ao todo sete etapas: objetivos, brainstorm, pesquisa, resolução de problemas, plataforma, design e protótipo. A seguir você irá conferir um resumo de cada uma delas.
1. Objetivos
A primeira etapa do design sprint é determinar quais são os objetivos que precisam ser alcançados ao término do processo. É interessante que você tenha definido um objetivo geral e depois o desmembre em partes menores para que seja mais fácil conquistá-lo.
Você não precisa necessariamente se limitar a um objetivo, podem ser dois, três, quatros, quantos quiser. Mas saiba que quanto mais objetivos gerais, mais desafiador será essa tarefa. Por isso é aconselhável que foque em um ou dois para que de fato consiga atingi-los.
2. Brainstorming
O próximo passo é destinado para reunir os objetivos e metas formados no primeiro momento e determinar as motivações que estão por trás deles, os meios necessários para alcançá-los e os resultados específicos que serão gerados de cada um.
Na prática, o brainstorm pode ser desenvolvido com a ajuda de um líder ou facilitador e a reunião de colaboradores chaves do setor. Com uso de ferramentas como bloco de notas, canetas, quadros, computadores, a equipe irá trocar ideias que ajudem a solucionar as problemáticas encontradas na primeira etapa e separar as melhores.
3. Pesquisa
A parte três é dedicada para a pesquisa, momento em que a equipe irá buscar maneiras para alcançar seus objetivos. Ela então irá listar ações que podem ser realizadas, incluindo aqui o que deve ser feito, profissionais que vão participar e ferramentas que vão auxiliar nessa tarefa.
A partir da pesquisa será possível determinar quais práticas são mais relevantes para solucionar as necessidades da empresa, como elas serão executadas e quais os resultados vão trazer para a corporação.
Essa é a última etapa de planejamento, após ela, o time escolhido para essa tarefa começará a colocar em prática tudo o que foi organizado até agora.
4. Resolução de problemas
Como o nome já dá a entender, o próximo passo é destinado a criar e decidir qual o melhor método para resolver o problema do seu objetivo principal. Aqui serão utilizados todos os dados levantados nas etapas anteriores.
O objetivo aqui é ter um esboço da jornada que a empresa precisará enfrentar para atingir o objetivo proposto na etapa um. O detalhamento da tarefa será feito apenas na etapa 6.
5. Plataforma
Se o uso de plataformas pode ajudar no objetivo final, então esse é o momento para encontrar a que melhor se adeque a sua empresa e sua equipe. Existem ferramentas simples até as mais complexas e personalizadas. O importante é que ela facilite o processo.
6. Design
Você e sua equipe já definiram o esboço da trajetória (design thinking) e pensaram em elementos que tornem o processo mais divertido, agora é hora de desenhar a jornada completa. Através de um quadro, um storyboard ou o que preferir, projete toda a experiência que o usuário terá.
7. Protótipo
A última etapa é de prototipagem, ou seja, onde você implementa o que desenvolveu até então e testar para saber se tudo está de acordo com o que projetou.
Certamente será necessário ajustar algumas questões, mas isso é comum. Então você reavaliará todas as etapas desse processo para reajustar o que é necessário e entregar um produto ou projeto que melhor vá de encontro com as expectativas da empresa.
Benefícios que o design sprint pode gerar
Veja os principais benefícios que sua empresa pode conquistar a partir do momento que implementar o design sprint na estratégia de treinamento gamificado.
Obter validação mais fácil
Certamente na sua empresa já aconteceu de criarem um treinamento que não teve sucesso, através do design sprint e todo seu processo, as chances de ele ser bem aproveitado pelos profissionais são maiores, pois o processo de construção e validação são rápidos e envolvem as partes interessadas, no caso os colaboradores.
Resultado mais rápido
A proposta do design sprint é realizar todos os 7 processos em 5 dias. Para isso é essencial ter uma equipe pequena, mas multitarefa que tenha como objetivo em comum atingir aquele objetivo desenvolvido na primeira etapa do processo.
Isso acontece porque os profissionais sabem exatamente em qual local depositar seu foco para alcançar determinado objetivo, possibilitando assim que eles se movam rapidamente e atinjam resultados verdadeiros.
Promover uma cultura de inovação
O design sprint quando implementado no treinamento gamificado torna-se uma excelente ferramenta para promover a cultura de inovação, pois os colaboradores passam a enxergar diferentes possibilidades.
Com a rotina empresarial, é comum que os colaboradores fiquem presos às mesmas maneiras de fazer uma coisa e a partir do momento que a empresa começa a investir em ferramentas que trabalhem a criatividade dos colaboradores, eles passam a assumir novas metodologias e possibilidades de solucionar as problemáticas.
Quer conhecer mais sobre a gamificação e as vantagens que ela pode gerar no treinamento da sua empresa? Então converse com um especialista no chat da Ludos. Ele irá tirar todas as suas dúvidas sobre este universo.
Perguntas Frequentes:
1. Objetivos;
2. Brainstorming;
3. Pesquisa;
4. Resolução de problemas;
5. Plataforma;
6. Design;
7. Protótipo.
- Obter validação mais fácil;
- Resultado mais rápido;
- Promover uma cultura de inovação.