Estar atento às tendências do comportamento do consumidor é fundamental para qualquer negócio, especialmente na era digital. Sem ter esse cuidado, as empresas podem deixar passar diversas oportunidades, perdendo vendas e competitividade no mercado.
O que você vai ver neste artigo:
Conhecer o público-alvo é o primeiro passo para o sucesso de uma empresa. Descubra neste artigo algumas tendências do comportamento do consumidor na era digital e conquiste seu espaço nos negócios online!
A Era Digital: uma revolução constante
Nas últimas décadas uma verdadeira revolução vem ocorrendo. Mesmo as previsões mais inovadoras não poderiam imaginar como a popularização dos avanços tecnológicos transformariam a sociedade e a rotina das pessoas: atualmente milhares de informações podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, com apenas alguns toques no smartphone. De conteúdos educacionais e notícias, passando por filmes e livros, até produtos e serviços, tudo isso pode ser acessado por indivíduos mesmo que estejam do outro lado do mundo.
Essa abertura a um novo universo permitiu diversas oportunidades, trocas de conhecimento e a criação de mercados inéditos. Novos temas e anseios foram surgindo ou ganhando força, transformando o comportamento das pessoas no meio online e fora dele. Quantas pautas saíram da internet e redes sociais para as ruas e cotidiano? Quantas soluções começaram digitais e tomaram conta de nossas vidas?
As empresas não podem mais ignorar o ambiente virtual: se antes os números do comércio online já estavam em linha de crescimento, no pós-pandemia há grandes chances desse valor aumentar ainda mais, pois muitas pessoas que não tinham o costume de realizar compras nesse meio passaram a aderir a esta modalidade — mesmo que para um produto/serviço ou outro — com o fechamento das lojas físicas com as ações de lockdown.
Mas, para ter sucesso nesse ambiente (e em qualquer negócio) é imprescindível conhecer o perfil e comportamento do consumidor. Ficar atento a esta questão ajuda a empresa a identificar oportunidades, pontos de melhoria e padrões que vão colaborar para alinhar os produtos, serviços, comunicações e estratégias para conquistar os clientes. Assim, aumenta-se as vendas e a organização se torna mais competitiva no mercado.
E tudo isso passa por entender as tendências no comportamento do consumidor na era digital — suas dores, desejos, expectativas e atitudes diante de um mundo em constante (r)evolução.
Tendências do Comportamento do Consumidor na Era Digital
Enquanto alguns comportamentos podem depender do perfil do público-alvo e do nicho que a empresa atua, existem alguns padrões que qualquer negócio pode observar nos hábitos de seus clientes no ambiente virtual:
Uso do Mobile
No início da popularização da internet todos queriam ter um personal computer — mais conhecido como PC. No entanto, o surgimento do smartphone transformou a dinâmica de consumo: em vez de adquirir um desktop, que ficaria apenas em um cômodo da casa, as pessoas compraram aparelhos mobile que permitem acessar a web, redes sociais e aplicativos de qualquer lugar. Além disso, os dispositivos móveis ainda oferecem outros benefícios, como tirar fotos e gravar vídeos.
A 32ª Pesquisa Anual do FGVcia, do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, divulgada no primeiro semestre de 2021, estima que existam 242 milhões de smartphones em uso no Brasil — ou seja, há mais telefones desse tipo do que habitantes no país. Enquanto isso, para efeito de comparação, neste ano finalmente os desktops, notebooks e tablets vão ultrapassar a marca de 200 milhões.
Não é difícil perceber a preferência das pessoas pelos celulares: quem não consegue notar as pessoas grudadas em seus aparelhos no meio da rua, no transporte coletivo e em outros lugares públicos, e até mesmo no trabalho e em casa?
Isso significa que as empresas devem pensar na comunicação online e em estratégias focadas nos smartphones para não deixar uma grande oportunidade passar, de estar presente com o público mesmo quando ele está pegando ônibus a caminho do trabalho. Não dá para usar apenas o desktop como modelo na criação dos sites e de peças de marketing. Se o cliente não consegue acessar o conteúdo com facilidade em seu celular, há risco de prejudicar sua experiência com a marca.
Essa questão é tão estratégica que existe até mesmo uma modalidade de ensino voltada a esta situação, a mobile learning, pensando em um formato de conteúdo educativo que seja mais apropriado para esta plataforma e para os padrões de comportamento de seus usuários.
Compra em redes sociais e aplicativos
A popularização dos smartphones também fortaleceu o uso das redes sociais e aplicativos, o que, novamente, abriu novas oportunidades de negócio. Quantas pessoas não são influenciadas a comprar determinado produto ou serviço ao verem um anúncio ou conteúdo nesses canais? Quantas possibilidades de divulgação não surgiram nesses meios?
As empresas devem estar atentas a investir em anúncios, conteúdos para redes sociais e até mesmo no marketing viral para aproveitar o melhor dessa vitrine e expor suas ofertas — sempre levando em conta o perfil dos clientes e em despertar o engajamento do público-alvo. Até mesmo realizar um atendimento e venda via aplicativos de mensagem pode fazer toda a diferença para os clientes.
Também é importante acompanhar o comportamento específico, e eventuais mudanças nele, das pessoas em cada rede social, além de atentar-se à migração para outras plataformas.
O poder dos influenciadores
Não é à toa o nome influenciadores digitais: existem pessoas que construíram sua credibilidade nas redes sociais ao ponto de instigar seu público a agir de determinada forma ou de outra, inclusive comprando ou boicotando um produto, serviço ou marca.
Ter um contato saudável com esses atores, mesmo aqueles que têm públicos menores — mais altamente engajados — é uma ótima oportunidade de negócios, aproveitando a imagem positiva dos influenciadores para associar sua organização.
Pesquisa nos buscadores
Além de consultar os influenciadores preferidos, as pessoas ainda se apoiam nas plataformas de busca para saber mais sobre determinados assuntos ou realizar compras diretas. Esse comportamento é ainda mais especial quando o cliente procura pelo comércio e serviços locais.
Marcar presença nestas plataformas, por meio de SEO, marketing de conteúdo e de informações nas ferramentas de mapas é importante para alcançar o público.
Boa experiência
Independentemente do canal usado, a experiência de todos os clientes deve ser positiva. Quando a pessoa se frustra, seja com detalhes ou por motivos maiores, ela tende a influenciar seus contatos a evitar a marca que lhe gerou esse sentimento negativo.
Por isso, oferecer uma boa experiência é fundamental para engajar o cliente e gerar, indiretamente, novas vendas — seja dessa pessoa ou por ela se comportar como promotora da empresa ao ter tido um ótimo contato com a marca.
Mas, fazer isso é uma estratégia em si só: veja como mensurar e melhorar o engajamento dos clientes e conquiste o coração do seu público!