Brand Awareness ou consciência de marca (em português) é uma métrica empresarial que busca entender como a marca é reconhecida pelos consumidores. O intuito é gerar notoriedade à marca, fazê-la ser lembrada pelo público e torná-la um diferencial no mercado que atua.
Você, por exemplo, já deve ter ido ao mercado e procurado por Bombril, ao invés de palha de aço, ou Nescau, quando, na verdade, é achocolatado em pó, ou mesmo Maizena ao invés de amido de milho. Esses termos são nomes de marcas tão conhecidas por seu público que se tornam sinônimos de uma classe do produto.
O que você vai ver neste artigo:
Chegar a esse patamar é um desafio bastante complexo, mas isso não quer dizer que você não consegue implementar a estratégia de consciência de marca na sua empresa e dispor das diversas vantagens que ela pode gerar.
O que é brand awareness?
Brand awareness é um indicador de desempenho que mostra como os consumidores estão associando seu produto e sua marca. Em outras palavras, é uma métrica que mensura o quanto e como sua marca é reconhecida pelos clientes.
Quanto maior for o índice de brand awareness mais corresponderá que sua marca tem notoriedade no mercado, é lembrada pelos consumidores e é considerada diferenciada na perspectiva do público.
Qual a importância do brand awareness para a empresa?
O brand awareness influência em diversos aspectos da corporação, abaixo você confere as principais vantagens.
Maior alcance da marca
Com o brand awareness, as empresas tendem a, naturalmente, alcançar mais consumidores, porque ela fica mais exposta (on-line e offline), e, consequentemente, mais presente no dia a dia de seus consumidores.
Quando a empresa utiliza estratégias de marketing digital e de inbound e outbound marketing, os próprios consumidores da marca são responsáveis por melhorar o alcance da marca. Satisfeitos, eles indicam a empresa para amigos e familiares e dividem suas boas impressões nas redes sociais, ações que influenciam, e muito, no aumento do valor da marca.
O McDonalds, por exemplo, é um case quando se trata de estar presente e interagir com seus clientes. No ano de 2019, a marca esteve na Comic Con Experience (CCXP), um evento destinado para amantes da cultura pop, ou seja, videogames, histórias em quadrinhos, filmes e séries.
O Mcdonald 's decidiu adentrar no universo pop. Eles adicionaram painéis com os produtos na versão história em quadrinhos. Além disso, colocaram uma capa (essa é uma vestimenta muito característica desse universo) na sua tradicional casquinha de sorvete.
A empresa poderia muito bem ter adicionando um quiosque de sobremesas comum, desses que vemos nos shoppings, mas ela foi além, entendeu que era uma oportunidade para expor a marca e estreitar o relacionamento com seu cliente. Como resultado, essa ação gerou muito mais compartilhamento nas redes sociais e pessoas falando sobre.
Mais vendas
Ao ser a marca mais lembrada do seu nicho, ou estar entre as mais lembradas, isso consequentemente desperta mais interesse de compra nos consumidores, diferente das marcas que não são ou são pouco recordadas.
Em um cenário hipotético, pense que está em busca de um lugar para se alimentar. Você se depara com dois restaurantes, um ao lado do outro. O primeiro tem poucas pessoas e o segundo está cheio, inclusive com fila de espera.
A tendência é que você assimile a quantidade de pessoas com a qualidade do serviço e da comida, então provavelmente você escolha a segunda opção de restaurante, mesmo que tenha que esperar.
Isso acontece porque você tende a confiar no produto que é mais conhecido e consumido por outras pessoas. Ou seja, ser uma empresa referência ajuda a alavancar as vendas e, ainda, gera maior confiança nas pessoas.
Gestão de crise com maior facilidade
Toda marca está suscetível a uma crise de imagem, empresas como Coca-Cola, Kitkat e Pepsi são algumas das que já passaram por uma. Essa possibilidade é ainda maior na era digital, quando informações e notícias se repercutem com muita força e rapidez, logo qualquer erro pode viralizar.
Mas quando você se preocupa em manter um brand awareness forte, o gerenciamento de crise se torna um processo menos trabalhoso. As pessoas já têm uma percepção positiva da sua marca, assim, dependendo do erro que tenha cometido, os consumidores tendem a perdoar mais facilmente.
Melhora na performance das campanhas de marketing
O reconhecimento de marca também influencia no desenvolvimento de campanhas de marketing, isso porque a empresa já é reconhecida no mercado, seu público já tem uma boa percepção dela.
Lembra quando utilizamos o exemplo do McDonalds? Há mais um case de sucesso recente que eles utilizaram do brand awareness para melhorar a performance das campanhas de marketing deles.
A campanha “Méquizice” foca nos hábitos dos consumidores e mostra como cada um tem seu jeito particular de combinar o lanche, uns gostam com ketchup, outros gostam de colocar a batata frita no meio do lanche e há aqueles que preferem um milkshake para acompanhar.
Essa ação só foi possível porque a marca é reconhecida e seus consumidores e até já criaram hábitos singulares para consumi-la.
Mesmo que sua empresa não seja muito conhecida, você pode trabalhar campanhas que evidenciem o seu diferencial como marca, por exemplo. Agora, se ela já estiver mais consolidada, é uma oportunidade para reforçar seus valores. Essa percepção você só terá se adotar o brand awareness.
Mas é importante destacar que todo esse processo só é possível quando você tem uma equipe engajada e motivada, porque ela é a base para a construção do brand awareness. Logo, o primeiro passo que você deve dar para implementar o brand awareness é trabalhar a motivação na sua empresa.
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Perguntas Frequentes:
Brand awareness é um indicador de desempenho que mostra como os consumidores estão associando seu produto e sua marca. Em outras palavras, é uma métrica que mensura o quanto e como sua marca é reconhecida pelos clientes.
-Maior alcance da marca;
-Mais vendas;
-Gestão de crise com maior facilidade;
-Melhora na performance das campanhas de marketing.