A tecnologia pode ser uma grande aliada da educação: basta saber usar as ferramentas digitais a seu favor. No entanto, muitos educadores, profissionais, instituições de ensino e empresas ainda não sabem como aproveitar esses recursos em seu dia a dia.
O que você vai ver neste artigo:
Seja para educação formal, continuada ou empresarial, o uso da tecnologia pode contribuir para fortalecer o aprendizado dos estudantes e tornar o momento mais dinâmico e engajador. Conheça 5 ferramentas digitais para se usar no ensino e dar um UP na aprendizagem.
5 Principais Ferramentas Digitais para Educação
A educação foi uma das áreas mais impactadas com os avanços tecnológicos. Graças a eles agora é possível participar de aulas e palestras ao vivo com educadores e especialistas que estejam do outro lado do mundo, acessar conteúdos educacionais a qualquer hora e de qualquer lugar e assimilar as informações por meio de materiais interativos e em formatos diversos.
Isso trouxe benefícios tanto para os estudantes — de todas as idades e níveis de aprendizagem — quanto para os profissionais, instituições de ensino e empresas. No entanto, é importante saber dominar as ferramentas para explorar o melhor que as tecnologias podem oferecer, além de ter uma melhor gestão do tempo e da produtividade e não se perder no meio de tantas possibilidades.
Algumas ferramentas eletrônicas são fundamentais nesse processo ou trazem funcionalidades que fazem a diferença no dia a dia de educadores, especialistas e estudantes. Elas podem ser adotadas tanto na educação tradicional, quanto na corporativa e continuada — e nesse último caso, incluídas junto com a estratégia de transformação digital nas empresas.
No entanto, existem 5 ferramentas que são praticamente indispensáveis para se adotar em instituições de ensino e organizações e fortalecer os processos de aprendizagem, sejam no modelo presencial ou EAD.
1- Trello
O Trello é uma ferramenta com versão gratuita que pode ajudar bastante na organização das tarefas. Adotando uma lógica da metodologia Kanban, por meio de cartões e dashboards o usuário lista todos os seus compromissos, descrevendo as informações pertinentes a sua realização e até carregando arquivos importantes para os projetos. Assim, é possível visualizar com facilidade todas as demandas e seus estados de progresso.
Educadores e profissionais podem usar o Trello para organizar todas as suas tarefas e planejamento das aulas e atividades, enquanto os estudantes são capazes de controlar o progresso de suas lições e exercícios.
Essa ferramenta ainda pode ser adotada para melhorar os fluxos de informações dentro das empresas por meio da comunicação digital. Os funcionários e lideranças conseguirão organizar suas tarefas individuais e ter contato com as ações de seus colegas ou fortalecer a troca de ideias na realização de projetos coletivos.
2- Canva
Independentemente do modelo educacional — presencial ou EAD — é importante que os instrutores e professores aproveitem diversos recursos para enriquecer o momento de estudo e quebrar a monotonia da leitura e explicação totalmente oral.
Usar imagens, gráficos e outros estímulos é uma ótima ideia para se alcançar esse objetivo e existe uma ferramenta digital feita para desenvolver esses conteúdos: o Canva. Ele costuma ser usado por designers e profissionais de redes sociais para montar peças gráficas de forma gratuita, no entanto, a plataforma também criou um plano especialmente voltado para projetos educacionais ao descobrir esse nicho de mercado.
No Canva for Education é possível utilizar os vários templates disponíveis pela plataforma, montar uma sala de aula virtual e centralizar a comunicação para evitar ruídos e desencontros. Assim, vários recursos para facilitar o trabalho dos educadores e até dos estudantes estão a alguns cliques de distância.
3- Videoconferência (Google Meets, Skype, Zoom)
A popularização e avanço da tecnologia permitiu com que aulas, palestras e outros formatos educacionais pudessem ser transmitidos simultaneamente com participantes de diferentes partes do mundo. Mas, para isso ocorrer da melhor forma, é preciso usar ferramentas de videoconferência para o acesso dos estudantes, interessados, responsáveis pela atividade e educadores/facilitadores.
Existem várias ferramentas desse tipo, sendo as mais conhecidas o Google Meet, Skype e Zoom.
Google Meet: o serviço gratuito da gigante veio substituir a ferramenta Hangouts. Ele permite a participação de até 250 pessoas na mesma videochamada, oferecendo recursos como compartilhamento de tela, enquetes e legendas em tempo real (usando a tecnologia de conversão de voz em texto da multinacional). A versão grátis possibilita chamadas de uma hora de duração por link;
Skype: uma das ferramentas de videoconferência mais antigas e com versão gratuita. Permite conversas com 99 pessoas e até faz ligações para telefones e envio de SMS. Também oferece compartilhamento de tela e legendas, além da gravação da sessão por 30 dias;
Zoom: um serviço de videoconferência que foi alavancado nos últimos anos. A versão grátis comporta até 100 participantes em reuniões de 40 minutos, ou individuais com o limite de 30 horas. Também oferece gravações e transcrições das chamadas.
Além dos recursos que cada uma oferece, é importante considerar qual delas teria uma interface mais amigável e fácil de ser usada pelo público-alvo da ação educativa. Não adianta ter milhões de possibilidades, mas ninguém souber aproveitá-las.
4- Google Classroom
Essa é uma ferramenta digital completa, feita especialmente para a educação. No Classroom é possível fazer diário de classe e exportar a nota dos estudantes para a plataforma, além de ver relatórios dos processos. Ele também permite a criação e edição de documentos colaborativos, aumentando a interatividade entre os participantes.
Assim, vários recursos podem ser usados para conectar educadores e estudantes, facilitando a vida de ambos.
5 - Gamificação
Uma das ferramentas digitais que pode ajudar a transformar o aprendizado de estudantes de diferentes idades e contextos é a gamificação. Essa metodologia usa elementos comuns aos jogos para estimular as pessoas a realizarem determinadas tarefas e mudarem comportamentos.
A gamificação aproveita características dos jogos que naturalmente despertam o interesse e motivação das pessoas para ajudá-las a cumprir atividades que não são tão engajadoras, desde realizar exercícios físicos até estudar.
No caso da educação, uma plataforma gamificada pode ser adotada para fortalecer a assimilação de informações das aulas teóricas, oferecendo uma experiência imersiva e interativa de aprendizado.
Em vez de apenas usar métodos tradicionais como o expositivo, os estudantes participam de uma dinâmica para fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula e treinamentos corporativos — por exemplo —, realizar os exercícios e verificar o seu desempenho geral.
As plataformas gamificadas ainda coletam os dados das atividades e geram relatórios detalhados para os professores, instrutores e outros responsáveis, ajudando-os a avaliar os resultados educacionais e descobrir pontos de melhoria.
Quer saber mais sobre essa ferramenta? Descubra 5 Benefícios da gamificação no processo de aprendizagem e fortaleça as estratégias da sua empresa e instituição de ensino!
Perguntas Frequentes:
1- Trello;
2 - Canva;
3 - Videoconferência;
4 - Google Classroom;
5 - Gamificação.