Fazer uma pesquisa de engajamento é uma ótima forma de diagnosticar como anda a relação dos colaboradores com a empresa, detectando situações como desmotivação e falta de conexão com a organização e que podem gerar graves problemas internos.
O que você vai ver neste artigo:
Seus funcionários estão felizes no trabalho? Ou os talentos estão a um passo de pedirem demissão? Descubra tudo isso com a pesquisa de engajamento!
A Importância do Engajamento nas Empresas
Tanto se fala atualmente sobre a necessidade de ser feliz no trabalho, um anseio ainda mais forte nas gerações jovens. Quantas reportagens não contam sobre profissionais que não estavam satisfeitos com seus empregos e saíram, mudando de área ou montando o próprio negócio? Quantas não exploram a felicidade daqueles que se “encontraram” em suas atividades?
Mais do que um trabalho, essas pessoas encontraram satisfação pessoal e aumentaram seu engajamento profissional — um elemento fundamental para qualquer empresa e trabalhador, motivando e fidelizando os funcionários, melhorando sua produtividade e contribuindo para a retenção dos talentos.
Por mais importante e valorizado que seja, uma boa remuneração é apenas uma parte da equação para ser feliz no trabalho: além do salário e benefícios, um funcionário tem que trabalhar em um ambiente saudável, onde conta com um líder exemplar, um clima organizacional positivo e se sinta parte da empresa.
Colaboradores felizes se dedicam mais a suas funções, tanto em produtividade quanto na qualidade do serviço, e permanecem no trabalho mesmo que surjam ofertas tentadoras da concorrência. Melhorar o engajamento profissional é um dos passos para alcançar esse ideal, retendo os talentos e aumentando o desempenho da organização.
Porém, antes de transformar a dinâmica interna, é preciso fazer um diagnóstico para saber qual a situação atual dos colaboradores em sua relação com a empresa. Afinal, não se pode solucionar um problema sem saber o que é, sua gravidade e as possíveis causas e consequências dele.
O que é a Pesquisa de Engajamento?
Ela é um questionário ou pesquisa com perguntas diretas e objetivas para saber como anda o engajamento dos colaboradores. Busca-se entender questões como: se eles estão felizes no trabalho; quais são os pontos positivos da empresa ou cargo, e quais são os negativos de cada elemento, por exemplo.
A pesquisa de engajamento ajuda o RH e lideranças a descobrir quais são os problemas e situações que estão prejudicando a produtividade e felicidade dos colaboradores no trabalho, intervindo em cada contexto para melhorar a satisfação, clima organizacional e desempenho das equipes.
Esse trabalho pode ser visualizado por meio de dados, com questões quantitativas, além de respostas qualitativas para identificar com maior especificidade alguns pontos. Desta forma, é possível tanto metrificar o engajamento dos funcionários quanto entender a dinâmica interna de forma mais profunda.
Enquanto uma pesquisa de clima organizacional costuma ser aplicada de forma mais espaçada, esse acompanhamento do engajamento dos funcionários pode ser feito com maior frequência, para ver como eles estão assimilando algumas mudanças específicas na empresa.
Assim, o RH e lideranças ficam atentos a qualquer situação que possa desequilibrar o ambiente e prejudicar toda a cadeia. Um funcionário desmotivado pode acabar influenciando negativamente sua equipe, intensificando a dificuldade de engajamento em um departamento inteiro.
Nesse sentido, o uso dessa ferramenta pode contribuir para evitar problemas ainda mais graves no clima interno, inclusive para reduzir a rotatividade de pessoal — que sempre gera custos intelectuais, produtivos e financeiros ao negócio.
A pesquisa de engajamento é uma ferramenta de diagnóstico fundamental para compreender como anda a gestão de pessoas na empresa e ter caminhos para aumentar o desempenho dos funcionários.
O melhor de tudo: adotar essa metodologia não é algo tão complexo quanto um RH possa imaginar — basta usar as ferramentas corretas e organizar as rotinas.
Como Fazer uma Pesquisa de Engajamento
Aplicar a pesquisa de engajamento em um departamento ou empresa é uma tarefa mais simples do que se possa pensar em um primeiro momento. Mas é importante lembrar que ele não é somente um processo do RH — as lideranças podem e devem participar dessa estratégia justamente por terem um contato diferenciado com os funcionários e serem capazes de trazer ideias e opiniões valiosas para a ação.
Ademais, existem alguns passos para realizar esse processo e, com a união entre RH e lideranças, aplicar uma pesquisa de engajamento de forma eficiente:
1- Definir o objetivo e limites
Primeiramente, é preciso pensar qual será o objetivo específico da pesquisa e em quais grupos ela será aplicada. Uma coisa é elaborar um questionário para toda empresa; outro é aplicar essa ferramenta em um determinado departamento.
2- Elaborar as perguntas
As perguntas certas levam a respostas que possam verdadeiramente transformar o ambiente da empresa e motivação dos funcionários. O RH deve elaborar o questionário com a ajuda das lideranças, personalizando cada questão de acordo com o público em que a pesquisa será aplicada.
Dependendo do objetivo, se não for para entender o engajamento de forma geral, não basta usar perguntas genéricas aleatórias. Somente tendo cuidado com essa etapa se é possível fazer um diagnóstico eficiente dos desafios que os funcionários enfrentam e resolvê-los de forma assertiva.
Também é importante pensar em questões diretas e claras para evitar confusões e respostas vagas.
3- Defina a frequência
Considerando os objetivos da ação, é preciso definir a frequência em que a pesquisa de engajamento será aplicada: para avaliar uma mudança na gestão de pessoas e estratégias da empresa? Após a troca de liderança? Somente para verificar como está o ambiente, por exemplo?
4- Defina a aplicação
Esse ponto é importante, pois deve-se garantir o anonimato dos respondentes e a acessibilidade e conveniência para os funcionários. Isso permitirá que mais profissionais participem da pesquisa e respondam de forma honesta cada pergunta.
O questionário pode ser tanto físico, de papel, como hospedado em uma plataforma online. É preciso organizar as datas e prazos de resposta, evitando que alguém se confunda na agenda e deixe de participar sem querer.
5- Analise os resultados
Após a aplicação do questionário é o momento de avaliar todas as respostas e organizá-las em dados estratégicos. Tratar e visualizar essas informações da forma correta — tanto para o RH e lideranças — é fundamental para saber interpretá-las e fazer um diagnóstico certeiro.
6- Defina ações de melhoria
A pesquisa de engajamento não acaba com o diagnóstico dos desafios: é preciso definir quais serão as estratégias adotadas para resolver os pontos negativos e melhorar a motivação dos funcionários. Somente assim será possível solucionar os problemas e fortalecer o relacionamento dos colaboradores com a empresa.
Existem várias outras estratégias que podem otimizar as tarefas e facilitar a vida da gestão de pessoas — pensando em processos como treinamento corporativo, avaliação de desempenho ou fortalecimento da motivação dos funcionários
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Perguntas Frequentes:
Colaboradores felizes se dedicam mais a suas funções, tanto em produtividade quanto na qualidade do serviço, e permanecem no trabalho mesmo que surjam ofertas tentadoras da concorrência. Melhorar o engajamento profissional é um dos passos para alcançar esse ideal, retendo os talentos e aumentando o desempenho da organização.
Ela é um questionário ou pesquisa com perguntas diretas e objetivas para saber como anda o engajamento dos colaboradores. Busca-se entender questões como: se eles estão felizes no trabalho; quais são os pontos positivos da empresa ou cargo, e quais são os negativos de cada elemento, por exemplo.
1- Definir o objetivo e limites;
2- Elaborar as perguntas;
3- Defina a frequência;
4- Defina a aplicação;
5- Analise os resultados;
6- Defina ações de melhoria.