O termo Small Data é adotado para designar a grande quantidade de dados da nova era, chamada a Era da Informação. Esses dados quando analisados e interpretados se tornam um verdadeiro ouro para os negócios, possibilitando a criação de estratégias mais efetivas e tomadas de decisão mais assertivas.
O que você vai ver neste artigo:
Esse conceito vem para contrapor o Big Data e prioriza a precisão e a qualidade das informações utilizadas na empresa. Ou seja, enquanto o Big Data se preocupa com a quantidade de dados coletados, o Small Data tende a considerar a qualidade dessas informações.
Apesar de parecer o fim do Big Data, essa novidade vem sendo considerada complementar a tecnologia já adotada hoje, maximizando, assim, a capacidade e os resultados que ambos podem entregar.
O que é Small Data?
Pense que possui um livro sobre produtividade para ler, nele há 10 dicas de práticas que você pode implementar em seu cotidiano para se tornar uma pessoa mais produtiva.
No entanto, essas dicas estão distribuídas por todo o livro. Sua tarefa é desmembrar cada capítulo e fazer uma análise minuciosa de cada parágrafo para identificar essas dicas e fazer um resumo contendo somente as dicas.
Nesse processo, um livro de 300 páginas se transforma em 10 páginas e, ainda sim, entrega a principal informação que você precisava: as dicas. Ao invés de volume, portanto você passa a dispor de qualidade. Essa é a finalidade do Small Data.
Na proposta do Small Data, a procura por informações se estende a diferentes formas e canais. Podem ser através de pesquisas qualitativas e quantitativas, tráfego no site, vendas simuladas, redes sociais, análises de satisfação ou mesmo através de relatórios gerados através de softwares de relacionamento com o cliente (CRM).
Em quase todas as situações, tal estratégia é voltada para extrair informações comportamentais do público-alvo e são somadas a outros dados para que a empresa tenha mais insights sobre.
Nesse caso, o foco não está em reunir o máximo de informações no mínimo tempo possível, mas garantir que o material coletado encontra-se organizado, acessível e de fácil entendimento.
Qual a diferença entre Big Data e Small Data?
Existem algumas diferenças entre Big Data e Small Data, por exemplo, enquanto o Big Data requer armazenamento de aplicações de data mining e ferramentas de última ponta para análise de dados, o Small Data consegue atuar mesmo que a empresa não tenha tantas condições financeiras e de tempo para.
O Big Data também requer que cientistas de dados analisem as informações coletadas, enquanto no Small Data qualquer profissional pode ficar responsável por averiguar e gerar insights relevantes sobre o que foi coletado.
Resumidamente, as principais diferenças básicas entre Big Data e Small Data são:
- É mais complexo extrair os benefícios do Big Data e esse processo exige tempo;
- Small Data é acessível, está nas redes sociais e ferramentas de busca, por exemplo;
- Big Data coleta dados por meio da nuvem, SQL Server, banco de dados e demais fontes;
- No Small Data, os dados são gerados com PCs.
- Big Data atua com petabytes;
- Small Data une pequenas, mas relevantes quantidades de dados.
Como já comentado por aqui, apesar de o Small Data se destacar por ser menos complexo, quando comparado ao Big Data, cada um possui uma relevância importante para a empresa. Alguns especialistas, inclusive, defendem o uso dos dois. Um complementando outro.
As vantagens do Small Data
Ao longo do texto, você já deve ter se deparado com alguns benefícios que o Small Data pode proporcionar para o ambiente corporativo, seja ele pequeno, médio ou grande porte. Porém, destacamos aqui alguns dos benefícios mais presentes para você conferir!
Decisões tomadas a partir das necessidades dos clientes
O Small Data se destaca no ambiente corporativo porque a partir dele a empresa consegue tomar decisões focadas nas necessidades do cliente final. Essa tecnologia gera facilmente relatórios, gráficos, comunicados e outras informações relevantes para a organização.
Eficiência no setor de compras
Todos os setores de qualquer empresa buscam eficiência máxima e produzir mais com menos recursos e o Small Data ajuda nesse sentido. Ele pode ser implementado na área de compras e otimizar os resultados da empresa. Com isso, ele pode gerar economia e direcionar melhor os recursos disponíveis.
Como reflexo da implementação do Small Data, a empresa consegue notar a diferença em seus estoques que se tornam mais equilibrados e correspondentes às necessidades do mercado, trazendo, assim, máxima eficiência para a corporação.
Business Intelligence
A Business Intelligence é um processo elementar para empresas que querem se manter competitivas no mercado. Através do Small Data, a cadeia produtiva passa a ser mais inteligente e conectada, o que impacta diretamente no desenvolvimento do BI da empresa.
Qualificação dos dados
Apesar de apresentar diferentes vantagens, o foco do Small Data está na qualificação dos dados gerados, diferente do Data Base, por exemplo, que foca no volume. Por buscar mais qualidade de informações, elas são mais precisas.
Essa característica é fundamental para o desenvolvimento da empresa, pois facilita o monitoramento dos dados, as decisões que são tomadas a partir deles, assim como as negociações que também levam em consideração essas características.
Todos os dias surgem novas ferramentas e maneiras de coletar e tratar os dados. Ontem o Big Data surgiu revolucionando o mercado, hoje já existe o Small Data que vem para contribuir ainda mais para essa esfera de manipulação de informações que é uma prática extremamente relevante e estratégica para as empresas.
Mas essas tecnologias não passam de ferramentas que só trazem frutos verdadeiros quando bem implementadas e utilizadas, por isso é importante se aprofundar no assunto e conhecer todos os aspectos desse instrumento que pode transformar o desempenho dos negócios diante do mercado.
Confira então os nossos demais artigos sobre o assunto, começando com: O valor do Big Data Analytics na tomada de decisão.
Perguntas Frequentes:
A proposta do Small Data, a procura por informações se estende a diferentes formas e canais. Podem ser através de pesquisas qualitativas e quantitativas, tráfego no site, vendas simuladas, redes sociais, análises de satisfação ou mesmo através de relatórios gerados através de softwares de relacionamento com o cliente (CRM).
Existem algumas diferenças entre Big Data e Small Data, por exemplo, enquanto o Big Data requer armazenamento de aplicações de data mining e ferramentas de última ponta para análise de dados, o Small Data consegue atuar mesmo que a empresa não tenha tantas condições financeiras e de tempo para.
-Decisões tomadas a partir das necessidades dos clientes;
-Eficiência no setor de compras;
-Business Intelligence;
-Qualificação dos dados.