Mailing: o que é, para que serve e como construir o seu

02 maio 2024

Mailing é a lista de contatos que uma empresa tem para realizar estratégias como Inbound Marketing, Inbound Sales e as vendas em geral. Um e-mail certeiro pode ajudar a atrair, converter e engajar as pessoas, gerando mais compras e fidelização.

Aproveite todo o potencial do Mailing: descubra o que é e como construir uma lista de contatos para seu negócio!

O que é Mailing?

Os e-mails têm um grande potencial de comunicação entre as pessoas e até mesmo de vendas. Não é à toa que tantas empresas não largaram a mão deste canal: seja para enviar promoções, conteúdos engajadores ou para conhecer melhor quem está do outro lado da tela, esse meio pode ajudar a estreitar o relacionamento com o cliente e a fechar negócios.

O Mailing nada mais é do que a lista de contatos de e-mail que uma empresa tem. Esses dados costumam ser bastante usados em estratégias como Inbound Sales e Marketing e em vendas em geral, que sabem usar esse meio de comunicação para estabelecer uma relação mais sólida com as pessoas.

Dessa forma, existem diversas oportunidades de transformar esse canal em um meio estratégico para a empresa atrair, encantar, converter e fidelizar clientes.

Pode-se usá-lo para envio de promoções, de conteúdos que tenham a ver com a área da empresa — como forma de criar autoridade para marca e despertar a confiança das pessoas —, para divulgar testes grátis do produto ou serviço, promover ações e campanhas ligadas à organização, estratégias de pós-vendas… são inúmeras as possibilidades para se aproveitar o melhor dessa ferramenta.

No entanto, de onde vem esses contatos? Como conseguir o e-mail do público-alvo do negócio?

Para que serve um mailing de clientes?

O mailing é uma estratégia de inbound marketing adaptável a diferentes objetivos. Ele serve para educar o mercado, lançar produtos, reforçar a autoridade da marca, promover promoções, entre outros.

Mailing de clientes é uma opção de canal direto, e deve ser implementado quando objetivo é atingir potenciais consumidores. Além disso, é um recurso interessante para segmentar e se comunicar com leads exatos, principalmente se o foco é trabalhar o funil de vendas, já que falar com as pessoas certas e no momento certo pode melhorar o número de conversão.

Ou seja, o mailing é uma estratégia personalizada para diferentes estágios de venda. Ao adotá-lo e implementá-lo da forma correta, é possível gerar autoridade de marca e melhorar sua reputação, destacando-se dos concorrentes do mesmo nicho.

Mailing e e-mail marketing: qual a diferença?

O e-mail marketing refere-se especificamente à prática de enviar mensagens promocionais, informativas ou transacionais para uma lista de contatos por e-mail. Essas mensagens podem incluir ofertas, newsletters, convites para eventos, atualizações de produtos, entre outros conteúdos relevantes para o público-alvo.

Por outro lado, o mailing engloba todas as formas de comunicação direta estabelecidas entre uma empresa e seus clientes ou clientes em potencial, utilizando não apenas o e-mail, mas também outros canais de comunicação, como SMS, mala direta, telefonemas, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, entre outros.

Assim, enquanto o e-mail marketing é uma parte específica do mailing segmentado, o mailing em si é um termo mais amplo que abrange todas as formas de comunicação direta com o público-alvo.

Essa distinção é importante porque demonstra que o mailing é uma estratégia de comunicação multicanal, que pode ser adaptada de acordo com as preferências e comportamentos dos clientes, enquanto o e-mail marketing é uma ferramenta específica dentro dessa estratégia, focada na comunicação por e-mail.

Portanto, ao desenvolver uma estratégia de marketing, é essencial considerar todos os canais disponíveis e escolher aqueles que melhor se adequam aos objetivos e às necessidades do público-alvo.

E-mail Marketing

Como já mencionado por aqui, o e-mail marketing refere-se à prática de enviar mensagens promocionais, informativas ou transacionais para uma lista de contatos por e-mail.

Confira, abaixo, as características do e-mail marketing:

  • Foco: Concentra-se exclusivamente na comunicação por e-mail como canal de entrega.
  • Personalização: Permite a personalização de mensagens com base em dados demográficos, histórico de compras e comportamento do usuário.
  • Métricas: Fornece métricas detalhadas de desempenho, como taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, entre outros.

Mailing

Engloba todas as formas de comunicação direta entre uma empresa e seus clientes ou clientes em potencial, utilizando diversos canais de comunicação.

Confira, abaixo, as características do mailing de empresas:

  • Canais: Inclui não apenas e-mail, mas também SMS, mala direta, telefonemas, aplicativos de mensagens como WhatsApp, entre outros.
  • Estratégia: Permite uma abordagem multicanal, adaptando-se às preferências e comportamentos dos clientes.
  • Flexibilidade: Oferece a flexibilidade de escolher os canais mais adequados para alcançar o público-alvo de acordo com os objetivos de marketing.
  • Amplitude: Abrange uma variedade de táticas de comunicação direta, permitindo uma comunicação mais ampla e personalizada com os clientes.

Essas diferenças destacam a natureza específica do e-mail marketing como uma ferramenta dentro da estratégia mais ampla de mailing, que envolve uma variedade de canais para alcançar e engajar o público-alvo de maneira eficaz.

Quais são os usos mais comuns do mailing?

Como mencionado anteriormente, o mailing de empresas pode ser implementado em diferentes recursos, desde um newsletter até no WhatsApp.

Newsletter

Newsletter é o envio de e-mails regulares para atualizar os leads inscritos sobre produtos e serviços mais recentes da marca. Também serve para compartilhar informações relevantes do setor, atualizações de postagens de blog e até mesmo oferecer descontos e promoções exclusivas.

Essa abordagem não apenas envolve, mas também os nutre os inscritos, ajudando a construir e manter um relacionamento mais próximo com a sua marca. É importante lembrar que, neste caso, a lista de contatos é construída manualmente - ou seja, as pessoas precisam se inscrever para receber os e-mails.

Mala direta

A mala direta compreende qualquer tipo de correspondência física enviada aos clientes ou potenciais compradores com o objetivo de atraí-los ou fidelizá-los. Exemplos incluem cartões-postais, panfletos, catálogos, folhetos, entre outros.

Essa forma de comunicação faz uso principalmente dos endereços físicos dos contatos para enviar materiais diretamente às pessoas, sendo especialmente útil em estratégias onde a adesão por meios digitais é baixa.

Telemarketing

O telemarketing, também conhecido como cold calling 1.0, consiste em contatar e abordar clientes em potencial por meio de chamadas telefônicas não solicitadas. Essa prática é comumente empregada por empresas dos segmentos B2B e B2C, bem como por grupos e organizações não governamentais, para finalidades como pesquisas de mercado, solicitação de doações, entre outras.

SMS

O Serviço de Mensagem Curta (SMS) é comumente utilizado em campanhas comerciais e de marketing para despertar interesse e envolver clientes. Muito provavelmente você já tenha recebido mensagens de ofertas e promoções de empresas, operadoras de telefonia usam muito desta estratégia.

WhatsApp

De acordo com pesquisas, como da Statista, 47 milhões de pessoas usam o WhatsApp no Brasil. Esse número corresponde a 99% dos brasileiros on-line, e coloca o país na lista de segundo colocado com maior número de usuários, perdendo apenas para a Índia.

Esses dados evidenciam a força do canal, e como ele pode servir como estratégia de canal direto para empresas alcançar clientes e potenciais compradores. Com uma lista de números de celular atualizados, é possível realizar diferentes tipos de comunicações, seja para alimentar relacionamento ou promover um produto ou serviço.

Como construir uma Lista de Mailing

Existem algumas formas de se conquistar o contato dos clientes em potencial da empresa. Dois dos principais caminhos são:

Inbound Marketing

Nesse caso, usa-se uma “isca” para atrair e captar o e-mail dos contatos. Artigos de blog, e-books, infográficos, anúncios, gamificação voltada para marketing, entre outras ideias são produzidas para oferecer conteúdo e formatos que despertam o interesse das pessoas e, para acessá-los, eles devem informar alguns dados como nome, profissão/empresa e o seu endereço eletrônico.

Tudo é feito de forma transparente e oferecendo algo que realmente seja relevante para a vida do público-alvo da ação. Dessa forma, eles trocam informações estratégicas por materiais ricos e voltados para suas necessidades.

Teste Gratuito

Às vezes, essa isca pode ser o próprio produto ou serviço da empresa, disponível de forma limitada (em quantidade, recursos disponíveis ou tempo). A pessoa, assim, tem a chance de conhecer melhor a solução e como ela pode agregar à sua vida pessoal e profissional.

Nesse caso, muitas empresas desenvolvem uma estratégia em que, ao final do teste, o participante recebe o contato de um vendedor preparado para converter esse negócio gratuito em pago — isso sem pressionar demais a pessoa, como se fosse uma venda tradicional.

Esse modelo é uma ótima opção para permitir com que o público veja como a oferta fará a diferença em suas vidas na prática, enquanto um vendedor prepara o terreno para fechar o negócio.

No fim, pode-se pedir o e-mail dessa pessoa como login ou para acesso à página de teste e, a partir daí, construir uma estratégia para educar esse indivíduo sobre os benefícios do produto ou serviço, o que mais a empresa pode fazer por ele e enviar outros conteúdos de engajamento.

Independentemente da metodologia adotada, é fundamental saber fazer uma triagem inteligente desses contatos, separando entre aqueles que realmente pertencem ao público-alvo e aqueles que não terão um genuíno interesse na marca — além de dividi-los de acordo com seus interesses.

O que não fazer nas estratégias com Mailing?

Um dos pilares do Inbound Marketing é que as pessoas recebam os comunicados por sua espontânea vontade e que se crie um relacionamento de confiança e benefício mútuo. Nesse sentido, algumas condutas — que infelizmente são praticadas por algumas empresas — vão de encontro a esses entendimentos e de qualquer estratégia de contato com o público.

No fim das contas, elas acabam sendo um tiro no pé: em vez de atrair clientes, esse tipo de comportamento afasta as pessoas e acaba criando uma imagem negativa do negócio.

1- Não comprar ou adquirir sem o consentimento o e-mail das pessoas

Essa é uma das principais lições em qualquer estratégia séria de marketing: se a pessoa, por livre vontade, não se inscreveu para receber os e-mails, ela certamente irá odiar receber mensagens que não foram solicitadas de um remetente que mal conhece ou confia.

Comprar ou coletar o contato das pessoas sem elas explicitamente aceitarem receber suas mensagens pode parecer um bom negócio em um primeiro momento — mas não é e, pelo contrário, só vai fazer clientes em potencial pegarem raiva da sua empresa.

2- Não fazer spam

Mesmo que a pessoa ame a marca, ela certamente irá passar raiva de receber todo santo dia um e-mail aleatório e que não é de um tema que ache relevante para sua vida. Por isso, existem duas regras principais ao lidar com Mailing de clientes:

  • Primeiro: não se pode mandar e-mails com tanta frequência, lotando a caixa de entrada das pessoas;
  • Segundo: deve-se mandar e-mails com assuntos que sejam do interesse do contato, não apenas de temas genéricos.

Pensar na quantidade de e-mails mandados em um determinado período — além de agrupar os contatos de acordo com seu perfil — é importante para se ter uma estratégia assertiva.

3- Não ter uma estratégia

Além do excesso, a falta também é um problema: não adianta muita coisa mandar um ou outro e-mail, apenas quando uma promoção ocorre. Pode ser que algumas vendas sejam concretizadas, mas, no fim das contas, todo o potencial do Inbound Marketing será desperdiçado em uma situação dessas.

Ter uma estratégia bem definida é fundamental para ter resultados. Isso inclui pensar no tom de voz e linguagem das mensagens, temáticas abordadas, etapas até a conversão, outras metodologias associadas e outros tantos detalhes.

Não importa o canal: todas as estratégias com o público devem ser bem planejadas e executadas para, além de realizar uma única venda, reter esse comprador na empresa e aumentar assim sua receita recorrente.

Por isso, é importante que a organização invista em ações de fidelização para conquistar o seu público de vez. Veja como mensurar e melhorar o engajamento dos clientes e não deixe essas vendas escaparem por entre seus dedos!

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O que é Mailing?

O Mailing nada mais é do que a lista de contatos de e-mail que uma empresa tem. Esses dados costumam ser bastante usados em estratégias como Inbound Sales e Marketing e em vendas em geral, que sabem usar esse meio de comunicação para estabelecer uma relação mais sólida com as pessoas. 

O que não fazer nas estratégias com Mailing? 

Um dos pilares do Inbound Marketing é que as pessoas recebam os comunicados por sua espontânea vontade e que se crie um relacionamento de confiança e benefício mútuo. Nesse sentido, algumas condutas — que infelizmente são praticadas por algumas empresas — vão de encontro a esses entendimentos e de qualquer estratégia de contato com o público. 

No fim das contas, elas acabam sendo um tiro no pé: em vez de atrair clientes, esse tipo de comportamento afasta as pessoas e acaba criando uma imagem negativa do negócio.

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