Investir em Treinamento de Compliance é importante para garantir que essa mentalidade seja promovida na empresa. Ter uma organização que respeita a legislação e valores morais faz toda a diferença nos negócios — e essa postura deve ser refletida tanto no comportamento das lideranças quanto em cada funcionário.
O que você vai ver neste artigo:
Descubra a importância de se investir em um Treinamento de Compliance em sua empresa e construa uma imagem de credibilidade!
A Importância do Compliance
Manter uma boa reputação é algo valoroso para qualquer empresa. Criar e perpetuar uma imagem positiva, de credibilidade e ética diante do público ajuda a construir relacionamentos mais profundos e favoráveis aos negócios, seja com os fornecedores, parceiros em geral e com os próprios clientes.
Ainda mais nas últimas décadas, ficou óbvio a importância das organizações agirem de acordo com a legislação e os valores éticos e morais: escândalos tanto no Brasil quanto em outros países abalaram diversos negócios, revelando situações de corrupção, lavagem de dinheiro, utilização de trabalho escravo, venda de dados pessoais de usuários para terceiros sem sua autorização e até inação diante de posturas consideradas imorais (como racismo, LGBTfobia, propagação de fake news e até de ideologias nazistas).
Nenhuma empresa é uma ilha — ela existe em sociedade e depende dela para sobreviver. Por isso, é fundamental que a organização siga as normas e valores vigentes para evitar problemas, reduzir impactos negativos à sua imagem e para não perder a credibilidade diante dos seus clientes, investidores e outros públicos.
No fim das contas, a imagem também influencia nas vendas e financeiro de uma organização: cada vez mais as pessoas compram ou deixam de comprar produtos e serviços de uma marca dependendo do seu posicionamento e ação na sociedade.
Entretanto, mais do que uma atitude passiva de apenas cumprir a legislação e burocracias, é importante investir em estratégias concretas para que toda a companhia esteja em conformidade com a legislação e com o senso ético — compreendendo desde os processos internos, relacionamento com fornecedores e clientes à postura dos funcionários.
Uma das estratégias mais conhecidas para isso é o Compliance, adotado em organizações ao redor do mundo para garantir que as legislações sejam cumpridas na empresa inteira.
Afinal, o que é Compliance?
O nome desse conceito vem do verbo em inglês “to comply”, ou seja, cumprir. Essa estratégia promove uma mentalidade de se corresponder às normas que a empresa (e todos os envolvidos com ela) estejam submetidos. E essa questão abarca diversos âmbitos, como jurídico, fiscal, operacional e operacional.
É fácil entender: Compliance significa que a empresa, como um todo, deve cumprir os parâmetros legais, éticos e as regras relacionadas a sua atuação, evitando assim problemas na justiça ou crises em sua imagem e credibilidade.
A preocupação em seguir princípios legais e morais na organização se estende a diferentes áreas, incluindo estratégias como o Compliance Digital, pensando em como estas noções se aplicam no ambiente online. Dessa forma, as empresas estão investindo em várias frentes para garantir que todo seu funcionamento siga as normas e boas práticas de seu segmento.
Nesse sentido, existe um elemento estratégico para que o Compliance seja cumprido dentro da companhia: os funcionários. Muitas vezes eles são a cara da organização para clientes, fornecedores e parceiros, além de atuarem em diferentes operações, tarefas, ações e estratégias do negócio. Sendo assim, precisam dominar as regras e normas envolvidas em seus trabalhos — para isso, precisam ser educados e sensibilizados para questões como estas.
E é nesse sentido que se mostra a importância de se investir em Treinamento de Compliance para que essa mentalidade seja seguida no cotidiano da companhia.
O que é o Treinamento de Compliance?
Uma das estratégias mais importantes para se implementar em relação ao Compliance é investir na educação empresarial: um treinamento corporativo eficiente é capaz de fortalecer os conhecimentos e competências dos funcionários de uma empresa, ajudando-os a realizar o melhor trabalho o possível.
No caso do Treinamento de Compliance, essa estratégia contribui para educar os colaboradores a respeito das boas práticas em suas funções e na organização, para que eles tenham consciência sobre quais ações são aceitáveis e aquelas que violam os princípios éticos e normas envolvidas no ambiente de trabalho.
Além disso, esse tipo de treinamento ajuda a fixar os ensinamentos e boas condutas na cultura organizacional, espalhando os valores por toda a empresa. Em vez de ficar restrito apenas ao “alto escalão”, as melhores práticas são semeadas na companhia inteira.
Assim, o Compliance não se torna “apenas” um documento ou noção divulgada de forma implícita sobre as regras e normas, mas sim algo que é colocado em prática no dia a dia. Deixa de ser somente um discurso e se materializa no cotidiano, sendo percebida pelos diferentes públicos da empresa — como clientes, stakeholders, parceiros e sociedade em geral.
Como Investir no Treinamento de Compliance
O primeiro passo é definir e elaborar todas as regras e normas às quais a empresa e cada setor estão submetidas. Se a empresa já possui suas práticas internas de Compliance, este material deve ser adaptado para as necessidades de cada grupo que participará do treinamento — personalizando assim o conteúdo para otimizar os resultados da ação.
Dessa forma, é importante conhecer o público-alvo da atividade para desenvolver materiais que realmente eduquem os funcionários, levando em consideração a especificidade de suas funções e os temas que precisam aprender. Também é fundamental definir indicadores para avaliar com frequência os treinamentos e como os colaboradores estão aplicando o Compliance em seu dia a dia.
Outra dica importante é investir em metodologias mais engajadoras de treinamento. É cada vez mais difícil reter a atenção das pessoas, ainda mais em atividades que sejam obrigatórias e/ou associadas à uma imagem negativa, como alguns funcionários possam ter em relação à educação empresarial. Métodos mais tradicionais, como o estilo expositivo, podem acabar afastando esses profissionais da atividade ou então não contribuírem tanto para a sua assimilação dos conteúdos instruídos.
Já as metodologias diferenciadas oferecem uma experiência mais engajadora e positiva de aprendizagem, estimulando a proatividade para motivar os funcionários a participar da atividade. Dessa forma, aumenta-se o aproveitamento e resultados da estratégia ao tornar as capacitações mais dinâmicas.
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Compliance significa que a empresa, como um todo, deve cumprir os parâmetros legais, éticos e as regras relacionadas a sua atuação, evitando assim problemas na justiça ou crises em sua imagem e credibilidade.
Treinamento de Compliance, é uma estratégia para contribui para educar os colaboradores a respeito das boas práticas em suas funções e na organização, para que eles tenham consciência sobre quais ações são aceitáveis e aquelas que violam os princípios éticos e normas envolvidas no ambiente de trabalho.