A Teoria do Desenvolvimento Organizacional é um conceito desenvolvido para ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças no mercado e na sociedade. Para se manterem competitivos, os negócios devem estar atentos ao ambiente externo e interno e se prepararem para transformações que impactam suas atividades.
O que você vai ver neste artigo:
- O que é Desenvolvimento Organizacional?
- O que diz a Teoria do Desenvolvimento Organizacional?
- Qual é o seu Impacto no Desenvolvimento Pessoal e Profissional?
- Benefícios de aplicar o Desenvolvimento Organizacional na sua empresa
- Como transformar sua empresa com a Teoria do Desenvolvimento Organizacional?
- Como desenvolver pessoas através da teoria?
Não deixe as ondas da mudança derrubarem sua empresa! Conheça a Teoria do Desenvolvimento Organizacional.
O que é Desenvolvimento Organizacional?
Todo negócio busca aumentar suas vendas e ter espaço no mercado. Para isso ocorrer, é importante investir em ações de aprimoramento constante, inclusive repensando questões estruturais internas para alcançar esse objetivo.
Existem várias estratégias voltadas a esta meta — como a Teoria Desenvolvimento Organizacional. Esse conceito foi desenvolvido para ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças e elementos que acabam impactando suas atividades, sejam eles vindos de fora como de dentro da companhia.
Por meio de seus ensinamentos, a organização tem auxílio para se desenvolver, crescer e fortalecer seu espaço. No entanto, essa teoria não é uma fórmula rígida, mas sim um guia para nortear as ações da companhia e ajudá-la a acompanhar as mudanças no ambiente de negócios e sociedade, aprimorando-se constantemente para se manter competitiva no mercado.
O que diz a Teoria do Desenvolvimento Organizacional?
De acordo com esse conceito, existem dois elementos que influenciam o desempenho de uma empresa: o ambiente interno e o ambiente externo.
- Ambiente interno
É óbvio que o desempenho de um negócio depende de uma série de fatores que decorrem dos esforços que vêm de dentro, como os colaboradores, processos, estratégias, entre outros. No entanto, muitos acabam negligenciando alguns detalhes que fazem a diferença na dinâmica e na competitividade da companhia.
Não se preocupar com o aprimoramento contínuo dos funcionários ou com seu alinhamento à cultura organizacional, ou até com o clima interno na empresa, são alguns desses equívocos que influenciam negativamente o desempenho de todos.
- Ambiente externo
Apesar da natural consequência das ações internas, também há fatores fora do controle e paredes da organização que impactam em sua competitividade. Mudanças culturais e na sociedade são grandes exemplos desse caso, como a demanda por produtos e negócios sustentáveis pela população que, consequentemente, incentiva as companhias a adotarem essa postura em suas ações.
Não é à toa que o ambiente externo é analisado em ferramentas de planejamento estratégico para avaliar as influências de fora para dentro e que podem gerar riscos (ou oportunidades) para o negócio.
Segundo a Teoria do Desenvolvimento Organizacional, ter problemas em uma dessas esferas gera desequilíbrio aos negócios e, se a situação persistir, causar até mesmo a falência da empresa. Do contrário, manter o equilíbrio entre os dois pilares significa tornar a companhia mais competitiva.
Nesse sentido, ter maior flexibilidade em diferentes áreas da organização — como processos, operações, estratégias — pode contribuir para ter respostas mais rápidas às mudanças no mercado. Em vez de sistemas rígidos, se tem mais espaço para aprimoramentos e adaptações.
No entanto, há um fator importante em toda essa dinâmica: os colaboradores. Considerando que eles são a força que move a empresa, é natural que investir nos funcionários signifique investir no desenvolvimento e sucesso da organização.
Ter profissionais qualificados, produtivos, motivados e alinhados à cultura interna, e que mantenham um clima saudável na equipe, é um dos principais caminhos para se ter uma empresa competitiva. Por isso, os colaboradores são peça-chave nesta estratégia — inclusive considerando formas de se melhorar os seus comportamentos em favor do coletivo.
Qual é o seu Impacto no Desenvolvimento Pessoal e Profissional?
Nesse sentido, a Teoria do Desenvolvimento Organizacional traz um grande incentivo para as empresas investirem na qualificação de seus funcionários — seja aprimorando suas competências técnicas ou habilidades sociais. Pode-se identificar as lacunas que os atuais trabalhadores possuem nessas aptidões e aplicar estratégias para corrigi-las, além de valorizar as características positivas que a equipe já demonstra.
A companhia pode adotar treinamentos corporativos especiais para tal, estimulando o desenvolvimento profissional e pessoal de cada trabalhador. Assim, há o fortalecimento do ambiente interno para lidar melhor com os desafios gerados pelo externo.
Além disso, pode-se implementar ações para aumentar a motivação e engajamento dos profissionais, impactando positivamente sua produtividade, qualidade e relacionamento com a empresa — e ajudando a reter os talentos na equipe.
Mais do que um incentivo, essa estratégia traz um olhar mais próximo ao aspecto humano de um negócio, valorizando e impulsionando os colaboradores e, consequentemente, o sucesso da empresa.
Benefícios de aplicar o Desenvolvimento Organizacional na sua empresa
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional existe há décadas e não é à toa que ela é aplicada até os dias atuais: existem várias vantagens em se adotar esse conceito nos negócios. Algumas delas são:
- Maior competitividade: esse é o objetivo da estratégia, permitindo com que a companhia tenha mais espaço no mercado;
- Maior agilidade: ter mais flexibilidade na dinâmica interna significa responder mais rapidamente às mudanças e demandas impostas ao negócio;
- Alinhamento de expectativas e cultura: essa estratégia demanda com que os objetivos, atividades e valores internos sejam fortalecidos nas equipes, reduzindo o risco e impactos negativos nas divergências;
- Clima e cultura mais saudáveis: trabalhar o contexto interno e investir nos colaboradores significa criar um ambiente mais positivo para todos;
- Maior engajamento dos funcionários: valorizar os profissionais contribui para que eles tenham um relacionamento mais sólido com a empresa e sejam mais engajados e motivados no trabalho.
Como transformar sua empresa com a Teoria do Desenvolvimento Organizacional?
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional não é um método ou fórmula fechada, mas sim um conceito. Por isso, existem diversas formas de se aplicá-lo em uma empresa.
Em uma delas, é possível dividir a implementação desse conceito em 3 etapas:
- Pesquisa
Antes de mais nada, sempre se deve entender o contexto atual antes de modificá-lo. A empresa deve fazer um diagnóstico da situação para identificar o que pode ser aprimorado na cultura organizacional, dinâmica interna, processos, operações, estratégias e na gestão dos colaboradores e dos outros públicos da instituição.
- Analise
Após coletar informações estratégicas com a pesquisa, deve-se aprofundar esses dados e considerar seus impactos na empresa. O nível de satisfação dos colaboradores, por exemplo, é uma métrica que pode ajudar a avaliar o clima interno e se há riscos do aumento na rotatividade de pessoal.
Ao ter em mãos todos os dados relevantes, deve-se identificar quais questões são as mais importantes e urgentes de serem resolvidas, ajudando a empresa a elencar prioridades e definir objetivos práticos.
- Ação
A partir de todo o trabalho anterior, é possível definir ações concretas e bem planejadas para resolver os problemas e investir no aprimoramento contínuo da organização e de seus colaboradores.
Nesse sentido, uma dica é investir em ações de desenvolvimento das pessoas que atuam na empresa, fortalecendo os talentos para que eles façam um trabalho cada vez melhor.
Como desenvolver pessoas através da teoria?
Ter funcionários que se aprimoram constantemente é um grande diferencial para qualquer negócio. Pensando nos ensinamentos da teoria, deve-se investir em estratégias para melhorar o desempenho dos colaboradores — como o treinamento corporativo.
Importância
Esse cuidado faz toda a diferença na dinâmica, tornando os funcionários mais produtivos, eficientes, motivados e engajados. Ações como o treinamento corporativo ajudam a educar os trabalhadores nas melhores práticas de suas funções, atualizá-los sobre a área e ferramentas, fortalecer seus conhecimentos gerais e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
Invista nos talentos da sua empresa: confira os 5 passos práticos para montar um programa de treinamento eficiente!
É um conceito desenvolvido para ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças no mercado e na sociedade. Para se manterem competitivos, os negócios devem estar atentos ao ambiente externo e interno e se prepararem para transformações que impactam suas atividades.
A teoria do desenvolvimento organizacional não é um método ou fórmula fechada, mas sim um conceito. Por isso, existem diversas formas de se aplicá-lo em uma empresa. Em uma delas, é possível dividir a implementação desse conceito em 3 etapas, sendo elas: pesquisas, análises e a ação.