O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma empresa. Um líder deve incentivar o espírito de colaboração entre os seus funcionários, fortalecendo seu departamento para alcançar melhores resultados. Apesar das boas intenções, criar esse ambiente é uma tarefa desafiadora para qualquer um.
O que você vai ver neste artigo:
Existem várias estratégias para incentivar o trabalho em equipe na empresa: confira algumas ideias para fortalecer sua gestão de pessoas!
Como usar a criatividade para motivar o trabalho em equipe?
Fortalecer o trabalho em equipe em um setor ou na empresa como um todo é necessário para qualquer negócio, porém não é uma tarefa fácil: os funcionários precisam aprender a somar seus talentos e a lidar com a personalidade de cada um — com suas qualidades, pontos negativos e particularidades — para atingirem os resultados no fim do dia.
Existem várias estratégias adotadas para integrar os profissionais, fomentar um espírito de união no grupo e incentivar os funcionários a terem uma postura mais colaborativa. No entanto, assim como em outros casos, sempre é positivo investir em ações mais criativas para atrair a atenção dos participantes e oferecer uma melhor experiência nas dinâmicas. Afinal, ninguém gosta de se sentir forçado a conviver com alguém com quem ainda não tenha proximidade.
Nesse sentido, é possível adotar metodologias inovadoras — como a gamificação, por exemplo — para estimular o convívio saudável entre os colaboradores, mas oferecendo uma experiência mais engajadora a todos os envolvidos. Esse método em específico alia elementos comuns aos games para incentivar os participantes a realizarem determinadas tarefas e até a mudarem certos comportamentos, inclusive fomentando competições saudáveis entre os funcionários para estimular sua produtividade.
Mas, essa é uma das ações que podem ser tomadas para incentivar o trabalho em equipe: outros elementos também influenciam essa questão — e um dos que mais impacta em qualquer grupo é a postura de seu líder.
Como ser um líder motivador?
A liderança tem um papel fundamental na dinâmica de uma equipe. As ações e postura dos líderes contribuem para aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores, consequentemente ajudando a criar um clima organizacional mais saudável e a melhorar a produtividade e qualidade dos funcionários.
No entanto, problemas com gestores podem impactar negativamente todo o setor, desanimando os profissionais, criando conflitos entre os colegas e, nos casos mais graves, causando a saída dos talentos. Mesmo não intencionalmente, algum descuido da liderança pode prejudicar a dinâmica interna.
Por isso, é fundamental que os gestores saibam motivar seus colaboradores e sejam capazes de criar um ambiente de trabalho saudável, incentivando inclusive o trabalho em equipe para aproveitar o melhor dos talentos.
Existem várias atitudes que ajudam a formar um líder motivador. O primeiro passo é conhecer seus liderados: quais são seus objetivos profissionais e pessoais? Seus hobbies? Gostos particulares? Perfil comportamental? O que não lhe interessa? O que motiva cada um deles a vir trabalhar todos os dias?
Conhecer com uma certa profundidade os colaboradores permite com que o gestor saiba como cada um “funciona”, quais incentivos conseguem motivar mais os indivíduos e a equipe de forma geral e até como criar uma relação mais próxima e aberta com os liderados.
Um funcionário pode se sentir mais motivado quando recebe feedbacks constantes a respeito do seu trabalho, enquanto outro pode se sentir mais à vontade ao ter maior autonomia em suas atividades. Mesmo atitudes simples no dia a dia podem ajudar os profissionais a se sentirem mais valorizados, fortalecendo seu relacionamento com o gestor e com a organização em si.
Esse cuidado pode também se traduzir em ações maiores: atingir uma meta desafiadora pode ser recompensada financeiramente com bônus ou então com uma pequena viagem para os colaboradores, considerando as preferências de cada um.
No fim das contas, um líder motivador é capaz de melhorar o senso de trabalho em equipe. Ele é capaz de estimular a troca de ideias e a postura colaborativa nos funcionários, promover uma convivência saudável, mediar conflitos e ser um exemplo positivo para os liderados.
Além disso, por conhecer cada um dos profissionais, a liderança pode saber como aproveitar as características e habilidades dos indivíduos no grupo: um funcionário que tem maior facilidade em organização pode atuar com tarefas dessa natureza ou até orientar os seus colegas a adotarem uma postura parecida, enquanto um colaborador mais comunicativo pode realizar as atividades que demandem maior relacionamento com terceiros.
3 maneiras de incentivar o trabalho em equipe
Existem diversas estratégias adotadas para estimular o trabalho em equipe para além do esforço das lideranças. Algumas maneiras de se fortalecer essa união na empresa são:
1- Integração de novos colaboradores
Todos os profissionais devem se sentir parte da empresa e da equipe desde o seu primeiro dia no trabalho. Investir em onboarding de novos funcionários ajuda a prepará-los tecnicamente para assumir suas funções, mas também incentiva sua integração com o grupo.
Oferecer mimos e promover atividades em equipe com seu departamento, inclusive happy hours, é uma forma de acolher o recém-chegado e estimular uma relação positiva com seus colegas desde o início.
2- Promover dinâmicas
Existem ações desenvolvidas exatamente com o propósito de fortalecer o trabalho em equipe, sendo aplicadas frequentemente por empresas de todos os portes, segmentos e realidades de mercado.
Nesse sentido, é interessante adotar dinâmicas específicas para se trabalhar essa qualidade nos funcionários, estimulando-os a solucionarem problemas juntos, mediarem conflitos, assumirem papéis que agreguem ao grupo e atingir objetivos coletivos.
3- Investir em projetos
É possível estimular o trabalho em equipe na prática ao desenvolver projetos no departamento que precisa aprimorar essa habilidade. Cada funcionário deverá atuar de forma colaborativa para atingir os resultados desejados com a ação, trocando ideias, testando teorias e se unindo para encontrar soluções.
Além de incentivar essa competência, essa estratégia tem o potencial de ajudar a empresa de diferentes formas, inclusive ao propor melhorias em diferentes operações e processos internos, desenvolvendo inovações diversas e resolvendo problemas e gargalos que prejudicam o negócio.
Todas essas possibilidades incentivam o contato entre os funcionários. Com uma mediação responsável das lideranças, é possível apaziguar atritos nessa dinâmica, remanejar funções de acordo com o perfil e talento de cada um e ajudar a fomentar um relacionamento mais saudável entre os colegas.
Mas, é preciso também investir no treinamento dos gestores para que eles tenham ou então fortaleçam as competências certas para guiar a sua equipe e alcançar o sucesso juntos. Confira 6 dicas para desenvolver um programa de liderança eficiente!
Existem várias estratégias adotadas para integrar os profissionais, fomentar um espírito de união no grupo e incentivar os funcionários a terem uma postura mais colaborativa. No entanto, assim como em outros casos, sempre é positivo investir em ações mais criativas para atrair a atenção dos participantes e oferecer uma melhor experiência nas dinâmicas. Nesse sentido, é possível adotar metodologias inovadoras — como a gamificação, por exemplo — para estimular o convívio saudável entre os colaboradores, mas oferecendo uma experiência mais engajadora a todos os envolvidos.
Existem várias atitudes que ajudam a formar um líder motivador. O primeiro passo é conhecer seus liderados: quais são seus objetivos profissionais e pessoais? Seus hobbies? Gostos particulares? Perfil comportamental? O que não lhe interessa? O que motiva cada um deles a vir trabalhar todos os dias? Conhecer com uma certa profundidade os colaboradores permite com que o gestor saiba como cada um “funciona”, quais incentivos conseguem motivar mais os indivíduos e a equipe de forma geral e até como criar uma relação mais próxima e aberta com os liderados.