Adotar a gamificação nas redes sociais é uma excelente ideia para aumentar o engajamento do público no conteúdo e canais da empresa, oferecendo uma experiência mais divertida e interativa com a marca — inclusive ajudando a conquistar novos clientes e aumentar as vendas do negócio.
No entanto, nem todos sabem como usar a estratégia nesse contexto. Descubra algumas maneiras de se aplicar a gamificação nas redes sociais e aproveite o melhor dos jogos nas suas ações de marketing e comunicação!
O que você vai ver neste artigo:
Por que usar a gamificação nas redes sociais?
A gamificação é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais presente nas empresas, sendo aplicada em diversos processos e situações. Isso por um motivo simples: essa metodologia tem uma grande capacidade de atrair e reter a atenção do público em geral e, consequentemente, tornar uma série de ações da organização mais engajadoras e eficientes.
Os jogos têm um apelo natural para as pessoas, pois tanto desde os primórdios da humanidade quanto no desenvolvimento particular de cada indivíduo eles estão presentes na vida social. Inclusive existem estudos que buscam entender esse fenômeno, analisando como os games usam elementos específicos que despertam o interesse e o mantém mesmo por um longo período de tempo.
E este apelo pode ser usado pelas empresas para atrair a atenção do seu público-alvo e aumentar o seu engajamento com a marca. Nesse sentido, muitas organizações estão adotando a gamificação em suas ações de comunicação e marketing, oferecendo uma experiência mais interativa e imersiva para os futuros clientes ao usar os elementos de jogos de forma estratégica.
Um dos canais que pode se aproveitar dessa metodologia são as redes sociais. Pode-se fazer campanhas especiais para engajar os seguidores e estimular com que compartilhem os materiais, ajudando a viralizá-los para que cheguem a mais pessoas.
É possível pensar em dinâmicas mais simples para atrair um público específico, como pessoas mais velhas, que têm menos tempo e interesse em se “prender” nos conteúdos e que usam as redes sociais no intervalo de suas obrigações cotidianas. Ou então em atividades mais sofisticadas, para quem é hiperconectado no ambiente digital e deseja experiências mais imersivas e marcantes nesse espaço, especialmente os jovens.
Desta forma, a gamificação pode ajudar a impulsionar a presença da empresa nas redes sociais, promovendo uma dinâmica que será mais chamativa e engajadora para o público-alvo. Fisgados, essas pessoas podem ter uma imagem mais positiva da marca e participar de outras ações de marketing que, no fim das contas, irão convertê-las em clientes e aumentarão assim as vendas do negócio.
E isso não é apenas teoria — algumas empresas estão vendo os resultados dessa estratégia na prática.
Quais marcas já fazem isso?
A gamificação é uma estratégia adotada por empresas de todos os segmentos e regiões do globo: Microsoft; Starbucks; Nike; Vivo são alguns exemplos. Mas, mesmo negócios de pequeno porte podem adotar essa ferramenta, inclusive nas redes sociais.
A empresa de confecção e varejo de artigos esportivos SportAção fez em 2020 a “Campanha Mini Craque” como parte de sua comemoração de 35 anos e em homenagem ao Dia das Crianças. O objetivo da ação era promover a marca no Instagram, aumentar o número de seguidores e gerar conteúdos relacionados a futebol e a companhia, além de terem a expectativa de aumentar a interação com a comunidade e impactar positivamente os resultados financeiros.
Por meio da interação com o público, com vídeos, votações e outras atividades, a empresa conseguiu adotar uma estratégia diversificada e engajar clientes. Com esse exemplo, pode-se ver como é possível aplicar a gamificação tanto com ações mais sofisticadas e para grandes marcas como usar essa lógica em contextos mais simples, aproveitando alguns elementos da metodologia em sua realidade.
5 técnicas para utilizar a gamificação nas redes sociais
Uma gamificação eficiente usa uma série de técnicas e elementos para atrair, engajar e estimular a ação para além do jogo na vida dos participantes. Algumas ideias fundamentais dessa dinâmica e que podem ser adotadas ao desenvolver uma atividade para as redes sociais são:
- Storytelling: uma boa história é capaz de atrair e reter a atenção do público-alvo na ação. Deve-se pensar na ambientação e no contexto em que o personagem (participante) irá participar — uma viagem pelo mundo, pelas galáxias, pelos tempos medievais… as possibilidades são infinitas;
- Objetivo/missão: todo jogo propõe um objetivo ou missão a ser cumprida pelo protagonista. Seja salvar a princesa, ganhar um campeonato ou conquistar um item mágico — essa meta é o que impulsiona o jogador a participar da dinâmica e se esforçar para terminá-la;
- Pontuação: essa técnica é uma das mais comuns para se estimular o senso competitivo dos participantes e, assim, engajá-los na atividade;
- Ranking: outro método para se incentivar a competitividade e que pode ser usado para comparar o resultado do participante com os de seus contatos e com os outros jogadores em geral, estimulando com que não só finalizem o jogo como também voltem para conseguir pontuações melhores;
- Recompensas: oferecer algo a mais para quem finaliza o jogo, alcança pontuações altas ou conquista os primeiros lugares no ranking é uma forma de aumentar o interesse na atividade (inclusive ajudando a viralizar o material) e engajar o público. É possível oferecer desde premiações simbólicas a presentes tangíveis e significativos, ainda mais ligados ao negócio.
A gamificação tem um grande poder de atração e engajamento de diversos públicos quando feita com qualidade e eficiência. Mas, seus benefícios não são vistos apenas ao adotá-la com clientes e pessoas externas — são vários os impactos positivos de se aplicar essa estratégia também com o público interno.
É possível aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores, atrair a atenção para os materiais de comunicação organizacional, trabalhar habilidades específicas (como senso de colaboração e foco) e fortalecer as ações de treinamento corporativo, tornando essa atividade mais dinâmica e, assim, melhorar a adesão e assimilação de conhecimentos dos participantes.
Inclusive, a gamificação pode ser adotada em conjunto com outras metodologias e processos dentro da empresa, como plano de carreira e gestão de projetos, por exemplo, potencializando os seus resultados. Dessa forma, essa metodologia contribui para impactar positivamente diversas ações da organização.
Mas, os benefícios podem ir mais além: descubra como a gamificação aplicada aos negócios é uma aposta vencedora e fortaleça a sua relação tanto com os clientes como com seus colaboradores por meio dessa estratégia!