Os jogos corporativos são metodologias que podem fazer toda a diferença na gestão de pessoas: por meio dessa ferramenta é possível desenvolver uma série de habilidades nos colaboradores, inclusive voltadas para estimular uma postura de liderança.
O que você vai ver neste artigo:
Use os jogos em favor da sua empresa! Saiba como usar estratégias lúdicas para fortalecer a formação de líderes na organização e melhorar o desempenho de toda a equipe!
O que os jogos corporativos podem estimular?
Faz tempo que os jogos deixaram de ser vistos apenas como uma mera distração — a adoção de elementos e da lógica de atividades lúdicas comprovadamente gera impactos positivos na vida dos jogadores, inclusive em contextos que não se resumem ao entretenimento. Não é à toa que áreas como a educação, negócios e até mesmo saúde abraçaram essa dinâmica em diversas estratégias.
No caso da sua aplicação em empresas, os jogos corporativos se tornaram ferramentas bastante interessantes de serem adotadas na gestão de pessoas por vários motivos, em especial por sua capacidade de ajudar a trabalhar certos comportamentos e habilidades nos participantes.
É possível estimular algumas posturas específicas nos colaboradores, como trabalho em equipe, motivação, proatividade, criatividade e até mesmo o espírito de liderança, por exemplo. Também pode-se usar essa dinâmica para fortalecer os laços da equipe e ajudar um novo funcionário a se integrar no grupo, oferecendo uma atividade divertida para quebrar o gelo e aproximar os colegas uns dos outros.
Porém, essa é apenas uma das possibilidades de se usar os jogos corporativos na gestão de pessoas.
Quais são os principais benefícios dos jogos corporativos?
Além de serem aplicados para despertar algumas habilidades sociais nos participantes da dinâmica, os jogos corporativos podem ser adotados com diversas outras finalidades.
O estilo lúdico atrai e retém naturalmente a atenção das pessoas e, se aplicado em situações que geralmente não são tão envolventes neste sentido, pode ajudar a aumentar a motivação e engajamento em atividades obrigatórias ou que sejam benéficas para os funcionários.
Ações como treinamento empresarial e onboarding, por exemplo, podem se tornar mais eficientes ao oferecerem uma experiência mais amigável e interativa aos participantes. Assim, eles serão incentivados a realizar as atividades até o fim e, dessa forma, absorver os conhecimentos repassados.
Nesse sentido, os aspectos lúdicos e a experiência positiva também ajudarão na fixação das informações na mente dos funcionários, facilitando com que eles apliquem o que aprenderam nos treinamentos em suas ações do dia a dia.
O uso de recursos diferentes já contribui para aumentar o engajamento nas tarefas dos treinamentos corporativos, além de enriquecer os momentos de aprendizagem, permitindo maior assimilação dos conhecimentos adquiridos.
Mas, esses benefícios não servem apenas para o desenvolvimento de competências técnicas — é possível despertar e fortalecer algumas habilidades sociais que são fundamentais em qualquer empresa, como o espírito de liderança, por exemplo.
O que fazer para desenvolver a habilidade de liderança?
Ser um bom líder é algo que demanda muitas hard e soft skills. Por isso, é fundamental que quem esteja nessa posição ou que deseja assumi-la invista no desenvolvimento de aptidões específicas, voltadas a capacitar o líder para tomar boas decisões para o seu setor e de ter um relacionamento saudável com sua equipe .
As empresas também podem e devem promover a qualificação das lideranças, fortalecendo os gestores para que eles guiem seu time para o sucesso. Esse cuidado faz toda a diferença na dinâmica interna, ajudando os funcionários a serem mais produtivos, eficientes e motivados, além de reduzir a saída dos talentos da companhia.
Existem várias estratégias que a empresa pode investir para desenvolver habilidades particulares nos profissionais selecionados para abraçar essa função, preparando-os para assumir todas as responsabilidades que esse posto demanda.
Oferecer treinamentos corporativos específicos para formar e reforçar as lideranças da organização é essencial nesse processo. Essas atividades buscam despertar determinadas habilidades que são fundamentais para qualquer líder, considerando tanto os aspectos técnicos quanto humanos dessa posição.
Pode-se inclusive usar os jogos corporativos nessa dinâmica, até mesmo para identificar os colaboradores (e candidatos) que naturalmente apresentem uma postura de liderança nas atividades em grupo. Assim, pode-se avaliar se estes trabalhadores têm o desejo e se podem passar por programas específicos para desenvolver esse lado e mais tarde se tornarem gestores eficientes e inspiradores para seus departamentos.
Em todos os casos, os jogos corporativos podem ajudar a trabalhar conceitos como responsabilidade, proatividade, tato com outros, inovação, criatividade, delegação de tarefas, solução de problemas e motivação, por exemplo — que são habilidades fundamentais em um bom líder.
Assim, os participantes podem aprimorar suas competências e, ainda mais ao realizar as atividades com frequência, se tornarem melhores líderes e serem capazes de extrair o melhor de seus liderados.
No fim das contas, os jogos corporativos podem ser aplicados pela empresa tanto em dinâmicas mais simples como também usando soluções mais sofisticadas. Uma estratégia que adota uma lógica parecida e que oferece uma opção mais robusta para o desenvolvimento de pessoas e das lideranças da empresa é a gamificação.
Essa metodologia também usa elementos de jogos em suas atividades, porém criando uma experiência ainda mais imersiva, interativa e eficiente para fortalecer diversas ações da organização.
Além do treinamento e desenvolvimento de pessoas, a gamificação também costuma ser adotada por empresas em estratégias como recrutamento, seleção, onboarding de novos funcionários, comunicação interna, campanhas de marketing, fidelização de clientes e até mesmo nas tarefas cotidianas dos colaboradores — ajudando-os a serem mais produtivos e motivados mesmo na correria do dia a dia.
Mas, assim como em qualquer estratégia, é fundamental investir em planejamento e na boa execução dos projetos para se atingir os resultados esperados. Nem sempre a empresa tem expertise para desenvolver as soluções lúdicas com a qualidade desejada, criando sem querer uma atividade pouco engajadora e eficiente.
Por isso, é importante contar com parceiros para produzir uma solução que sane as necessidades da organização, que atraia e retenha a atenção dos participantes e traga os resultados pretendidos. Seja para qual finalidade for, como treinamento corporativo da equipe ou para desenvolver habilidades de liderança em um determinado profissional, essa prestadora pode aproveitar o melhor das metodologias em favor do seu negócio.
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A adoção de elementos e da lógica de atividades lúdicas comprovadamente gera impactos positivos na vida dos jogadores, inclusive em contextos que não se resumem ao entretenimento. Não é à toa que áreas como a educação, negócios e até mesmo saúde abraçaram essa dinâmica em diversas estratégias. É possível estimular algumas posturas específicas nos colaboradores, como trabalho em equipe, motivação, proatividade, criatividade e até mesmo o espírito de liderança, por exemplo.
Além de serem aplicados para despertar algumas habilidades sociais nos participantes da dinâmica, os jogos corporativos podem ser adotados com diversas outras finalidades.
O estilo lúdico atrai e retém naturalmente a atenção das pessoas e, se aplicado em situações que geralmente não são tão envolventes neste sentido, pode ajudar a aumentar a motivação e engajamento em atividades obrigatórias ou que sejam benéficas para os funcionários.