O feedback é uma ferramenta benéfica tanto para a empresa quanto para os colaboradores — esse retorno sobre a atuação profissional ajuda a alinhar a postura e esforços dos funcionários de acordo com as necessidades e objetivos do negócio, enquanto os trabalhadores reforçam suas competências e ganham ainda mais espaço na equipe.
O que você vai ver neste artigo:
Descubra neste artigo a importância do feedback para o crescimento profissional e como oferecê-lo para fortalecer os talentos na organização.
O que é feedback?
Basicamente o feedback é um comentário feito para alguém, de forma profissional e analítica, a respeito de suas ações e comportamento em um determinado contexto. Nas últimas décadas, essa ferramenta vem sendo adotada massivamente por empresas e lideranças, especialmente nas reuniões chamadas one-on-one.
No fim, esse comentário serve como um instrumento de avaliação de desempenho, possibilitando com que o líder analise a performance — tanto técnica quanto comportamental — dos funcionários e converse com eles a respeito, com o objetivo de guiar o aprimoramento de cada trabalhador e da equipe como um todo.
Qual a importância do feedback no ambiente profissional?
Em um primeiro momento, esse retorno pode parecer uma medida extra, feita somente quando se há tempo ou em datas específicas. No entanto, adotar essa ferramenta com frequência na organização pode gerar uma série de impactos positivos para os colaboradores, gestores, equipe e empresa como um todo.
Um feedback feito da forma correta ajuda o funcionário a identificar seus pontos fortes — valorizando seu trabalho e aumentando a sua motivação — e os pontos que precisam ser aprimorados em suas competências e posturas, permitindo com que tome atitudes para resolvê-los. Dessa forma, o colaborador pode mudar comportamentos e investir em ações para seu crescimento, como cursos, mentorias, entre outras opções.
Nesse sentido, a empresa é beneficiada ao contar com profissionais que busquem aprimoramento constante, tornando-se cada vez mais produtivos, eficientes e com bons resultados. É possível também que, a partir dessa conversa, eles também procurem fortalecer suas habilidades sociais, que fazem toda a diferença na dinâmica da equipe e podem contribuir para manter um clima mais saudável na equipe.
Inclusive há profissionais que necessitam receber feedback até mesmo para se manterem motivados no trabalho. Isso ocorre especialmente com as gerações mais recentes, como Y e Z, que desejam ter esse acompanhamento mais próximo de suas lideranças para validar seus esforços e ajudá-los a evoluir profissional e pessoalmente.
Quais os tipos de feedbacks?
Existem diferentes tipos de feedback, cada um com seu estilo e propósito. Os dois principais e que devem ser adotados são:
- Feedback positivo: é o comentário que busca valorizar as competências, posturas e ações dos profissionais, ajudando-os a identificar seus pontos fortes e também contribuindo para aumentar sua motivação no trabalho;
- Feedback construtivo: é aquele que indica os pontos e comportamentos que o funcionário precisa aprimorar, ajustando algumas questões para melhorar seu desempenho profissional e seu relacionamento com os outros, além de incentivá-lo a alcançar o seu potencial;
Além deles, há também os tipos de feedback que devem ser evitados:
- Feedback genérico: aquele que traz uma ideia geral da situação, mas não especifica algo prático para os colaboradores, deixando-os mais confusos;
- Feedback negativo: aquele que causa mal-estar ao funcionário, sem agregar ao seu comportamento ou desempenho profissional. Em vez de ajudar, esse comentário desmotiva o colaborador.
O que é mais importante no feedback?
Nesse sentido, é importante que as lideranças se preparem para oferecer esse retorno de forma construtiva, sem desanimar ou confundir os funcionários. Os comentários devem ajudar os profissionais, não prejudicá-los ainda mais. Assim, é necessário cuidado ao definir o objetivo do feedback de cada profissional.
Mas, essa é apenas uma questão de tantas que devem ser pensadas antes de adotar essa ferramenta com a equipe.
Como dar feedbacks de qualidade?
São vários os elementos que devem ser considerados na hora de se fazer um feedback, buscando usar essa ferramenta de maneira benéfica para todos os envolvidos.
Primeiramente, é fundamental que as lideranças se preparem para a conversa, definido quais pontos serão abordados e como conversar com os colaboradores de maneira amigável e motivadora, mesmo que o retorno seja para falar sobre as falhas do profissional. Também é essencial estar aberto para ouvir as considerações e comentários dos funcionários, inclusive críticas à empresa e ao estilo de gestão.
Os feedbacks devem trazer informações específicas para não confundir os colaboradores. Deve-se apontar as situações, atitudes e competências que embasaram a análise, como elogiar o funcionário por ter trazido determinada ideia para um projeto ou que ele necessita aprimorar sua habilidade de organização, por exemplo. Somente comentários precisos ajudarão o profissional a crescer.
Também é importante lembrar que não se deve fazer comentários mais negativos de alguém na frente de outras pessoas — esse descuido pode desmotivar os funcionários. Já elogios podem ser oferecidos diante de terceiros, ainda mais para estimular o profissional e todos ao seu redor.
Em todos esses pontos, é fundamental ter embasamento para fazer os comentários. Não se pode questionar a baixa produtividade de um funcionário se, na verdade, ele tem ótimos resultados no período avaliado, por exemplo. Parece básico, mas alguns gestores acabam não tendo esse cuidado ou então falta-lhe compreender melhor as situações antes de fazer o feedback.
Nesse sentido, é essencial contar com métodos de controle e acompanhamento do desempenho individual dos colaboradores, justamente para identificar os pontos fortes e os passíveis de melhoria de cada profissional.
Uma dica especial nesse sentido é investir em ferramentas tecnológicas, como a gamificação, que são capazes de coletar, organizar e analisar dados estratégicos dos usuários.
Como a gamificação pode ajudar nos feedbacks?
Existem metodologias que podem auxiliar a liderança na realização dos feedbacks, especialmente para identificar problemas na performance dos colaboradores. Adotar plataformas gamificadas, por exemplo, permite com que as lideranças e RH consigam avaliar diversas questões ligadas ao desempenho dos funcionários e à gestão de pessoas.
Por exemplo: a ferramenta é capaz de coletar dados das respostas dos colaboradores nas ações e testes do treinamento corporativo gamificado, mostrando quais temas os profissionais precisam se aprofundar para fortalecer seus conhecimentos e quais assuntos foram bem assimilados — orientando assim as estratégias para melhorar a performance dos funcionários.
Esse é apenas um exemplo de como a gamificação pode trazer benefícios para a gestão de pessoas e ajudar a aprimorar o desempenho dos colaboradores.
Conheça 7 estratégias de gamificação para usar na sua empresa e fortaleça os talentos da sua organização!
Um feedback feito da forma correta ajuda o funcionário a identificar seus pontos fortes — valorizando seu trabalho e aumentando a sua motivação — e os pontos que precisam ser aprimorados em suas competências e posturas, permitindo com que tome atitudes para resolvê-los. Dessa forma, o colaborador pode mudar comportamentos e investir em ações para seu crescimento, como cursos, mentorias, entre outras opções
Nesse sentido, é importante que as lideranças se preparem para oferecer esse retorno de forma construtiva, sem desanimar ou confundir os funcionários. Os comentários devem ajudar os profissionais, não prejudicá-los ainda mais.
Existem metodologias que podem auxiliar a liderança na realização dos feedbacks, especialmente para identificar problemas na performance dos colaboradores. Adotar plataformas gamificadas, por exemplo, permite com que as lideranças e RH consigam avaliar diversas questões ligadas ao desempenho dos funcionários e à gestão de pessoas. Por exemplo: a ferramenta é capaz de coletar dados das respostas dos colaboradores nas ações e testes do treinamento corporativo gamificado, mostrando quais temas os profissionais precisam se aprofundar para fortalecer seus conhecimentos e quais assuntos foram bem assimilados