Adotar a tecnologia nas ações de treinamento e desenvolvimento de equipes pode ajudar a melhorar os resultados dessas estratégias. É possível oferecer uma experiência mais engajadora aos funcionários, enriquecer os momentos de aprendizagem e otimizar alguns processos com essa parceria.
Conheça neste artigo algumas ferramentas tecnológicas que podem ajudar a dar um UP no treinamento e desenvolvimento de equipes da sua empresa!
O que você vai ver neste artigo:
Importância do treinamento e desenvolvimento de equipes
Ter profissionais competentes é algo fundamental para qualquer negócio. Mas, mesmo os melhores talentos precisam aprimorar alguma habilidade ou se manter atualizados nas boas práticas de sua área. Oferecer ações de treinamento e desenvolvimento de equipes na empresa é essencial para se ter um time produtivo e que atue com qualidade, fortalecendo os resultados da organização por inteiro.
Além disso, esse cuidado também contribui para aumentar a motivação e engajamento dos funcionários, pois eles se sentirão valorizados pela empresa e verão os impactos positivos em seu trabalho com a adoção da educação continuada.
Considerando todos esses impactos, consequentemente índices negativos como a abstenção e o turnover serão reduzidos, justamente por essas ações ajudarem a reter os talentos na empresa e por aprimorar o desempenho dos colaboradores em geral, especialmente aqueles que estavam com dificuldades.
Mas, não adianta adotar qualquer estratégia na educação corporativa e esperar bons resultados: é preciso investir em planejamento e em várias ferramentas para explorar o melhor dessas metodologias — e a tecnologia tem muito a agregar neste sentido.
Quais são os principais tipos de tecnologia de treinamento?
Os avanços tecnológicos permitiram com que uma série de ferramentas e métodos diferentes — e que usam os mais variados recursos — pudessem ser adotados nas ações de educação empresarial.
Algumas das opções mais eficientes e que podem ser aplicadas por empresas de diferentes portes e segmentos são:
Gamificação
Essa metodologia usa elementos, design e lógica dos jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. Recursos como storytelling, pontuação e ranking são aplicados em determinada estratégia para atrair e reter a atenção do público-alvo, oferecendo uma experiência mais imersiva e interativa.
A gamificação pode ajudar a tornar as atividades do treinamento e desenvolvimento de equipes mais engajadoras, aumentando a participação dos funcionários na ação e, assim, contribuindo para que ela seja mais produtiva. Dessa forma, a estratégia irá ter melhores resultados e impactos positivos no dia a dia dos profissionais.
Além disso, as plataformas costumam coletar, organizar e analisar os dados do desempenho dos usuários nas tarefas, oferecendo ao RH dados estratégicos para aprimorar as ações e conseguir resultados ainda melhores.
Realidade virtual
A realidade virtual era uma solução que parecia distante alguns anos atrás, mas que atualmente vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas e também nas empresas.
Tecnologias como estas podem ser adotadas em ações que precisem de maior imersão do público-alvo, como os treinamentos em segurança do trabalho, por exemplo. Essa atividade pode oferecer certos riscos se realizada presencialmente — por isso, métodos como a realidade virtual, entre outros, permitem o aprendizado na prática, mas ainda sim preservando os colaboradores de qualquer acidente ou imprevisto.
Outros tipos de treinamentos e ações de desenvolvimento de equipes também podem se beneficiar da realidade virtual para oferecer uma experiência mais imersiva e interativa de aprendizado.
Aprendizagem adaptada
Nem todas as pessoas aprendem da mesma forma e nem todos têm as mesmas necessidades e realidades de vida — mas a tecnologia pode ajudar a tornar esse processo mais equitativo. Essa ferramenta pode enriquecer os processos de aprendizagem e considerar a diversidade do público para oferecer recursos que permitam maior acessibilidade de seus conteúdos.
Pensar a aprendizagem adaptada é uma forma de se aprimorar os resultados da educação corporativa ao considerar as necessidades e perfil dos funcionários, tornando as ações mais assertivas e, dessa forma, mais eficientes.
Dispositivos móveis
A popularização dos smartphones mudou radicalmente os hábitos das pessoas: graças a estes aparelhos, é possível realizar transações bancárias sem enfrentar filas; assistir séries dentro do ônibus e acessar informações de fatos que ocorrem do outro lado do mundo em tempo real.
Da mesma forma, graças a eles também ocorreram mudanças nos processos de aprendizagem. Inclusive existe uma metodologia educacional pensando na lógica desses aparelhos: o mobile learning.
É possível desenvolver treinamentos otimizados para esse contexto — com conteúdos mais curtos, diretos e engajadores — para aproveitar essa oportunidade e fortalecer as ações de educação empresarial. Assim, atividades diferentes podem ser propostas e até mesmo acessadas pelos funcionários a qualquer hora e de qualquer lugar, como todo smartphone permite.
Podcasts
Os podcasts são conteúdos bastante populares e que vem ganhando atenção de diversas áreas justamente pela adesão das pessoas a este modelo. Assim como as gerações mais antigas tinham o costume de escutar o rádio, as mais novas aproveitam esse formato para se informar, entreter e inteirar a respeito dos mais diversos assuntos, inclusive enquanto realizam outras atividades ao mesmo tempo.
Da mesma forma, é possível aproveitar os podcasts para se trabalhar o treinamento e desenvolvimento de pessoas na organização: mesas redondas, debates, entrevistas… são vários os formatos que podem ser explorados nesse modelo. E os funcionários podem aproveitar os conteúdos enquanto realizam outras atividades, inclusive fora da empresa.
Por que utilizar a tecnologia de treinamento na sua empresa?
A verdadeira pergunta é: por que não adotar a tecnologia nos treinamentos e desenvolvimento de equipes? As soluções facilitam a vida do RH e tornam uma série de operações mais ágeis e práticas nessa dinâmica.
Primeiramente, com as plataformas certas é possível coletar, organizar e analisar dados do desempenho dos colaboradores nas atividades para identificar lacunas e falhas na estratégia. Assim, pode-se saber quais temas precisam ser reforçados na equipe e com os funcionários individualmente, além de conhecer os tópicos que estão sendo bem assimilados.
E, melhor ainda, as tecnologias ajudam a tornar os momentos de aprendizagem mais ricos e engajadores. Os profissionais terão mais motivação para completar as tarefas, tornando a atividade menos pesada e, consequentemente, mais eficiente.
No entanto, é preciso avaliar quais ferramentas adotar na empresa. Deve-se considerar os objetivos de cada ação, o perfil dos colaboradores, os recursos disponíveis para a estratégia e os pontos positivos e lacunas de cada solução. Dessa forma, é possível aproveitar o melhor da tecnologia na organização e reforçar a gestão de pessoas.
Mas, de todas as opções, uma delas oferece uma solução completa para aplicar nas ações de treinamento e desenvolvimento de equipes: descubra como a gamificação pode dar um UP na educação corporativa e fortalecer o desempenho dos seus funcionários!
Oferecer ações de treinamento e desenvolvimento de equipes na empresa é essencial para se ter um time produtivo e que atue com qualidade, fortalecendo os resultados da organização por inteiro. Além disso, esse cuidado também contribui para aumentar a motivação e engajamento dos funcionários, pois eles se sentirão valorizados pela empresa e verão os impactos positivos em seu trabalho com a adoção da educação continuada.
Algumas das opções mais eficientes e que podem ser aplicadas por empresas de diferentes portes e segmentos são:
Gamificação - A gamificação pode ajudar a tornar as atividades do treinamento e desenvolvimento de equipes mais engajadoras
Realidade virtual - A realidade virtual era uma solução que parecia distante alguns anos atrás, mas que atualmente vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas e também nas empresas. Tecnologias como estas podem ser adotadas em ações que precisem de maior imersão do público-alvo, como os treinamentos em segurança do trabalho, são alguns exemplos.