Treinamento corporativo: tendências para o futuro

10 ago 2023

Estar atento às tendências do treinamento corporativo ajuda o RH e empresas a fortalecerem a capacitação de seus profissionais, aumentando o seu desempenho e mantendo o negócio mais competitivo, inovador e eficiente. 

Conheça os métodos, ferramentas e assuntos em voga na educação corporativa e ofereça treinamentos corporativos de excelência na sua organização!

Treinamento corporativo: tendências para o futuro

O treinamento corporativo é uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, qualidade e resultados dos funcionários, além de ser capaz inclusive de auxiliar na retenção dos talentos na equipe ao valorizá-los e dar-lhes uma perspectiva de crescimento na carreira. 

Mas, as ações de educação empresarial não podem ficar paradas no tempo: é importante estar a par das inovações nessa área para aproveitar o melhor das tecnologias, técnicas e conhecimentos e potencializar o desempenho da equipe por meio dessa estratégia. 

Quer saber das novidades nessa área? Confira as últimas tendências de treinamento corporativo:

Ensino híbrido

Os últimos anos comprovaram que a tecnologia é essencial na rotina de uma empresa, encurtando distâncias, otimizando processos e facilitando a vida dos profissionais. Mas, isso não significou o fim das atividades presenciais: pelo contrário, aproveitar o melhor do online e do estilo tradicional ao mesmo tempo tornou-se tendência em diversas áreas das organizações — da jornada de trabalho dos funcionários às ações de educação corporativa. 

O ensino híbrido (também chamado de blended learning) é uma metodologia educativa que busca usar tanto ferramentas online quanto atividades presenciais para enriquecer os momentos de aprendizagem. 

Um exemplo desse método na prática: os funcionários podem acessar o conteúdo teórico em plataformas eletrônicas, tendo autonomia e flexibilidade para estudar, e depois fixar os conhecimentos adquiridos por meio de dinâmicas realizadas em sala de aula, como apresentação de estudo de caso, solução de problemas, entre outros. 

Assim, o RH não se limita a apenas um modelo de ensino, aproveitando tanto a flexibilidade do online quanto a força do presencial para capacitar os profissionais e tornar os momentos de aprendizagem mais produtivos e menos monótonos. 

Microlearning

O uso da tecnologia na educação também proporcionou a criação de novas metodologias, entre elas o microlearning. A estratégia desse método é apresentar o conteúdo educativo em doses menores e que exijam menos concentração do que o estilo tradicional, estruturando as aulas e atividades para que sejam mais facilmente acompanhadas pelos estudantes. 

Em vez de assistir vídeos longos e pouco objetivos, os funcionários poderão ver materiais mais curtos e que sejam diretos no assunto, por exemplo. Dependendo da estratégia, é possível adaptar esses conteúdos para serem acessados em celulares e tablets, facilitando e flexibilizando ainda mais os momentos de aprendizagem. 

Uma das maiores vantagens do microlearning é a possibilidade de otimizar o tempo dos colaboradores e de aumentar seu engajamento ao não oferecer conteúdos educacionais exageradamente densos e extensos — mas, tudo isso sem perder em profundidade e aprendizagem. 

Gamificação

Uma das maiores tendências de treinamento corporativo, e que também envolve a tecnologia, é a gamificação. Essa metodologia usa elementos, design e lógica de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento, motivando os participantes a realizarem atividades ou mudarem certos comportamentos para atingir determinado objetivo. 

E um desses objetivos pode ser estudar mais ou completar as atividades de educação corporativa, por exemplo. Uma plataforma gamificada pode aumentar a taxa de funcionários que completam os treinamentos e o nível de aproveitamento dos conteúdos ao usar uma dinâmica de jogos, fortalecendo a motivação e engajamento dos colaboradores na estratégia ao oferecer uma dinâmica de aprendizagem mais imersiva e interativa. 

Além disso, as plataformas gamificadas também podem coletar, organizar e analisar os dados do desempenho dos participantes nas atividades. Isso significa que o RH terá em mãos, de forma prática e rápida, um relatório que mostre quais funcionários estão com problemas de aprendizagem, os temas que não estão sendo bem assimilados e como está a performance geral das equipes na estratégia — informações fundamentais para aprimorar cada vez mais os treinamentos propostos. 

Realidade Virtual

Outra metodologia que pode enriquecer a aprendizagem dos colaboradores é a realidade virtual. Usando aparelhos e aplicativos específicos, é possível oferecer um ensino mais imersivo e moderno para os participantes.

Um exemplo prático do uso dessa ferramenta: pode-se promover um treinamento de segurança usando a RV para educar os colaboradores sobre as melhores práticas desse tema, simulando o ambiente de trabalho na dinâmica, mas sem colocar nenhum indivíduo em risco durante as atividades. Em vez de aprender apenas por apostilas, os profissionais terão uma atividade mais imersiva de aprendizagem.

Dessa forma, o RH pode oferecer treinamentos mais personalizados e inovadores para os funcionários, aumentando o seu engajamento na ação e gerando melhores resultados. 

Treinamento de diversidade e inclusão

Não são apenas os formatos e métodos que abraçam as inovações: os temas dos treinamentos corporativos também têm que acompanhar as mudanças e necessidades da empresa. 

A valorização da diversidade e da inclusão já são realidade no mundo corporativo, tornando-se parte da cultura organizacional e das ações de marketing das companhias. Mas é preciso que esse ideal seja refletido internamente: os funcionários também devem abraçar essa causa e respeitar seus colegas com experiências diversas. 

Nesse sentido, oferecer treinamentos de diversidade na empresa é essencial para educar todos os profissionais sobre as melhores condutas relacionadas a esse tema e a estimular um ambiente saudável e acolhedor para todos. Assim, a organização vai praticar seus valores no dia a dia e aproveitar melhor seus talentos. 

Inteligência artificial 

Outro assunto que está em voga na sociedade é a inteligência artificial. Essa tecnologia já vinha sendo utilizada em diversas áreas, como ciência, medicina e nos negócios, oferecendo uma ferramenta mais sofisticada na realização de atividades variadas. 

Porém, atualmente novas soluções vêm ganhando o mercado e é fundamental que os profissionais estejam preparados para elas, aprendendo a aproveitar as ferramentas em seus trabalhos e até mesmo abraçando uma nova possibilidade de carreira. Assim, oferecer treinamentos sobre inteligência artificial pode ser um grande diferencial para a empresa, ainda mais em determinados setores como T.I, marketing e outros. 

Além disso, as ferramentas também podem ser adotadas nas ações de educação empresarial de forma geral, otimizando alguns processos e oferecendo uma melhor experiência de aprendizagem para os colaboradores. 

Mas, esses são apenas alguns dos benefícios de se aplicar essa tecnologia no ensino empresarial. Descubra como a inteligência artificial está transformando a educação e aproveite o melhor dessa tendência no treinamento corporativo!

Qual a importância de um bom treinamento?

O treinamento corporativo é uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, qualidade e resultados dos funcionários, além de ser capaz inclusive de auxiliar na retenção dos talentos na equipe ao valorizá-los e dar-lhes uma perspectiva de crescimento na carreira. 

O que é e qual o papel da gamificação na aplicação destas tendências no treinamento corporativo?

Uma das maiores tendências de treinamento corporativo, e que também envolve a tecnologia, é a gamificação. Essa metodologia usa elementos, design e lógica de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento, motivando os participantes a realizarem atividades ou mudarem certos comportamentos para atingir determinado objetivo. E um desses objetivos pode ser estudar mais ou completar as atividades de educação corporativa, por exemplo.

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