A gamificação é uma estratégia que pode potencializar os resultados do treinamento corporativo. Mais do que uma atividade lúdica e diferente, essa metodologia oferece uma experiência engajadora e produtiva de aprendizagem, aumentando os resultados da ação e, consequentemente, o desempenho dos funcionários.
Precisa de ideias para melhorar o treinamento corporativo? Experimente adotar a gamificação nessa estratégia e fortaleça a capacitação dos colaboradores da sua empresa!
O que você vai ver neste artigo:
Por que unir gamificação e treinamento corporativo?
A educação empresarial é uma estratégia importante na gestão de pessoas — com as atividades certas, é possível melhorar as competências técnicas dos funcionários, despertar habilidades extras e até mesmo fortalecer a sua motivação e engajamento na organização. No fim, tudo isso contribui para aumentar a produtividade, qualidade e resultados do negócio.
No entanto, é preciso também inovar nessa ação para não torná-la uma atividade repetitiva e monótona para os colaboradores. Adotar as mesmas técnicas é algo que pode desmotivar os participantes, prejudicando assim a sua aprendizagem e os impactos positivos da ação.
Enquanto isso, abraçar novas metodologias pode contribuir para enriquecer o aprendizado dos funcionários, especialmente ao incorporar estímulos e recursos diversificados. Nesse sentido, essa opção tem a capacidade de tornar as atividades mais engajadoras e, assim, melhorar a participação dos colaboradores nas tarefas.
Uma das estratégias que mais pode contribuir neste sentido é a gamificação. Ao usar elementos de jogos em sua dinâmica, os funcionários terão uma experiência mais imersiva e interativa de aprendizagem, oferecendo assim uma atividade mais interessante e produtiva para os profissionais.
Além disso, a gamificação pode ser adotada de forma a complementar as metodologias já utilizadas no treinamento corporativo, potencializando os impactos positivos das ações de educação empresarial.
Quais os benefícios de um treinamento corporativo gamificado?
Não é à toa que a gamificação é vista como tendência no treinamento corporativo — essa metodologia contribui para fortalecer essa estratégia de diferentes formas:
Aumento da motivação e engajamento
A gamificação usa elementos específicos dos jogos para atrair e reter a atenção das pessoas em determinada atividade. Desta forma, adotar esse método no treinamento é uma excelente forma de aumentar a motivação dos funcionários e o seu engajamento nas atividades, estimulando com que participem mais ativamente da dinâmica e, assim, aprendam mais com a ação.
Em vez de funcionários pouco interessados e completando as tarefas somente por obrigação, eles terão mais disposição para se aprofundar nos materiais e aproveitar o máximo do treinamento gamificado — melhorando assim os resultados da capacitação dos profissionais.
Melhora nos índices dos treinamentos
Nesse sentido, a mudança de comportamento dos colaboradores se reflete em números: empresas que adotaram a gamificação nos treinamentos já notaram um aumento no número de profissionais que completam as atividades e até no seu tempo investido na plataforma, comprovando que a metodologia é bem sucedida em atrair e reter o público na dinâmica.
No fim, isso significa que as ações de educação empresarial serão melhor aproveitadas pelos funcionários, melhorando assim os impactos positivos concretos da estratégia no cotidiano da empresa.
Melhora na assimilação dos conhecimentos
O uso dos elementos lúdicos, em si, também contribui nos resultados concretos da ação. Tudo que é associado a estímulos positivos é mais fácil de ser guardado na memória — adotar a gamificação permite com que haja maior retenção de conhecimentos dos colaboradores, justamente ao promover uma experiência divertida de aprendizagem.
Ainda mais quando se utiliza storytelling na atividade gamificada, aumenta-se as chances dos funcionários fixarem o que aprenderam ao longo do processo, facilitando a aplicação das técnicas e competências adquiridas no treinamento nas suas funções do dia a dia.
Uso de dados
Além de todos esses benefícios, quando se adota o modelo eletrônico de gamificação há uma vantagem adicional: as plataformas costumam ser capazes de coletar, organizar e analisar os dados da participação dos colaboradores na atividade. Dessa forma, geram relatórios com informações estratégicas para aprimorar os treinamentos corporativos.
É possível identificar quais funcionários estão com mais dificuldades de aprendizagem, quais temas estão sendo pouco assimilados, quais elementos são mais engajadores e como estão sendo os resultados gerais da estratégia. No fim de cada atividade, o RH tem em mãos dados confiáveis (e obtidos com agilidade e praticidade) para embasar sua tomada de decisão e, assim, promover ações de educação empresarial mais eficientes.
Como e quando implementar a gamificação do treinamento da sua empresa?
Muitas organizações contam com empresas especializadas em gamificação para desenvolver as plataformas de forma personalizada e implementar essa metodologia com eficiência, aproveitando o melhor das tecnologias e conhecimentos da área.
No entanto, outras buscam entender melhor como é sua aplicação, antes de mais nada, testando-a internamente. Neste caso, é preciso se atentar a alguns cuidados.
Assim como qualquer estratégia, é preciso investir em planejamento e recursos para promover a ação da melhor forma e gerar os resultados positivos desejados.
Primeiramente, deve-se definir o público-alvo: quem serão os participantes do treinamento gamificado? Funcionários de determinado setor? Parceiros da organização? Profissionais recém-contratados?
A partir dessa escolha, deve-se fazer uma pesquisa aprofundada do perfil desse público para entender se a gamificação seria uma estratégia interessante em seu caso e quais elementos dos jogos seriam mais engajadores para esse grupo. Pode ser que determinada equipe não tenha interesse em um storytelling muito ficcional, por exemplo, enquanto outro tenha uma ótima recepção na utilização de recursos como ranking.
Deve-se também definir quais treinamentos serão contemplados por essa metodologia e quando ela será implementada. Quais temas poderiam ser enriquecidos ao contar com uma abordagem mais prática e inovadora? Será feita uma ação mais longa ou realizada a curto prazo?
Também é importante considerar o orçamento, ferramentas e tecnologias usadas nessa estratégia, atentando-se para não planejar uma ação irreal para a realidade da empresa ou então que acabe desperdiçando recursos ao longo do processo.
Nesse sentido, deve-se dominar como aplicar na prática a gamificação — se for um modelo eletrônico, por exemplo, é necessário saber desenvolver a plataforma e todos os seus recursos, ou então contar com uma parceira para produzir esse material.
E, assim como qualquer estratégia, é fundamental definir metas e indicadores de performance para avaliar como estão sendo os resultados da ação e verificar se os treinamentos corporativos estão gerando os resultados desejados.
Dessa forma, a gamificação contribuirá para tornar as ações de educação empresarial mais engajadoras e eficientes.
Todo esse processo parece complicado? Pois podemos simplificar para você: descubra os 5 passos para gamificar sua empresa e aproveite o melhor dessa inovação no seu negócio!
Uma das estratégias que mais pode contribuir neste sentido é a gamificação. Ao usar elementos de jogos em sua dinâmica, os funcionários terão uma experiência mais imersiva e interativa de aprendizagem, oferecendo assim uma atividade mais interessante e produtiva para os profissionais.
Primeiramente, deve-se definir o público-alvo: quem serão os participantes do treinamento gamificado? Funcionários de determinado setor? Parceiros da organização? Profissionais recém-contratados? A partir dessa escolha, deve-se fazer uma pesquisa aprofundada do perfil desse público para entender se a gamificação seria uma estratégia interessante em seu caso e quais elementos dos jogos seriam mais engajadores para esse grupo.