A avaliação de desempenho 360 graus é um recurso que está disponível para as empresas que querem descobrir sobre o clima organizacional
A avaliação de desempenho 360 graus é uma ferramenta completa para entender como está o clima organizacional, as relações interpessoais e o desempenho dos colaboradores. Ela ajuda o RH a diagnosticar o ambiente para implementar melhorias na gestão de pessoas e aumentar os resultados da empresa.
O clima organizacional é um dos principais responsáveis pelo engajamento e a motivação dos colaboradores. Se ele não está bom, provavelmente a empresa está enfrentando dificuldades, como falta de produtividade, taxa de turnover alta e outras problemáticas que influenciam nos objetivos e resultados da empresa.
O que você vai ver neste artigo:
Essa suposição só pode ser considerada verdadeira quando os profissionais da área de Recursos Humanos e gestores adotam meios para avaliar qual é a problemática real. E uma das ferramentas disponíveis no mercado que é possível utilizar para saber se o clima organizacional não está bem, é a avaliação de desempenho 360 graus.
Neste artigo explicaremos como funciona a avaliação de desempenho 360 graus, além de trazer dicas para aplicar essa ferramenta na sua empresa e aprimorar os processos internos. Vamos lá?
O que é a avaliação de desempenho 360 graus?
Imagine ter a possibilidade de comparar as opiniões dos colaboradores a respeito uns dos outros, dos seus líderes e da empresa, e ter em mãos uma série de dados para melhorar a gestão de pessoas da sua organização?
Com a avaliação 360 graus isso é possível! As avaliações de desempenho são ótimos instrumentos para analisar os relacionamentos, expectativas, falhas e oportunidades dentro das equipes, colhendo o feedback dos colaboradores e lideranças.
Os modelos tradicionais, porém, acabam focando na análise individual ou das lideranças. Já a 360 graus amplia essa pesquisa, conseguindo enxergar diversos pontos de vista dentro da empresa. Esse modelo dá ao RH um panorama interno completo da organização, pois cada pessoa entrevistada deverá avaliar a si mesma, seus colegas, sua liderança, a empresa e até mesmo os fornecedores, parceiros e clientes.
Dessa forma, a avaliação de desempenho 360 é um instrumento complexo, mas excelente para fazer uma análise profunda do ambiente corporativo. Ao recolher diversas opiniões sobre o mesmo profissional, será possível comparar as respostas sobre os pontos fortes e passíveis de melhoria de cada colaborador, de forma mais alinhada à realidade, e levantar questões nem sempre identificadas na autoavaliação ou na avaliação do gestor.
Um exemplo disso é o líder comentar que o funcionário tem dificuldades de produtividade, mas na pesquisa ser descoberto que este empregado constantemente auxilia os colegas em suas tarefas: aí está um ponto a ser investigado pelo RH para saber como lidar com a situação e melhorar o desempenho de todos.
O elemento confidencialidade
Um elemento fundamental para uma avaliação 360 graus eficiente é a confidencialidade das respostas. O RH deve garantir que a identidade de cada respondente seja preservada para evitar conflitos na empresa. Imagine se um dos profissionais comenta sobre lacunas na liderança e seu gestor direto descobre?
Mesmo que inconscientemente esse colaborador possa ser prejudicado. Por isso é fundamental que esse processo seja seguro e que os funcionários tenham certeza de sua proteção, sentindo-se à vontade para emitir suas opiniões genuínas. Somente assim será possível fazer uma pesquisa que identifique as reais dificuldades da organização.
A avaliação 360 graus ajudará o RH a identificar pontos de melhoria, perfis comportamentais e pontos fortes dos profissionais, habilidades e atitudes dos colaboradores e outros dados importantes, para criar estratégias de aprimoramento contínuo. Desta forma, se tem um poderoso instrumento para transformar a gestão de pessoas e tornar a empresa cada vez mais produtiva e qualificada.
Porém, por conta do grande número de respostas e pessoas a serem entrevistadas, esse tipo de avaliação de desempenho costuma levar um tempo para colher as informações, processá-las e trazer respostas para o RH.
Portanto, é preciso ter paciência, planejamento e organização para fazer uma boa análise. Uma forma de agilizar a operação é contar com a ajuda de sistemas e softwares para automatizar algumas etapas e facilitar a vida dos recursos humanos.
Vantagens de adotar a avaliação 360 graus
São muitas as vantagens de adotar a avaliação 360 graus em uma empresa. Separamos as principais delas para você entender!
1 – Diferentes perspectivas
Como o nome já diz, na avaliação 360 graus é possível contar com várias perspectivas. Isso porque o colaborador não é avaliado somente pelo gestor, como geralmente acontece na avaliação tradicional.
Esse modelo de avaliação também não se restringe apenas a parcialidade de uma autoavaliação. Os demais funcionários que fazem parte do mesmo time em que o colaborador avaliado está inserido, também compartilham informações relevantes sobre seu desempenho.
2 – Identificação de pontos positivos e de melhoria
Por ser uma avaliação realizada por vários funcionários, é provável que as informações acerca do desempenho profissional do colaborador estejam mais adequadas à realidade.
Pontos positivos e questões que precisam ser melhoradas também são mais perceptíveis quando mais de uma pessoa participa do processo de avaliação.
3 – Mais engajamento por parte dos colaboradores
A avaliação de desempenho 360 graus também contribui no engajamento dos colaboradores, porque participar desse processo bastante estratégico da empresa, os fazem se sentir importantes.
Por compreender como eles podem contribuir de forma estratégica com a empresa, eles se sentem mais integrados e, consequentemente, mais interessados em participar mais ativamente em todos os aspectos.
4 – A avaliação é mais completa
Como já comentado por aqui, a avaliação de desempenho 360 graus leva em consideração a perspetiva de várias pessoas que têm contato diário com o profissional avaliado.
A quantidade e a qualidade dos dados são maiores, o que proporciona à empresa uma melhor análise das informações, diminuindo as chances de erros de interpretação.
Isso é de suma importância, principalmente na eventualidade de haver algum “preconceito” por parte de alguém, como o líder imediato do colaborador.
Desvantagens da avaliação de desempenho 360 graus
Como qualquer modelo de avaliação, este também possui desvantagens.
1 – Os dados podem se tornar inconclusivos
É possível que o método de avaliação 360 graus tenha resultados inconclusivos, já que abrange diversos pontos de vista acerca do desenvolvimento de um colaborador.
Isso pode dificultar a tarefa de avaliar um profissional. Nesses casos em que as opiniões são mistas, o setor de Recursos Humanos não conseguirá chegar a conclusões taxativas.
2 – Incômodo por parte de alguns profissionais
Alguns funcionários podem se sentir desconfortáveis com a situação, afinal terão que avaliar seus líderes e seus colegas de trabalho. Alguns, inclusive, podem se sentir intimidados nessa ocasião.
Geralmente, esses sentimentos são motivados pelo medo de sofrer futuras retaliações, e isso, inclusive, pode levar a eles a não serem totalmente honestos nas informações fornecidas, o que pode prejudicar a avaliação.
O ideal é que a empresa faça de tudo para que todo o processo seja o mais anônimo possível. Então, o certo é não solicitar dados pessoais de quem está avaliando.
3 – Fraudar a avaliação
É preciso considerar a possibilidade de uma equipe combinar uma avaliação negativa, com objetivo de prejudicar algum líder ou colega de equipe.
4 – A avaliação demanda mais tempo
Todo processo de desenvolvimento da avaliação, aplicação, análise e feedback acaba sendo mais demorado se comparada a uma avaliação tradicional, por exemplo.
Dependendo do tempo em que todo o processo exigir na sua empresa, pode até ser que o resultado já não esteja tão compatível com o desempenho atual dos avaliados.
É preciso colocar na balança os pontos positivos e negativos identificados e avaliar se esse modelo de avaliação de fato somaria para a sua empresa.
Como fazer uma avaliação de desempenho 360 graus?
O primeiro passo para fazer este tipo de avaliação é montar um questionário abrangendo o relacionamento do profissional que vai responder o formulário com todos os públicos com quem ele tem contato (cada colega, líder, colaboradores de outros setores, gestores, diretoria, fornecedores, parceiros, clientes, etc).
Por isso é preciso planejar bem as questões, para não influenciar/viciar as respostas e sim extrair a verdadeira opinião, além de mapear tudo que é preciso saber sobre o contexto interno. Assim como em diversas pesquisas, pode-se usar vários tipos de perguntas: fechadas; semiabertas; abertas; diretas; estilo escala (pouco, muito, frequentemente, sempre, nunca, etc), entre outras possibilidades.
O questionário pode levantar várias situações:
- Como está a proatividade do colaborador/líder/outro?
- O colaborador/gestor/etc apresenta motivação e dedicação no trabalho?
- Como é o relacionamento entre o colaborador/líder/etc com sua equipe? Ele trabalha bem em grupo?
- O profissional apresenta habilidades de liderança? Como está sendo sua gestão?
- O profissional é comprometido com prazos?
- O profissional está conseguindo atingir suas metas?
- O profissional age com ética em seu dia a dia?
- O profissional assume novos desafios?
- O profissional é responsável e zela pelos pertences da empresa?
- O profissional sabe se conectar com os outros setores da empresa para aprimorar seu trabalho?
Os tipos de perguntas realizadas irão depender do foco da pesquisa: é saber mais sobre os relacionamentos internos? Mapear os comportamentos dos colaboradores? Verificar de modo qualitativo o desempenho da equipe? São várias as possibilidades de análise, basta o RH entender quais pontos gostaria de descobrir e focar as questões nesse objetivo.
Após aplicar os questionários - sempre protegendo a confidencialidade das respostas - o RH irá recolher todas as opiniões e processá-las para chegar a uma conclusão. Como dito, essa etapa da avaliação é a mais trabalhosa e demorada, ainda mais se for aplicada em uma empresa com um grande número de funcionários.
Cada um deles deverá preencher o formulário e cada opinião será tabulada e cruzada com outros feedbacks. Após todo esse trabalho, é o momento do RH mostrar a conclusão das respostas.
É preciso ter uma conversa com cada colaborador para expor os resultados da pesquisa, porém de forma amigável e incentivando sua melhora e crescimento profissional e pessoal - não causando desmotivação, constrangimento ou sentimentos negativos com a avaliação.
Por isso os profissionais que estão realizando esse feedback devem estar bem preparados para encorajar o funcionário, e não derrubá-lo (independentemente do resultado das opiniões).
Mas, todo esse trabalhão só tem sentido se a empresa estiver disposta a investir no aprimoramento dos colaboradores, usando estratégias para desenvolver habilidades pessoais e capacidades técnicas e, assim, tornar seus colaboradores mais engajados, motivados e produtivos.
Conheça diversas metodologias que irão aprimorar o desempenho dos colaboradores! Confira mais artigos no nosso blog e descubra novas formas de transformar a gestão de pessoas da sua empresa.
Perguntas Frequentes:
A avaliação de desempenho 360 graus é uma ferramenta completa para entender como está o clima organizacional, as relações interpessoais e o desempenho dos colaboradores. Ela ajuda o RH a diagnosticar o ambiente para implementar melhorias na gestão de pessoas e aumentar os resultados da empresa.
1 – Diferentes perspectivas;
2 – Identificação de pontos positivos e de melhoria;
3 – Mais engajamento por parte dos colaboradores;
4 – A avaliação é mais completa.