Gamificação na Experiência do Cliente: Melhores Práticas

05 fev 2024

Aplicar a gamificação na experiência do cliente é uma ótima forma de se fortalecer o relacionamento com os compradores, oferecendo uma atividade divertida, educativa e engajadora para encantá-los e criar uma imagem positiva da empresa.

Porém, assim como qualquer estratégia, é importante saber como implementar essa ferramenta com eficiência para obter os resultados desejados. Descubra como melhorar a experiência do cliente com a gamificação!

Por que a Gamificação é Vital para o Sucesso do Cliente

A gamificação é uma metodologia que pode ser adotada em diversos processos e estratégias de uma empresa, melhorando os resultados e aumentando o engajamento do público-alvo em várias atividades relevantes para o negócio — e um dos grupos em que essa ação pode ser aplicada é com os clientes. 

Benefícios da Gamificação na Experiência do Cliente

A capacidade de motivar e engajar pessoas em tarefas diversas, especialmente as pouco interessantes a elas, é um dos maiores benefícios que a gamificação traz para qualquer estratégia. Os elementos, lógica e design de jogos ajudam a atrair e reter a atenção do público-alvo — inclusive em atividades promovidas por empresas.

Em vez de oferecer uma ação tradicional e que as pessoas já estão acostumadas (inclusive a ignorar), pode-se desenvolver uma dinâmica gamificada relacionada aos produtos, serviços, valores, identidade da marca e segmento de mercado da companhia, associando o seu nome a uma atividade divertida e inovadora. 

E esse tipo de metodologia pode ser usada em diversas estratégias envolvendo os clientes: lançamento de produtos e serviços; eventos; marketing; pós-vendas e nas ações de satisfação do cliente, por exemplo — sempre cativando as pessoas e incentivando um relacionamento mais positivo com a marca. 

Além disso, ao se adotar plataformas gamificadas, é possível ter relatórios detalhados do desempenho e adesão do público-alvo nas atividades, oferecendo assim dados estratégicos de forma prática e ágil para as lideranças e empresa. 

Como Implementar a Gamificação de Forma Eficaz

Entretanto, para que uma estratégia gamificada seja bem sucedida, ela deve equilibrar os elementos lúdicos com o objetivo que se deseja alcançar: não se pode apenas desenvolver uma atividade divertida, deve-se promover uma ação que traga impactos positivos concretos para a companhia.

Quanto mais se conhece a metodologia e as tecnologias envolvidas na dinâmica, mais se é possível aproveitar o melhor dela — algo que é mais fácil de ser alcançado quando se conta com empresas parceiras especialistas em gamificação. 

Estudos de Caso de Empresas de Sucesso 

Quando se implementa a gamificação de forma eficaz, é possível oferecer uma experiência encantadora aos clientes e obter impactos positivos para a organização. Inclusive há casos práticos dessa ação: 

Exemplo 1: Transformando a Experiência do Cliente com Gamificação

O Mercado Livre, empresa consagrada em seu mercado por sua inovação, usa uma lógica gamificada em suas atividades. Os clientes da plataforma participam de um sistema de pontuação, ranking e níveis para ter direito a benefícios como promoções, descontos, entrega grátis, entre outras vantagens. 

Enquanto isso, outro marketplace explora ainda mais recursos da gamificação: o aplicativo da Shopee conta com minigames em que é possível trocar as moedas adquiridas na dinâmica por descontos. Ao encantar os clientes com esse benefício, eles passam mais tempo na plataforma e, consequentemente, compram mais. 

Exemplo 2: Lições Aprendidas de Empresas Líderes

Mas, além de promover vendas, a companhia pode usar a gamificação para fortalecer seus valores com o público-alvo. A Nike já lançou vários aplicativos que usam elementos de jogos como forma de estimular as pessoas a praticarem exercícios físicos — algo completamente ligado à marca de tênis. As soluções lançadas permitiam competir com amigos, acumular pontos e trocá-los por recompensas, todas relacionadas ao universo do esporte, saúde e bem-estar.

Assim a marca vem fortalecendo a sua presença positiva com o público-alvo, consolidando cada vez mais os seus valores e identidade no mercado esportivo. 

Nesses casos, a gamificação permite oferecer uma experiência inovadora, produtiva e divertida aos clientes, fortalecendo o seu relacionamento com a marca. 

Melhores Práticas e Dicas para Começar

Para atingir resultados como estes e extrair o melhor da gamificação na relação com os clientes, é importante seguir algumas orientações: 

Definindo Objetivos Claros de Gamificação

Primeiramente, deve-se definir os objetivos da ação. Eles devem ser claros e realistas, com impactos concretos para a empresa: a gamificação deve ser usada para lançar um produto ou serviço? Reforçar determinado valor/identidade da marca? Melhorar o pós-venda? Impulsionar as ações de marketing?

Escolhendo Métricas de Sucesso Adequadas

Considerando os objetivos da estratégia, deve-se definir quais indicadores e mecanismos de controle serão adotados ao longo do processo. Avaliar questões como engajamento, tempo dos participantes investido ao usar a plataforma, acessos, feedbacks diretos, entre outros, é fundamental para identificar lacunas, falhas e oportunidades de melhoria na ação — e descobrir se ela está obtendo os resultados desejados ou não. 

Quando a solução gamificada oferece recursos de gestão e inteligência de dados, fazer esse acompanhamento é mais prático e rápido, pois elas geram relatórios detalhados a respeito da participação do público nas atividades. 

Envolvendo os Clientes de Maneira Significativa

É importante descobrir formas e estímulos que atraiam e retenham a atenção do público-alvo ao longo da atividade para torná-la engajadora. Por isso, é importante conhecer bem o perfil do cliente e da pessoa que irá participar da ação: quais são suas necessidades? Dores? Desejos? Expectativas? Referências? Hábitos?

Essas informações são essenciais para desenvolver uma dinâmica gamificada capaz de engajar os compradores, oferecendo-os uma experiência encantadora e positiva com a empresa. 

Personalização e Adaptação: Chaves para o Êxito

Um diferencial que a gamificação oferece é a possibilidade de personalização. Algumas soluções contam com avatares, que podem ser customizados pelos jogadores para se parecerem consigo, e com recursos de acessibilidade para oferecer uma experiência mais confortável e inclusiva a todos os públicos. 

Além disso, as plataformas costumam ter um sistema que se adapta aos seus usuários dependendo de suas interações. Geralmente esse recurso é usado em estratégias educativas — em que a pessoa avança de nível ou adere a determinada trilha de aprendizagem dependendo da sua evolução. A mesma lógica pode ser adotada na experiência do cliente, moldando a atividade conforme o perfil do comprador/jogador. 

Conclusão e Próximos Passos 

Adotar a gamificação é uma excelente opção para oferecer experiências mais encantadoras, divertidas, produtivas e inovadoras aos clientes, fortalecendo seu relacionamento com a empresa e incentivando uma imagem mais positiva dela. 

No entanto, é importante saber dominar a metodologia, seus recursos e tecnologia para extrair o melhor dessa ferramenta — e não criar uma dinâmica “fútil” ou chata para o público-alvo. 
Para isso, é preciso contar com uma especialista no mercado: aproveite o máximo da gamificação na sua empresa com a Ludos Pro!

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Por que a gamificação é considerada vital para o sucesso do cliente?

A gamificação motiva e engaja os clientes em atividades relacionadas à empresa, oferecendo uma experiência mais interativa e divertida, fortalecendo o relacionamento e criando uma imagem positiva da marca.

Quais são os benefícios da gamificação na experiência do cliente?

A gamificação atrai e retém a atenção dos clientes, fortalecendo o relacionamento com a marca, aumentando o engajamento em diversas atividades, como lançamentos de produtos, eventos e pós-vendas, e fornecendo dados estratégicos por meio de relatórios detalhados.

Quais são as melhores práticas para implementar a gamificação na experiência do cliente de forma eficaz?

Definir objetivos claros, escolher métricas de sucesso adequadas, envolver os clientes de maneira significativa, personalizar a experiência e contar com especialistas no mercado são práticas essenciais para implementar a gamificação com sucesso.

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