O Talento Acquisition é uma estratégia que pode ajudar a otimizar os processos de recrutamento e seleção e a trazer os profissionais certos para a empresa. Contar com talentos na equipe, ainda mais em funções importantes, é fundamental para se ter um negócio produtivo, lucrativo e saudável.
O que você vai ver neste artigo:
Descubra neste artigo como essa abordagem funciona e fortaleça as ações de RH e de gestão de pessoas na sua organização!
O que é talent acquisition em empresas?
Em tradução livre, esse termo significa aquisição de talentos. Basicamente, essa é uma estratégia na qual a empresa busca ativamente os profissionais mais alinhados às funções e perfil da organização, criando um banco de contatos assertivo para trazer as pessoas que mais se encaixem no que o cargo e a companhia precisam.
Qual a diferença entre talent acquisition e recrutamento?
Em um primeiro momento, muitos podem ter dúvidas sobre como a aquisição de talentos se diferencia do recrutamento tradicional. Há alguns pontos que separam as duas abordagens:
- Recrutamento tradicional: é um processo mais rápido em comparação ao talent acquisition, mas no qual a empresa tem uma posição mais reativa na dinâmica — ela espera os profissionais se candidatarem para selecionar dentre eles o que mais se encaixaria na vaga e na organização;
- Talent acquisition: é uma estratégia de longo prazo em que o RH tem uma posição mais ativa no processo — ele define qual o perfil do profissional ideal para a função e para a empresa e busca em diferentes fontes esse talento para trazê-lo para a equipe.
Sendo assim, a aquisição de talentos acaba antecipando as necessidades da empresa. Além disso, esse processo é mais completo do que o recrutamento — no talent acquisition também é preciso atrair os candidatos, selecioná-los, avaliá-los, contratá-los e integrá-los à equipe.
Talent Acquisition: Diferenciais no processo de seleção
Existem alguns fatores que podem destacar a sua empresa e processo seletivo de outras no mercado, engajando os talentos logo no início da sua relação com a organização:
Experiência do candidato
Muitas companhias têm processos de recrutamento e seleção exageradamente longos, complexos e até mesmo desgastantes — que são capazes de repelir os bons profissionais, desanimando-os de trabalhar lá. Pensar em métodos para melhorar a experiência dos candidatos nessa dinâmica é uma ótima forma de já ir criando uma imagem positiva da empresa e um ambiente motivador aos novos funcionários.
Flexibilidade de trabalho
Oferecer mais flexibilidade no trabalho, seja de horários ou até implementando um regime home office, é algo que pode atrair bons profissionais que estejam preocupados em ter um maior equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal. Além disso, essa postura abre espaço para trazer talentos que residam em outras localidades para a empresa.
Diversidade
Contratar pessoas com vivências distintas enriquece a equipe de qualquer empresa, oxigenando as ideias do grupo e explorando outras competências e habilidades que possam não estar sendo aproveitadas no departamento. Investir em diversidade é benéfico para todos, atraindo bons profissionais que não são valorizados como deveriam.
Hard skills e soft skills
Avaliar os candidatos de forma completa é essencial para a estratégia de aquisição de talentos. Além das habilidades técnicas e experiências de trabalho, deve-se analisar as competências sociais e perfil comportamental dos candidatos para trazer o profissional mais qualificado e adequado ao cargo e companhia.
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Como construir uma estratégia eficaz de Talent Acquisition
Para aproveitar o melhor dessa abordagem, trazendo talentos que estejam realmente alinhados aos propósitos da empresa e da função, é importante investir em três frentes:
Identificação de talentos e onde procurar
É fundamental definir qual o perfil profissional, pessoal e cultural que o talento deve ter antes de mais nada. Quais são as habilidades, competências e posturas necessárias para executar bem as funções do cargo? Quais são os comportamentos e valores que se alinham com os da empresa e departamento? Ter em mente esses parâmetros ajuda a otimizar a busca, tornando a seleção mais assertiva.
Também deve-se definir onde os recrutadores irão procurar esses talentos: existem redes sociais e plataformas específicas para a carreira profissional, mas há outras possibilidades para essa procura, como instituições de ensino e em organizações, em que é possível se conectar com profissionais diversos — e encontrar alguém que mais se encaixe na companhia e vaga disponíveis.
Marca empregadora como diferencial para talentos
Algo importante nessa estratégia é oferecer uma oportunidade que realmente seja interessante ao profissional, inclusive ao ponto de convencê-lo a se desligar do seu trabalho atual para aceitar sua proposta.
Isso significa oferecer remunerações e benefícios competitivos, além de outras vantagens que se enquadrem ao seu perfil, necessidades e motivação pessoais — como flexibilidade de horários, home office, auxílio creche, entre outras possibilidades.
Mas, outra questão que a empresa pode investir para dar mais um incentivo nessa balança e até ser o diferencial que vai atrair os talentos é o employer branding: ter uma boa reputação como empregadora é fundamental para que os profissionais vejam sua empresa como um ótimo local de trabalho e desejem atuar nela — e essa reputação deve ser construída com ações concretas que façam da sua organização um lugar saudável para os profissionais.
Entrevistas diferenciadas como atrativo para aquisição de talentos
Um talento não se resume ao seu currículo: é preciso ter uma boa conversa e avaliar suas habilidades e posturas antes de fazer uma proposta competitiva, assegurando que esse profissional realmente esteja no perfil desejado pela empresa e apto para desempenhar a função em questão.
Isso não significa colocar a pessoa em uma sala e fazê-la preencher uma ficha com cem perguntas ou realizar testes genéricos em um site. Pensar em outras metodologias de avaliação e de seleção, ainda mais as que sejam engajadoras e eficientes como a gamificação, por exemplo, é fundamental para demonstrar logo no início que a empresa está atenta ao seu bem-estar e comodidade.
Tendências de tecnologia em Talent Acquisition
Pode-se potencializar as ações de aquisição de talentos com as ferramentas certas, ajudando a identificar os melhores profissionais com agilidade e praticidade. Nesse sentido, algumas tendências de estratégias complementarem se destacam:
Big Data no recrutamento
O uso de dados se tornou estratégico nas empresas, especialmente considerando os processos de recrutamento e seleção — que geram uma série de informações, ainda mais quando há um grande número de candidatos.
O Big Data é uma ferramenta que ajuda a lidar com essa enorme quantidade de informações e materiais, otimizando e agilizando processos e tornando-os mais assertivos.
Plataformas de recrutamento online
Uma ferramenta bastante conhecida nas ações de recrutamento e seleção são as plataformas voltadas a esta área. O RH pode aproveitar o banco de talentos desses sistemas e de processos anteriores para identificar profissionais que se encaixem na empresa e em funções diversas — tendo uma postura mais ativa na seleção desses talentos.
Além disso, essas plataformas costumam contar com outras ferramentas que ajudam a avaliar os candidatos, oferecendo uma base ainda mais sólida na hora de selecionar os profissionais para etapas seguintes do talent acquisition.
Gamificação em processo seletivo
Uma das ferramentas mais modernas e eficientes que uma empresa pode adotar em diferentes estratégias é a gamificação. Essa metodologia usa elementos de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento, motivando as pessoas a realizarem tarefas diversas.
No contexto do recrutamento e seleção, a gamificação pode ser adotada na triagem dos candidatos, oferecendo um recurso adicional na hora de avaliar seus conhecimentos técnicos e posturas comportamentais: pode-se promover dinâmicas em que os profissionais devem responder a perguntas relacionadas à sua função/área, além de revelar por meio das atividades suas reações/ações diante de certos estímulos.
Mas, esse é só o começo do que o uso dessa ferramenta pode oferecer ao RH e organização: descubra como utilizar a gamificação em processos seletivos e tenha uma equipe de talentos na sua empresa!