Ter um alto índice de absenteísmo na equipe é sempre um sinal vermelho para a gestão de pessoas de qualquer empresa. Esse fenômeno demonstra que há sérios problemas na dinâmica interna — e que vão, por sua vez, impactar negativamente na produtividade, qualidade e resultados de um negócio.
O que você vai ver neste artigo:
O que é absenteísmo?
Ele é um indicador dos recursos humanos voltado para analisar a presença dos funcionários na empresa. O absenteísmo mede o total de faltas, atrasos, saídas antecipadas e licenças dos colaboradores, contabilizando o tempo que não está aproveitado em reais horas de trabalho.
Tipos de absenteísmo
Na verdade, existe mais de uma categoria que classifica a ausência dos profissionais em suas funções. Entender isso ajuda a compreender melhor a situação específica da empresa, ajudando a implementar ações mais assertivas para mudar esse cenário.
Absenteísmo justificado
Ocorre quando o funcionário usufrui de uma licença (como a licença maternidade ou paternidade, por exemplo), tem um compromisso de grande importância no horário de trabalho ou próximo a sua jornada (como consulta, exame ou procedimento médico) e outras situações em que é direito seu se ausentar do trabalho. Assim o colaborador tem uma justificativa excepcional e justa para tal.
Absenteísmo injustificado
Acontece quando o funcionário falta, chega atrasado ou vai embora antes do seu horário sem justificativa ou até mesmo sem comunicar sua ausência. Esse tipo de absenteísmo é um claro sinal de que há problemas com a motivação desse profissional e na dinâmica interna.
Presenteísmo
Neste caso, o funcionário está presente fisicamente na empresa e cumprindo sua jornada de trabalho normalmente — porém não está sendo produtivo e nem está motivado e engajado na sua função. O corpo está presente, mas a mente e a motivação não. Essa situação também representa problemas para a gestão de pessoas.
As principais causas do absenteísmo nas empresas
Existem várias situações que resultam na ausência dos funcionários na companhia:
Problemas de saúde física e mental
O colaborador pode estar passando por uma doença — física ou mental — que acabe prejudicando o cumprimento de suas funções. É uma situação inevitável e a organização pode dar apoio a este profissional para que se recupere e volte ainda mais engajado para o trabalho.
Condições de trabalho
Algumas vezes a própria dinâmica da empresa/função/ambiente pode contribuir com esse cenário. Um funcionário pode ter dificuldades logísticas para se deslocar até o prédio da companhia, por exemplo, chegando atrasado com frequência por conta disso. Ou uma organização pode ter vários afastamentos devido a acidentes e problemas de saúde dos seus colaboradores por não ter zelo pela segurança no trabalho, bem-estar e ergonomia dos seus trabalhadores.
Relacionamento interpessoal
Um ambiente de trabalho saudável ajuda a manter a motivação e engajamento de toda a equipe. Mas, um local de trabalho tóxico e com relações complicadas com os colegas e liderança é capaz de sugar toda disposição e produtividade mesmo dos melhores talentos, fazendo-os querer passar menos tempo na empresa.
Falta de motivação
Um colaborador desmotivado vai, mesmo inconscientemente, evitar o trabalho e a organização em si. Por isso, vai acabar faltando ou não cumprindo o seu horário. Investir na motivação contínua dos profissionais é uma forma de evitar esse e outros problemas que prejudicam a produtividade e qualidade no negócio.
>Leia também: Relacionamento Interpessoal no trabalho: O que é e como melhorá-lo
>Leia também: Motivação nas Organizações: 6 dicas eficientes para engajar os funcionários
>Leia também: Quais são os tipos de motivação no trabalho?
Como calcular o absenteísmo?
É possível avaliar essa questão do ponto de vista analítico, calculando se o índice de absenteísmo está alto ou não. A fórmula mais simples é:
(total de funcionários x total de faltas e atrasos/saídas) ÷ (total de funcionários x total de dias trabalhados)
Em uma empresa com 100 colaboradores, que faz uma jornada de trabalho tradicional (8 horas/20 dias por mês) e que tenha uma média de 3 faltas/atrasos por colaborador, o cálculo ficaria:
(100 x 3) ÷ (100 x 20)
300 ÷ 2.000
= 0,15
Ou seja, a taxa de absenteísmo dessa empresa é de 15% — um número relativamente alto, que já deve acionar um alerta no RH.
Também é possível fazer um cálculo levando em conta as horas não trabalhadas, tendo assim uma dimensão ainda mais exata do impacto do absenteísmo na realidade do negócio.
Impacto do absenteísmo nas empresas e nos colaboradores
Não é à toa que muitas companhias acompanham de perto essa métrica. A ausência dos profissionais gera uma série de impactos negativos ao negócio:
Custos diretos e indiretos para as empresas
O tempo que o colaborador deixa de trabalhar implica na redução da produtividade e piora na qualidade, pois ele não cumpre suas tarefas no tempo ideal. Também pode ocorrer de sua falta sobrecarregar o colega que assume suas demandas, além das de sua própria função.
Todas essas e outras situações acarretadas pelo absenteísmo trazem prejuízos inclusive para o financeiro da empresa, que em alguns casos deve realocar mão de obra ou até contratar alguém para substituir o profissional ausente.
Efeitos no ambiente de trabalho
Um funcionário desmotivado acaba influenciando negativamente sua equipe, por sua vez desmotivando seus colegas de departamento. Isso acaba formando uma bola de neve — os trabalhadores se dedicarão menos, terão menor produtividade e qualidade em seu serviço.
Além disso, o clima organizacional poderá ficar pesado, prejudicando até mesmo os melhores profissionais do setor.
Estratégias efetivas para reduzir o absenteísmo
Felizmente, existem algumas medidas eficientes para se reduzir esse problema e aproveitar melhor o tempo e talento dos seus funcionários:
Liderança positiva e priorização do bem-estar
Um elevado número de profissionais perde a motivação no trabalho por conta de problemas com seus gestores, ao ponto de até mesmo pedir demissão por essa razão. É fundamental que as lideranças cultivem um relacionamento positivo com os colaboradores, despertando seu engajamento e conexão com a empresa.
Além disso, outra maneira de se reduzir o absenteísmo é investindo no bem-estar dos funcionários, oferecendo benefícios como auxílio saúde ou cultura, entre outros. Também é possível abrir uma conversa empática para ouví-los a respeito de que melhorias podem ser feitas para alcançar esse objetivo.
Melhoria das condições de trabalho
Nesse sentido, pode-se implementar ações que facilitem sua vida e jornada de trabalho, como home office ou modelo híbrido, flexibilização de horas, entre outros. Investir em questões como ergonomia, segurança e respeito às leis e direitos dos trabalhadores é fundamental para promover um ambiente saudável na organização.
Desenvolvimento de uma cultura organizacional positiva
Criar e cultivar uma cultura organizacional forte e positiva também contribui para reduzir a desmotivação e falta de engajamento dos colaboradores, especialmente ao alinhar os propósitos da empresa com os valores de cada profissional e dar a eles um motivo a mais para se dedicarem ao trabalho.
Gamificação como agente motivador
Também é possível obter ótimos resultados ao se investir em métodos que ajudem a aumentar a motivação e engajamento dos funcionários, como a gamificação. Essa ferramenta explora elementos, lógica e design dos jogos para estimular os participantes a realizarem determinadas atividades e até mesmo a mudarem certos comportamentos — inclusive tendo mais dedicação e produtividade no trabalho.
Esse é apenas um dos impactos positivos de se adotar essa metodologia na companhia. Descubra como usar a gamificação como estratégia de retenção de talentos e tenha um time de alta performance na sua empresa!