O mundo dos negócios passou por diversas transformações nas últimas décadas. Muitas noções tradicionais não conseguem mais suprir as necessidades das empresas atualmente, dando espaço à visões mais flexíveis e inovadoras. Entre essas novidades está o conceito de gestão 3.0: um modelo mais ágil de empreendedorismo e que quebra diversas fórmulas consagradas na área. Porém, para que ele funcione, é preciso atentar-se à cultura organizacional.
Neste artigo vamos te explicar como funciona a gestão 3.0 e sua relação com a cultura organizacional, para que você saiba como implementar esse conceito de forma bem sucedida.
O que é Gestão 3.0 e como ela funciona?
Esse modelo é completamente diferente do que o estilo tradicional estabeleceu. O método considera a gestão da empresa como uma rede complexa - e não algo hierárquico como acontece na grande maioria das instituições -, tendo como foco as pessoas, seus comportamentos e relacionamentos. Desta forma, a organização direciona seus esforços principalmente em seus colaboradores, e não apenas no desenvolvimento de seus produtos e serviços. O conceito foi criado pelo empreendedor, escritor e palestrante holandês Jurgen Appelo, que lançou o livro Management 3.0 - Agile Developers, Developing Agile Leaders em 2011. Como o nome indica, esse modelo de gestão está atrelada às ideias da Metodologia Ágil, só que voltadas ao capital humano da empresa. Em suas teorias, Appelo divide os conceitos de gestão em três versões:- Gestão 1.0: é o modelo tradicional, no qual as decisões são hierárquicas (tomadas de cima a baixo). Esse modelo também é conhecido como “comando e controle”, com o poder nas mãos de poucos e limitada liberdade de criação.
- Gestão 2.0: é uma espécie de 1.0 melhorado. O foco agora são as técnicas (não a hierarquia, como no anterior), criando soluções como Six Sigma, Gestão de Qualidade Total (TQM em inglês), Balanced Scorecard (BSC) e outras metodologias.
- Energizar Pessoas: as pessoas são o foco da empresa. Por isso, a organização (e gestores) devem sempre se esforçar para manter os colaboradores motivados, engajados e criativos.
- Empoderar Equipes: nesse conceito os funcionários devem ser auto-organizáveis. Para isso, precisam ter a confiança e liberdade dos gestores para agirem em diversos casos de forma autônoma.
- Alinhar Restrições: apesar de empoderar, ainda sim é preciso colocar alguns limites para as equipes, evitando que toda essa liberdade acabe se tornando prejudicial à empresa e colaboradores. É importante estabelecer um objetivo central e metas em comum, dando aos seus funcionários propósitos claros.
- Desenvolver Competências: para a empresa ter sucesso é fundamental que os colaboradores sejam capacitados tanto nas hard quanto soft skills e isso é ainda mais importante nesse modelo focado em pessoas. Portanto é essencial investir no desenvolvimento dos funcionários, tornando-os mais competentes.
- Crescer a Estrutura: todo empreendedor sonha em fazer seu negócio crescer e, neste modelo, isso é feito de forma consciente e com foco na qualidade.
- Melhorar Tudo: o aprimoramento constante é chave nesse conceito. Os erros e falhas devem ser encarados como oportunidades para tornar a gestão, pessoas, processos, produtos/serviços cada vez melhores.