Escolher uma plataforma de gamificação pode parecer algo desafiador em um primeiro momento. São vários os pontos que o RH deve avaliar antes de se investir em uma ferramenta: é preciso identificar as opções disponíveis no mercado, saber quais são os recursos e funcionalidades que elas oferecem, verificar a confiabilidade e qualidade da empresa fornecedora, avaliar os custos e benefícios de cada solução, entre tantas outras questões.
O que você vai ver neste artigo:
Felizmente, existem algumas dicas para tornar esse processo mais proveitoso e ajudar com que seu negócio adote a plataforma gamificada mais alinhada às suas necessidades, realidade e perfil. Descubra como escolher a solução de gamificação ideal para sua empresa e aproveite o melhor dessa estratégia!
Tipos de Plataformas de Gamificação
A gamificação é uma metodologia que pode ser abraçada por diferentes áreas — não é à toa os casos de sucesso envolvendo o seu uso desde na medicina até na educação infantil ou empresarial e em ações de marketing.
Existem vários tipos de soluções gamificadas, com finalidades, propostas e recursos diversos. Porém, para aproveitar o melhor dessa ferramenta, é fundamental conhecer mais a fundo o que ela oferece: especialmente para saber se ela contempla as necessidades particulares do negócio.
Soluções de Gamificação Empresariais
A gamificação é uma estratégia completa: pode ser adotada por empresas de todos os portes e segmentos de mercado, e em diferentes processos e áreas. Nesse sentido, ela pode ser usada para as mais variadas finalidades: fortalecer a comunicação interna; engajar os funcionários no plano de carreira; estimular uma maior produtividade e qualidade nas tarefas do dia a dia; otimizar processos, entre outras tantas possibilidades.
Mas, essa solução pode também ser usada com o público externo — usar a gamificação nas estratégias de marketing ajuda a tornar essa ação mais atraente, engajadora e inovadora para os clientes e outros grupos de interesse da organização.
Assim, com a plataforma e parceira certas, vários benefícios podem ser alcançados ao se investir nessa estratégia nos negócios.
Plataformas de Gamificação Educacionais
Não é à toa que muitas escolas aproveitam a gamificação em suas atividades educacionais para transformar os estudos em momentos mais engajadores para os estudantes e, ao mesmo tempo, fortalecer seus conhecimentos ao associar as informações a estímulos positivos.
Em vez de apostar apenas no modelo tradicional expositivo, que pode reter pouco a atenção dos alunos, usa-se um método mais ativo e que possibilita aumentar a aprendizagem do público-alvo da ação.
Por essas qualidades, muitas empresas também adotam essa metodologia em suas estratégias de educação corporativa, investindo em treinamentos empresariais gamificados e no onboarding de novos colaboradores que aplique essa proposta, capacitando os novatos de forma dinâmica e inovadora desde o primeiro dia.
Dessa forma, usar soluções gamificadas também contribui para fortalecer os conhecimentos, habilidades e aptidões dos funcionários, tornando-os mais produtivos e motivados.
Critérios de Escolha para Gamificação
Considerando todas essas opções, qualquer profissional de RH pode se sentir um pouco perdido em um primeiro momento, sem saber qual delas pode ser a mais indicada para sua empresa ou por onde começar a avaliar cada solução disponível no mercado.
Mas, existem algumas orientações que podem elucidar as dúvidas e hesitações, ajudando-o a comparar plataformas e ter uma escolha mais acertada:
Recursos Essenciais em Gamificação
É preciso saber primeiro o que cada solução oferece — algumas funcionalidades são básicas em qualquer estratégia gamificada eficiente, fazendo toda a diferença entre alcançar ou não os objetivos da ação.
Um sistema de pontuação, por exemplo, estimula o desempenho e progresso contínuo dos participantes nas atividades: quanto mais alguém se envolve nas tarefas, mais essa pessoa ganha. Junto com outras recompensas como medalhas e itens especiais, esse tipo de recurso mantém o público interessado na estratégia — seja no treinamento corporativo, plano de carreira ou em qual ação a gamificação for adotada.
Entretanto, apenas oferecer pontos ou recompensas não é o suficiente para explorar os benefícios dessa metodologia. Elementos como um sistema de ranking, desafios, conquistas, além de outros mais sofisticados, transformam as mais diversas atividades em experiências engajadoras e bem sucedidas.
Custos e Benefícios da Gamificação
Muitas empresas têm receio de adotar uma plataforma gamificada por um valor considerável e não conseguir o retorno desejado. A verdade é que uma solução de gamificação verdadeiramente eficiente demanda um certo grau de investimento, pois é preciso aplicar técnicas, tecnologias e estratégias específicas, além de adaptar a ferramenta às necessidades, perfil e realidade particularidades da empresa contratante.
Por isso, é fundamental ter mecanismos de controle como métricas e indicadores para acompanhar a implementação da gamificação e seus resultados de perto, identificando pontos de melhoria e oportunidades ao longo da ação. Esse cuidado permite verificar se o retorno do investimento na estratégia está compensando os custos para sua execução e manutenção.
Mas, justamente para não chegar ao ponto de se ter investido tanto em uma solução que não trouxe os resultados desejados, que é tão importante o processo de decisão de qual solução gamificada adotar.
Nesse sentido, outro fator que faz toda a diferença é a seleção da parceira que vai desenvolver a plataforma. A ferramenta pode oferecer vários recursos essenciais e além, ser a mais bonita e fácil de navegar — mas, se acontecer algum problema, a fornecedora irá te atender prontamente e realmente resolvê-lo? As funcionalidades realmente funcionam? Os relatórios gerados pelo sistema usam métricas eficientes?
Uma das formas de se avaliar essas questões e a efetividade da plataforma antes de assinar o contrato é verificando os seus cases de sucesso: quais empresas confiaram nessa parceira? Quais foram os resultados alcançados? Como os recursos da gamificação foram usados com criatividade e efetividade?
Outra opção é verificando na prática como a solução funciona. Muitas empresas disponibilizam testes gratuitos limitados para que o RH conheça a fundo seus recursos e possibilidades. Assim, as companhias podem avaliar se a ferramenta cumpre o que promete e se ela está alinhada com aquilo que se espera e demanda dela.
Imagine ter então vários dias para explorar gratuitamente uma plataforma gamificada e que tem vários casos de sucesso em sua história — confira como a Ludos Pro pode ser a solução ideal para seu negócio e aproveite o melhor da gamificação!