Motivar funcionários é uma prática desafiadora para qualquer empresa, mas não é impossível. Antes de tudo é preciso entender que os colaboradores podem ser motivados por circunstâncias pessoais (por se sentirem úteis) e por questões externas (por receber bons benefícios).
O que você vai ver neste artigo:
Trabalhar com gestão de pessoas é um processo contínuo. Não basta contratar os melhores colaboradores, treiná-los e depois deixá-los por conta própria: é importante acompanhar seu desenvolvimento e avaliar como anda sua motivação - para que eles estejam engajados na organização e sejam mais eficientes e produtivos.
Entretanto, muitas empresas sentem dificuldade em fazer este trabalho e, assim, acabam perdendo seus talentos. Para evitar este problema, neste artigo vamos te explicar como motivar seus funcionários usando métodos inovadores.
O que é Motivação?
Primeiramente, é importante definir o que é motivação e entender como esse fenômeno acontece. Em
resumo, podemos explicá-la como uma força que impulsiona alguém a realizar determinada ação. Ela é fundamental em nossas vidas, nos ajudando a fazer tarefas que nem sempre são as mais divertidas, porém que sabemos que haverá algum tipo de recompensa no final.
Como ficar horas de pé em uma fila para assistir o show da sua banda favorita, ficar estudando um
assunto em sua profundidade em vez de sair com os amigos ou enfrentar o frio e chuva para ir trabalhar - para tudo isso existe um motivo que faz as pessoas realizarem essas ações: isto é a motivação.
Outro ponto importante é que possível dividir a motivação em duas categorias:
Motivação intrínseca:
Aquela que vem do próprio indivíduo e geralmente está ligada a questões internas como caráter, gostos, habilidades e hábitos, onde a pessoa busca seu desenvolvimento pessoal;
Motivação extrínseca:
Aquela que parte do ambiente e de situações externas, que não estão sob o controle do indivíduo, porém ainda influenciam suas decisões. Geralmente este tipo está ligado a questões como ego, recompensas e status.
É fundamental conhecer esta classificação para analisar qual tipo de motivação deve ser despertada nos profissionais. Ambas as categorias são benéficas, desde que exista um equilíbrio entre os estímulos, evitando que a pessoa pese demais para o lado altruísta ou egoísta.
A importância da motivação na empresa
Como deu para perceber, a motivação é essencial em nossas vidas e afeta até mesmo o lado profissional.
Um funcionário motivado busca realizar suas atividades da melhor forma possível, sendo produtivo, proativo e dedicado, trazendo assim mais resultados para a empresa. Geralmente este funcionário também é engajado, pois se sentir parte da instituição pode ser um grande estímulo a sua motivação.
O caso oposto - um colaborador desmotivado - acaba realizando seu trabalho de forma mediana, está
acomodado em sua função, não busca aprimoramento pessoal e profissional e não veste a camisa da organização. Normalmente, ele não pensa em sua carreira a longo prazo, podendo até trocar de emprego e acabar prejudicando sua antiga empresa. Esta questão, em larga escala, traz consequências ruins para o negócio, pois há os custos financeiros e produtivos com a alta rotatividade dos funcionários.
Por isso é fundamental que o RH esteja atento aos sinais de desmotivação dos colaboradores como falta de interesse no aprimoramento profissional e pessoal, queda de produtividade, faltas e doenças frequentes e até mesmo conflitos com os colegas. É importante ter uma estratégia de acompanhamento do desempenho dos funcionários, e métricas adequadas para identificar esses sintomas logo em seu início, evitando que o problema se torne uma bola de neve.
Entre as ações que o RH pode tomar para contornar esta situação estão: treinar as lideranças, que são o contato direto da empresa com o funcionário, para que conheçam bem cada colaborador e suas motivações intrínsecas e extrínsecas; investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados e criar uma cultura que valoriza os bons resultados, seja com recompensas financeiras ou com simples feedbacks que levantem a moral e autoestima.
Todas essas atitudes já causam um impacto positivo na equipe. Porém, algumas empresas estão
investindo em métodos inovadores para motivar ainda mais seus colaboradores e ter melhores resultados na sua gestão de pessoas.
Como motivar funcionários com métodos inovadores?
Além das estratégias tradicionais, é possível adotar ações inovadoras para quebrar um pouco a rotina
da empresa e reforçar os relacionamentos dos colaboradores entre si e com a própria instituição. Tudo isso ajuda a manter o funcionário mais motivado, mesmo ao longo do ano.
Gamificação
Um método para tornar as atividades cotidianas mais engajadoras é a gamificação. Esta estratégia usa a lógica dos jogos para incentivar determinados comportamentos e a realização de certas ações.
Por exemplo: é possível transformar as tarefas do dia a dia em pequenas e saudáveis competições entre os membros de uma equipe, que disputarão pontos, medalhas e a primeira posição no ranking de acordo com a realização de suas atividades. Isso os estimula a serem mais produtivos e eficientes em sua função - fortalecendo assim sua motivação no trabalho.
A gamificação também pode ser usada no treinamento corporativo e na integração de novos funcionários, tornando os conteúdos mais densos em informações mais acessíveis e fáceis de memorizar.
Ambiente mais descontraído
As pessoas passam boa parte do seu tempo no trabalho. As pressões, metas e correrias do cotidiano
podem fazer o ambiente ficar pesado e, assim, desmotivador. Por que não tentar criar um espaço mais confortável e alegre para tirar um pouco essa tensão?
Para isso existem várias ideias: algumas empresas permitem que os colaboradores levem seus animais de estimação ao trabalho, tornando o ambiente mais amigável e feliz; outras até mesmo criam um dia para trazer seus familiares, fortalecendo o sentimento de pertença dos funcionários em relação à instituição. Também é possível investir em uma decoração mais animada, pensando em espaços de breve descanso e convívio para relaxar e acalmar os ânimos da equipe.
Chief Happiness Office
Outra ideia nesse sentido é delegar um funcionário para ser um Chief Happiness Officer - um gestor responsável por tornar os colaboradores mais felizes e, assim, mais produtivos e engajados.
Este colaborador do RH tem como função pensar em estratégias com o objetivo de aumentar a
felicidade de todos na empresa. Seu trabalho não é feito de forma individual, e sim analisando o panorama geral da organização, diagnosticando sua situação com base em pesquisa e métricas e desenvolvendo processos e ações para atingir sua meta.
Este cargo é uma tendência no mercado internacional, especialmente nas grandes corporações. No
entanto, ainda é possível adaptar essa ideia para diferentes realidades e portes de empresas.
Atividades especiais
Uma forma de quebrar a tensão é planejar eventos e festas de integração, comemorações de datas
especiais, dia da pizza ou pão, entre outras ideias. Estas ações ajudam a fortalecer os relacionamentos dentro da organização, fator que auxilia a motivação pessoal dos profissionais. É possível aliar esta ideia com o incentivo à produtividade: tem algumas empresas que fazem um happy hour nas semanas e meses que batem a meta, por exemplo.
Outra estratégia é fazer atividades surpresas, como sorteios de folgas e premiações, para encantar seus
colaboradores e, assim, motivá-los ainda mais.
Perguntas Frequentes:
A motivação é uma força que impulsiona alguém a realizar determinada ação. Ela é fundamental em nossas vidas, nos ajudando a fazer tarefas que nem sempre são as mais divertidas, porém que sabemos que haverá algum tipo de recompensa no final.
Um funcionário motivado busca realizar suas atividades da melhor forma possível, sendo produtivo, proativo e dedicado, trazendo assim mais resultados para a empresa. Geralmente este funcionário também é engajado, pois se sentir parte da instituição pode ser um grande estímulo a sua motivação.