Cultura organizacional é um conjunto de características (valores, crenças, comportamentos, tradições e regras) que fazem uma empresa ou instituição. Ela é importante neste contexto porque serve para alinhar o comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Você sabe qual diferença entre uma micro ou pequena empresa e uma de grande porte, como o Google? Alguns poderão citar os lucros, outros, a estrutura do negócio. Mas, na verdade, o que pouca gente se dá conta é que o que realmente faz diferença no tamanho da companhia é a cultura organizacional.
Qualquer negócio que queira crescer precisa ter bem delineado o seu perfil estratégico, os costumes e valores a serem seguidos por todos dentro da empresa. E os benefícios vão além dos lucros.
Ficou interessada? Para entender melhor o que é e qual a real importância da cultura organizacional nas empresas, acompanhe a leitura e saiba mais!
O que é cultura organizacional?
Antes de vermos o quão importante é definir a cultura organizacional da empresa e quais benefícios ela vai trazer, vamos tomar conhecimento a respeito do conceito e principais características.
Também conhecida como cultura corporativa, a cultura organizacional pode ser definida e expressada de forma simples: é a forma como as coisas são feitas dentro da empresa, ou seja:
- normas corporativas;
- missão, visão e valores;
- processos internos;
- perfil estratégico da empresa;
- crenças;
- costumes;
- ritos;
- cerimônias, etc.
Essas características são altamente valorizadas, pois são elas que fazem com que a organização se diferencie das outras e se destaque no mercado. Por meio delas, é possível alcançar, de forma muito mais produtiva, os objetivos e resultados esperados para o sucesso da organização.
A cultura organizacional nas empresas influencia a todos os colaboradores de forma que proporciona direcionamento sobre o comportamento perante clientes, colegas, gerentes, enfim, todos os outros profissionais da empresa.
Como uma forma de definir a identidade da instituição, a cultura organizacional é construída ao longo do tempo criando, assim, um elo entre o passado e o presente dela.
Por que a cultura organizacional nas empresas é tão importante?
Existem diversas formas em que a cultura organizacional na empresa pode impactar o negócio positivamente. O desenvolvimento de diretrizes, por exemplo, proporciona aos funcionários um sentimento de que fazem parte daquele negócio a tal ponto em que ele trabalha com mais afinco, melhora a produtividade e se compromete com o coletivo.
Geralmente, quem mais influencia na cultura organizacional nas empresas são os próprios fundadores e quando as diretrizes são expostas ao público interno e externo, elas ganham o formato de missão, visão e valores.
Uma boa estruturação da cultura organizacional proporciona à empresa um time com valores sólidos, o que reforça o comprometimento e motivação resultando na satisfação do cliente e consequente aumento dos lucros na empresa. Uma coisa leva a outra.
Não se pode negar, então, que os costumes e tradições de uma organização podem afetar os resultados obtidos e ser decisivos no sucesso ou não da marca. Veja, a seguir, por que é tão importante definir a cultura organizacional nas empresas:
- Funciona como base de sustentação da empresa
- Permite decisões mais alinhadas aos objetivos da companhia
- Move-se em conjunto, sempre visando o melhor para o negócio e sucesso do empreendimento
Além disso, uma cultura organizacional sólida ocorre quando a empresa tem valores bem definidos e compartilhados de forma ampla, impactando positivamente as lideranças e o comportamento de todo o time.
Quais os benefícios de uma cultura organizacional?
Montar a cultura organizacional traz muitos benefícios para a empresa. Eles serão fundamentais para o seu progresso e destaque no mercado. O desenvolvimento acontece em bases consistentes e muito bem planejadas, sustentando um ritmo que promove uma prática de projeções e delineação de metas.
Existem algumas particularidades percebidas em empresas que adotam uma filosofia interna forte. A seguir trouxemos algumas, confira!
- Reduz substancialmente problemas
- Controla dificuldades e conflitos internos
- Diferencia uma empresa diante de seus concorrentes
- Favorece o desenvolvimento de uma imagem positiva diante do mercado
A cultura organizacional é o DNA da empresa. Ela define o comportamento das pessoas que ali trabalham. Portanto, é importante que os gestores, junto ao RH, criem um código de cultura que irá ilustrar a visão, missão e valores da empresa. Vimos neste post que a importância e os benefícios são inúmeros!
Você sabe o que é Employer Branding? Esse método proporciona engajamento de funcionários e divulgação da cultura organizacional nas empresas. Clique aqui e saiba mais!