Treinamento é uma prática de curta duração que tem como finalidade preparar o profissional para realizar suas atividades no ambiente de trabalho. Enquanto o desenvolvimento é um conjunto de ações educacionais de longo prazo que buscam aperfeiçoar o desempenho pessoal dos colaboradores da instituição.
O que você vai ver neste artigo:
Investir nos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. São os talentos internos que fazem a roda mexer: produzindo mais e com qualidade; trazendo novas ideias e sugestões de melhoria; atendendo bem os fornecedores, parceiros e - principalmente - o cliente. Por isso é imprescindível apostar em treinamento e desenvolvimento de pessoas para aprimorar constantemente a equipe e ter vantagem competitiva no mercado.
Porém, você sabe quando usar uma estratégia ou outra? Quais são as vantagens que cada uma aborda? Neste artigo vamos tirar suas dúvidas e explicar a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas para você dar um up na sua equipe!
A diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas
Os dois termos vivem juntos e muitas pessoas podem até achar que são sinônimos. Porém isso está equivocado! Treinamento e desenvolvimento são duas ferramentas fundamentais para uma boa gestão de pessoas da companhia, sim, mas tem significados e funções diferentes dentro das estratégias para lidar com o público interno. Vamos conhecer melhor cada uma e entender seu papel dentro das ações do RH?
O que é treinamento e quais são suas vantagens?
Foco e abordagem
Esse tipo de capacitação busca modificar comportamentos, habilidades e conhecimentos do colaborador em relação às suas funções cotidianas. Pode-se aplicá-lo ao preparar o funcionário para uma promoção ou transferência de cargo, para melhorar sua performance no trabalho atual ou para integrar os novos profissionais na empresa.
O treinamento é usado para melhorar a produtividade, o desempenho profissional e até mesmo as relações interpessoais. Assim, o seu foco é aumentar a eficiência e qualidade do serviço da equipe, reduzindo o retrabalho.
Curto prazo vs. Longo prazo
Geralmente os resultados dos treinamentos podem ser vistos logo no curto prazo, o que agrada bastante as estratégias que precisam de resultados mais rápidos, e são uma resposta mais imediata para solucionar os pontos fracos de uma equipe.
Metodologia e ferramentas
Existem diversos métodos de treinamento: desde o tradicional presencial; dinâmicas mais interativas; EAD a metodologias mais inovadoras como a gamificação. É possível combinar estratégias diferentes para aproveitar o melhor de cada uma - como mesclar encontros cara a cara, mas também usando a comodidade do ensino a distância e adotando a gamificação para tornar o processo mais engajador e eficiente, por exemplo.
Para isso, é importante conhecer um pouquinho de cada metodologia para saber como aplicá-la no seu contexto.
Presencial:
Permite o contato pessoal com os instrutores e incentiva a troca de conhecimentos, debates e tira dúvidas também com os colegas. É o método tradicional, por isso alguns colaboradores podem ficar satisfeitos com a familiaridade e outros frustrarem-se com o estilo expositivo, considerado monótono, ou ficarem tímidos ao lidar com os outros participantes cara a cara.
Dinâmicas:
São atividades mais interativas, ajudando o funcionário a se engajar no treinamento. Porém é preciso ter cuidado para não fugir do objetivo e acabar sendo mais uma ação recreativa. Por isso o planejamento é fundamental nessa estratégia.
EAD:
A tecnologia permitiu com que as pessoas pudessem estudar em qualquer lugar e horário, até por meio do próprio celular. Os conteúdos online dão flexibilidade aos colaboradores, que podem estudar e fazer as atividades em seu próprio ritmo. Porém, é importante monitorar constantemente o progresso dos funcionários e seus resultados para certificar-se de que estão utilizando e se desenvolvendo na plataforma.
Gamificação:
É uma metodologia inovadora que traz maior dinamismo, interação e imersão para a experiência do colaborador. Usando elementos comuns aos jogos, o participante é motivado a realizar as atividades e estudar os conteúdos ofertados. Assim, os conhecimentos são melhor fixados ao aliar estímulos positivos com a ação. No caso das plataformas gamificadas, o RH pode acompanhar o desempenho do profissional com maior praticidade e agilidade ao consultar os relatórios detalhados de performance.
Ao conhecer cada modelo, você pode explorar melhor as possibilidades de treinamento para funcionários e adotar as mais condizentes a sua realidade.
E o que é o desenvolvimento de pessoas e seus benefícios?
Se o treinamento tem um caráter mais direcionado a mudar o comportamento do colaborador para se encaixar melhor no cargo, o desenvolvimento trabalha mais com o lado interno das pessoas, sejam os funcionários, líderes ou gestores.
O desenvolvimento de pessoas é uma estratégia voltada a criar ou despertar novas habilidades nos funcionários. A metodologia costuma ser mais focada no indivíduo, buscando o seu aprimoramento para impactar o resultado de seu trabalho.
Ao contrário do treinamento que é uma ação mais pontual, o desenvolvimento é um trabalho contínuo para capacitar o funcionário e também aprimorar o seu lado pessoal, lidando com questões como motivação, satisfação e engajamento profissional - que acabam de uma forma ou outra influenciando o serviço do colaborador. Por isso é considerado uma estratégia de médio a longo prazo para visualizar os resultados.
Benefícios do desenvolvimento de pessoas
Ter atenção a essa área é uma maneira de tornar os funcionários mais valiosos para a empresa, despertando seu potencial e habilidades pessoais que podem fazer a diferença em seu trabalho. É fácil entender que funcionários insatisfeitos e desmotivados trazem prejuízos para organização: não produzem com o volume ou qualidade desejado e podem acabar saindo do cargo e, desta forma, gerar gastos e perdas de capital intelectual.
Enquanto o treinamento é uma resposta a um problema, o desenvolvimento de pessoas costuma ser uma antecipação para justamente evitar as falhas, como ter uma equipe desmotivada e consequentemente menos produtiva, por exemplo.
Como integrar treinamento e desenvolvimento pessoal
Considerando todos os benefícios que os treinamentos e ações de desenvolvimento de pessoas proporcionam às empresas, é fácil entender que ambas estratégias são importantes para um negócio.
Porém, antes de começar a investir nessa área, é fundamental compreender o cenário em que a organização se insere e, ainda mais importante, fazer um diagnóstico interno para avaliar as lacunas, problemas e oportunidades de melhoria na gestão de pessoas. Assim, é possível identificar se é preciso investir em estratégias de curto ou longo prazo em um primeiro momento e qual ponto carece de maior atenção atualmente.
Pode-se investir mais em treinamentos visando impactos rápidos, enquanto se constroi aos poucos as habilidades dos funcionários com as ações de desenvolvimento, por exemplo. Ou o contrário, caso essa seja essa a necessidade da empresa e de seus funcionários.
Estratégias para empresas
Além de fazer um diagnóstico antes de se investir em qualquer ação, é importante que as companhias também avaliem outro elemento fundamental nessa dinâmica: o perfil dos colaboradores. Não adianta adotar as metodologias e ferramentas mais modernas sem saber se elas se encaixam nas necessidades, hábitos, referências e preferências do público-alvo.
Imagine aplicar um treinamento em uma plataforma EAD sofisticada e completa, mas o funcionário não ter as habilidades ou meios necessários para acessar o material. Ou então usar uma dinâmica que não seja engajadora ou interessante para a equipe — em todos esses casos, a ação não iria alcançar os resultados desejados por ignorar algo fundamental na estratégia: os participantes.
Também é importante considerar outros fatores essenciais, como cronogramas, etapas de implementação, orçamento e recursos. Neste último tópico, pode-se pensar em contar com empresas parceiras que sejam especializadas em educação corporativa para aproveitar o melhor dos treinamentos e ações de desenvolvimento de pessoas, fortalecendo os talentos da organização.
Estratégias para colaboradores
Existem várias metodologias e ações que podem ser implementadas para investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas na empresa. No primeiro caso, pode-se aproveitar as ferramentas que foram listadas anteriormente, promovendo atividades educativas diversas para capacitar os profissionais.
Enquanto isso, no caso do desenvolvimento de pessoas, é possível adotar ações variadas, como contratar um serviço de coaching para acompanhar os colaboradores e trabalhar de forma individual suas habilidades e potenciais. Também pode-se aliar esse trabalho com métodos mais tecnológicos, trazendo as facilidades das inovações para esse processo.
A gamificação, como falamos anteriormente, é uma estratégia que pode ser adotada no treinamento corporativo. Porém, seu lado lúdico pode auxiliar em questões como motivação e engajamento dos colaboradores, tornando as atividades obrigatórias que poderiam ser consideradas maçantes em experiências lúdicas e agradáveis.
Além de treinamento e desenvolvimento, a gamificação pode ser adotada em processos como recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo nas tarefas cotidianas - para motivar os colaboradores e aumentar sua produtividade.
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Perguntas Frequentes:
O desenvolvimento de pessoas é uma estratégia voltada a criar ou despertar novas habilidades nos funcionários. A metodologia costuma ser mais focada no indivíduo, buscando o seu aprimoramento para impactar o resultado de seu trabalho.
O treinamento é usado para melhorar a produtividade, o desempenho profissional e até mesmo as relações interpessoais. Assim, o seu foco é aumentar a eficiência e qualidade do serviço da equipe, reduzindo o retrabalho.