A entrega contínua é uma estratégia para agilizar lançamento de produtos e reduzir custos. Ela pode ser implementada em empresas de diferentes tamanhos e segmentos de mercado, basta seguir algumas orientações e treinar sua equipe para abraçar essa mudança.
Descubra nesse artigo o que é e como adotar a entrega contínua na sua empresa, tornando seus processos mais ágeis.
O que é a Entrega Contínua?
Esse conceito, em resumo, significa implementar processos com ciclos mais curtos de produção para que os produtos sejam lançados com maior velocidade no mercado. Isso não que dizer oferecer soluções mal feitas e cheias de defeitos aos clientes. Pelo contrário! Incorporar a mentalidade da entrega contínua também implica em testar e validar os produtos/serviços antes de deixá-los abertos ao público.
Fazer lançamentos menores, e não dos produtos/serviços em sua integralidade, é outra forma de garantir a qualidade e agilidade seguindo a estratégia da entrega contínua.
Esse conceito começou na indústria de softwares, baseada nas ideias da metodologia ágil.
O manifesto deste método traz os seguintes princípios:
“Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor”.
“Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos”.
Esse dois pilares já trazem em si as ideias da entrega contínua: de não esperar grandes períodos de tempo para lançar os produtos, e sim criar uma rotina para que as soluções cheguem às mãos dos clientes em menor tempo.
Assim como a Metodologia Ágil, a estratégia de entrega contínua pode ser adotada em áreas diferentes das quais foram criadas. Não são apenas indústrias de software e tecnologia que precisam ou conseguem exclusivamente implementar esse método: empresas de diversos segmentos e tamanhos podem adaptar os conceitos a sua realidade e, desta forma, alcançar os resultados esperados.
Mas quais seriam esses resultados?
Os benefícios da Entrega Contínua
Existem várias vantagens em se adotar essa estratégia de entrega contínua dos produtos e/ou serviços, seja no mercado de tecnologia como nos outros segmentos.
Ao crescer, é normal que as operações de uma empresa se tornem mais lentas: mais funcionários; mais responsabilidades; aumento dos processos; crescimento do volume de produção… tudo isso costuma elevar o tempo de cada etapa de desenvolvimento dos produtos/serviços, fazendo com que haja uma certa demora até que eles cheguem ao público. E para evitar essa lentidão - danosa, especialmente em uma era de imediatismo e praticidade - propiciar um ciclo menor é uma excelente ideia para se destacar da concorrência e encantar o cliente.
Assim, a estratégia de entrega contínua ajuda a empresa a lançar mais rapidamente novos produtos e serviços, despertando a atenção do público e se mantendo em seu radar por mais tempo. Quem consegue se lembrar de ações feitas uma vez ou outra? Não é melhor um esforço contínuo para estar sempre na mídia e nas conversas das pessoas?
Outro benefício de se adotar a entrega contínua é a redução de custos: processos que levam bastante tempo para se materializarem costumam gerar mais gastos. Então optar por ciclos menores significa cortar despesas, que poderão ser usadas em áreas mais estratégicas mais tarde.
Diferente do que possa parecer, fazer entregas menores e contínuas é algo que pode melhorar a qualidade do produto/serviço. Os testes feitos em cada etapa ajudam a evitar erros e, com o lançamento das soluções, é possível coletar as opiniões dos clientes sobre o que está dando certo e o que pode ser melhorado, levando em consideração esses comentários nas próximas produções.
Se todos esses pontos fazem sentido para a sua empresa, adotar a filosofia da entrega contínua pode ser uma excelente ideia para aumentar a qualidade, agilizar processos e ter resultados mais rápidos.
Como aplicar a Entrega Contínua?
Apesar de todos esses benefícios, é preciso ter cuidado e bastante planejamento para adotar a metodologia de entrega contínua. Afinal, diminuir os ciclos de produção e fazer lançamentos menores e mais rápidos não é algo que se organiza da noite para o dia.
É fundamental que as equipes encarregadas pelos processos sejam bem treinadas,
desenvolvendo habilidades como flexibilidade, organização e espírito de colaboração para que trabalhem em sinergia. Além disso é preciso ter maturidade para lidar com o aumento das responsabilidades que essa filosofia irá gerar.
Outra questão importante é entender os conceitos que permeiam o Método Ágil, auxiliando assim a implementar a entrega contínua e tornar as operações ainda mais velozes. Além disso, existem algumas orientações que irão ajudar na adoção dessas estratégias:
1- Alinhar e definir expectativas dos colaboradores: para que a entrega contínua seja eficiente e os produtos/serviços lançados sejam de qualidade, é imprescindível que as equipes atuem de forma colaborativa, funcionando com engrenagens bem organizadas. Se alguma delas estiver desalinhada, toda produção é prejudicada. Por isso torne clara as expectativas e objetivos de cada projeto, além de adotar estratégias para desenvolver habilidades importantes para o
trabalho em grupo em seus funcionários.
2- Analisar os dados para identificar as oportunidades: informação sempre foi poder, e na era em que vivemos essa frase é cada vez mais verdadeira. Colete, organize e analise os dados disponíveis para identificar problemas, dificuldades e oportunidades na empresa.
3- Desenhar e priorizar testes: ao adotar o item anterior, apresente as oportunidades aos seus colaboradores e estimule-os a trazer ideias para aprimorar essas questões. Defina testes e indicadores-chave de desempenho para cada contribuição e estipule prioridades entre as soluções.
4- Definir um processo: estabeleça um fluxo de trabalho estruturado para não se esquecer de nenhuma etapa no meio do caminho. Oriente as equipe a desenhar o processo de entrega de cada tarefa para que todos entendam claramente o que deverá ser feito.
5- Executar testes: essa etapa é bastante importante. Por meio dos testes é possível identificar melhorias e falhas nas ideias, otimizando até as melhores soluções.
6- Confirmar a ideia com base nos resultados: a equipe deve avaliar os resultados dos testes com rapidez e o líder deve revisar essa conclusão, escolhendo a que mais irá trazer benefícios a empresa.
Seguindo essas etapas é possível promover ciclos menores de produção, garantindo a qualidade dos lançamentos. Mas, como dissemos, é importante treinar a equipe e desenvolver certas habilidades para que a entrega contínua seja eficiente.
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