As 5 etapas do processo de aprendizagem

amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
20 maio 2024

Processo de aprendizagem é o nome dado às práticas de desenvolvimento pessoal ou profissional. Ele acontece a partir de novas competências, habilidades, conhecimentos, valores ou comportamentos. Ele é gradativo e é adquirido em diferentes etapas, estas que sempre consideram o conhecimento prévio da pessoa.

Aprender é um algo fundamental na vida das pessoas. Seja considerando sua formação escolar, acadêmica ou profissional, é importante se manter constantemente atualizado na sua área de atuação, pois, como diz o ditado: “conhecimento é poder”, e obtê-lo traz mais vantagens para a carreira profissional e também para as empresas. Diversas teorias consideram que existem etapas no processo de aprendizagem e seguí-las é uma forma de tornar essa dinâmica mais eficiente e, assim, ter melhores resultados.

Neste artigo vamos explicar algumas teorias a respeito dos processos de aprendizagem para te ajudar a aplicá-los na sua empresa ou instituição de ensino, além de apresentar um método inovador para fortalecer ainda mais o aprendizado dos seus alunos ou colaboradores.

O Aprendizado

Durante toda a história da humanidade os estudiosos desenvolveram teorias a respeito de como funciona o ensino e aprendizagem e quais seriam as melhores metodologias para tornar essa operação mais eficiente.

De forma geral, considera-se o aprendizado um processo contínuo que não se acaba após retirar o diploma. Pelo contrário, as pessoas estão sempre assimilando novas informações e conhecimentos e nem sempre eles são desenvolvidos no ensino formal. De acordo com a teoria da aprendizagem organizacional* existem diversas formas com que o saber é construído: pode ser por meio das experiências práticas; do exemplo de terceiros, na troca de ideias ou com outros estímulos.

Além disso, existem estudos que consideram que a idade dos estudantes influencia na maneira com que aprendem (como a andragogia* e o modelo 70/20/10) e até mesmo a forma com que as informações estão dispostas podem ser mais fáceis ou não de serem assimiladas, de acordo com a teoria dos diferentes estilos de aprendizagem.

No entanto, o que é possível resumir: a aprendizagem é importante e traz diversos benefícios tanto para os estudantes quanto para as empresas, considerando as suas vantagens para a carreira. Quem se mantém atualizado e busca desenvolvimento pessoal e profissional tem melhores resultados em seu serviço e torna-se fundamental para o sucesso da organização.

As etapas do processo de aprendizagem

Como visto, existem diversos estudos a respeito desse tema. Cada teoria tem uma abordagem diferente, por isso vamos apresentar dois conceitos diferentes para serem usados nos processos de aprendizagem da sua empresa ou instituição de ensino.

Quais as 4 fases do processo de aprendizagem?

Confira quais são as 4 etapas do processo de aprendizagem na programação neurolinguístisca.

1 - Incompetência inconsciente

Esse é o estágio inicial, que acontece quando a pessoa não tem consciência da sua falta de conhecimento a respeito de determinado assunto. Todos nós passamos por essa etapa quando somos leigos em determinado tema. Um exemplo dessa situação é cozinhar pela primeira vez: somente na hora o indivíduo sentirá como sua inexperiência irá afetar seu desempenho.

2 - Incompetência consciente

Ocorre quando a pessoa compreende que não ainda não tem capacitação em determinado assunto. Nessa etapa é importante que o indivíduo busque praticar a habilidade e ter respostas para os problemas que encontrar e, desta forma, progredir em seu conhecimento. Considerando o exemplo: é necessário cozinhar diversas vezes para pegar o jeito e não cometer falhas, como cortar os ingredientes irregularmente.

3 -  Competência consciente

Neste momento a pessoa passa a ter mais confiança ao perceber que progrediu no conhecimento e, de tanto praticar, a atividade começa a ser mais automática. Seguindo o exemplo: ser mais ágil ao cozinhar, sem queimar os ingredientes ou deixar o prato cru.

4 - Competência inconsciente

Agora é o ápice - a pessoa realiza todas as atividade no piloto automático após tantas repetições e com a superação das dificuldades. Quem cozinha há bastante tempo está nesse estágio.

Desta forma, considera-se que as falhas fazem parte do processo de aprendizado e que a prática é fundamental para que o indivíduo passe para a próxima etapa e atinja seu objetivo.

Quais as 5 etapas da aprendizagem?

Esta teoria é apresentada por Victor Hugo Ferreira Jr, consultor de empresas, professor e palestrante. De acordo com ele, ao estudar determinado assunto é essencial seguir as etapas até o fim, ou ao menos até o 3 ponto, senão o conhecimento não é assimilado.

1 - Compreender

É o início, quando a pessoa é exposta ao conhecimento - como fazer um curso, faculdade e outras modalidades de aprendizagem. Entender é importante, mas é só o primeiro passo no trajeto, pois muitas vezes a informação é esquecida ao não prosseguir com as próximas etapas.

2 - Retenção

É quando a informação é fixada na mente da pessoa. A partir desse momento o conteúdo pode se tornar algo valioso no futuro, porém apenas saber e gravar não são o suficiente.

3 - Praticar

É nesse momento que o conhecimento vai se solidificando. Uma informação sem uso não tem valor - é necessário que ele gere uma ação para que se tenha resultados concretos. Nesta etapa é importante mudar os hábitos antigos antes do aprendizado, aplicando os novos métodos no dia a dia - por isso é fundamental dois elementos nesse estágio: a motivação e cobrança.

4 - Disseminar

Transmitir o conhecimento assimilado a outros ajuda na retenção das informações, além de contribuir com que esse aprendizado alcance mais pessoas.

5 - Criar

É o topo do processo, quando a pessoa passa a gerar novos conhecimentos a partir daquilo que aprendeu inicialmente.

Quais os três níveis de aprendizagem organizacional?

Os três níveis de aprendizagem organizacional são geralmente descritos como:

1. Aprendizagem Individual

Refere-se ao processo pelo qual colaboradores de uma organização de maneira individual adquirem novas habilidades, conhecimentos e competências. Isso pode ocorrer através de treinamentos formais, experiências no trabalho, mentorias, entre outros.

2. Aprendizagem em Grupo ou de Equipe

Envolve a troca de informações, experiências e conhecimentos entre membros de um grupo ou equipe dentro da organização. Essa forma de aprendizagem é facilitada por reuniões, sessões de brainstorming, grupos de trabalho e outras interações colaborativas.

3. Aprendizagem Organizacional:

Este é o nível mais amplo, abrange a capacidade da organização como um todo para adquirir novos conhecimentos, adaptar-se a mudanças e aplicar esses aprendizados para melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. Isso pode incluir a implementação de novas práticas, processos e estratégias com base nas lições aprendidas tanto interna quanto externamente.

Conclusão

A partir dessas duas teorias, podemos perceber a importância da prática no processo de aprendizagem: seja para superar os problemas como para fixar os conhecimentos, além de dar utilidade ao conteúdo aprendido. Desta forma não basta apenas o ensino expositivo, no qual o aluno ou colaborador é um mero receptor passivo: é importante que a pessoa participe efetivamente da dinâmica para que o aprendizado seja adquirido e se torne valor tanto para o indivíduo quanto para a empresa ou instituição.

Por isso é fundamental apostar em métodos que adotem a prática em suas atividades. Entre as estratégias mais inovadoras disponíveis, está a gamificação. Esta metodologia alia elementos lúdicos a resultados concretos, criando uma experiência imersiva e interativa de aprendizagem. Isso desperta a motivação dos usuários e ajuda no reforço dos conhecimentos assimilados.

A gamificação pode ser adotada tanto no ensino regular como na educação empresarial, em treinamentos corporativos, onboarding de novos funcionários e até mesmo na realização das tarefas cotidianas. Além disso, as ferramentas costumam oferecer relatórios detalhados do desempenho dos estudantes, ajudando na avaliação do seu nível e progresso de aprendizado.

Quer saber mais sobre a gamificação? Venha bater um papo conosco e conheça mais benefícios dessa metodologia na sua instituição de ensino ou empresa.

teste por 14 dias grátis

Perguntas Frequentes:

Quais as etapas do processo de aprendizagem na Programação Neurolinguística?

1 - Incompetência inconsciente;
2 - Incompetência consciente;
3 -  Competência consciente;
4 - Competência inconsciente.

Quais são as 4 etapas do processo de aprendizagem?

1 - Compreender;
2 - Retenção;
3 - Praticar;
4 - Disseminar;
5 - Criar.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo