A gestão de resultados é um modo de gerir um negócio que prioriza a busca por resultados em todos os aspectos e ações da empresa. Neste contexto, líderes e liderados trabalham em conjunto e constantemente a fim de alcançarem os objetivos traçados no planejamento estratégico.
Toda empresa precisa lucrar para se manter funcionando, certo? Existem vários caminhos que podem chegar a este fim, como colocar o foco da organização nos processos, produtos ou até nas pessoas. Porém, um modelo que é bastante efetivo nesta questão é a gestão de resultados.
Confira neste artigo o que é e as vantagens de se adotar o modelo de gestão de resultados e melhore o desempenho da sua empresa!
O que é Gestão de Resultados?
Basicamente, esse modelo se baseia em focar os esforços da empresa para melhorar o seu desempenho. Para isso é necessário definir metas específicas que serão de responsabilidade da organização como um todo: se o objetivo for alcançado, o sucesso é de todos; caso contrário, o todo também é responsável pelo resultado menor do que o desejado. Esse termo foi desenvolvido a partir do reconhecido autor e um dos maiores nomes da administração, Peter Drucker. Ele tornou famoso o conceito do Management by Objectives (Gestão por Objetivos), descrito no seu livro The Practice of Management (1954). Também conhecido por Management by Results (Gestão por Resultados), o termo indica o processo de definir objetivos específicos na empresa para que todos trabalhem para alcançá-los. Para a gestão de resultados não importa muito o como atingir o objetivo, e sim em propriamente alcançá-lo. Por isso este modelo está ligado a conceitos como métricas e objetividade. Isso significa que é necessário estabelecer KPIs (os indicadores de performance) e monitorar com dados como anda o desempenho de cada colaborador e da empresa como um todo: assim será realmente possível ver se as metas estão sendo cumpridas e identificar os pontos que precisam ser melhorados. Aquilo que foi definido como resultado a ser conquistado será o norte de todas as operações da empresa, na qual todos os envolvidos - colaboradores, gestão, alta diretoria, etc - são responsáveis por atingir. Cada unidade do negócio deve estar unida em prol da mesma meta, contribuindo a sua maneira forma para chegar a este ponto. Para deixar claro e evitar confusões, é bom entender o que significa objetivo, indicador e meta:- O Objetivo é o desejo do empreendedor para sua empresa, como aumentar as vendas.
- Indicador: é a métrica relacionada ao objetivo da empresa, como dividir as vendas em bruta, líquida, de determinado produto/serviço, etc.
- Meta: é o resultado numérico do objetivo que deve ser alcançado, considerando determinado período de tempo, como aumentar em 5% as vendas do produto X no próximo semestre.
- Transparência: a comunicação tem um papel fundamental nesse modelo de gestão, ajudando a fazer circular pela empresa informações importantes - como a missão, visão, valores, dados,metas, KPIs - de uma forma acessível para que todos entendam com clareza o que devem fazer para correr atrás dos resultados. Por isso é importante deixar tudo às claras, valorizando a transparência.
- Objetividade: junto com a ideia anterior, é essencial mostrar com clareza quais são as metas e objetivos da empresa para que os colaboradores saibam o que devem fazer. Esta informação precisa ser passada com objetividade para evitar confusões que irão prejudicar o rendimento dos funcionários.
- Engajamento: dificilmente a gestão/cultura terá sucesso se os colaboradores não aceitarem a mudança de posicionamento. Por isso é fundamental trabalhar com o engajamento do público interno, usando a comunicação para explicar como essa transformação será positiva para a empresa e seus funcionários.