Microlearning é um modelo de aprendizagem que possui uma abordagem de ensino diferente da tradicional. As aulas – ou atividades – são compartilhadas em um curto período, com linguagem simples e de fácil compreensão. São adotados também recursos multimídias para facilitar a aprendizagem.
O que você vai ver neste artigo:
A vida corrida e hiperconectada tem causado diversas mudanças no comportamento das pessoas. Cada vez mais indivíduos têm dificuldade de se concentrar em apenas uma atividade, o que por sua vez prejudica ações rotineiras, como estudar, por exemplo.
Nesse sentido, foram criadas novas metodologias de aprendizagem que buscam superar esse desafio atual, ajudando as pessoas a aprender mesmo com tantas distrações.
Conheça agora o que é o microlearning, quando e como utilizar esse método para aprimorar o treinamento corporativo da sua empresa.
O que é o Microlearning?
Em linhas gerais, essa metodologia de ensino busca facilitar o aprendizado das pessoas ao oferecer doses menores de conteúdos educacionais, mais simples de serem assimilados e disponíveis de forma mais planejada e focada.
Ou seja, no microlearning (no português micro aprendizagem) os assuntos são organizados para não consumir tanto tempo ou concentração dos estudantes, sendo um estilo mais flexível e orientado ao aluno.
Isso não significa que o estudante irá aprender menos ou que esse método seja menos efetivo. Pelo contrário, o microlearning tem como objetivo ajudar na melhor compreensão dos alunos, além de possibilitar que eles acessem os tópicos que realmente precisam aprender - e não percam tempo em um curso completo com conteúdos que já dominam.
Como funciona a metodologia do Microlearning?
Nessa metodologia um grande tema é dividido em pequenos grupos, com cada pedaço produzido para resolver um objetivo de aprendizagem por si só.
Desta forma, essa estratégia é uma boa opção para aprimorar os treinamentos corporativos, não tomando muito tempo dos colaboradores de suas tarefas cotidianas, diminuindo o peso da obrigação de estudar determinados conteúdos e facilitando seu aprendizado.
Tudo isso fortalece o engajamento dos empregados nas dinâmicas, podendo-se trabalhar com necessidades específicas dos estudantes, tornando o processo mais rápido e barato em comparação a realizar um curso macro.
Com a adoção do microlearning todos ganham: os funcionários que aprendem informações importantes para seu trabalho e atualização profissional; a empresa que contará com equipes mais capacitadas e, consequentemente, melhores resultados e o RH que terá uma nova e eficiente ferramenta para elevar seus indicadores e atingir seus objetivos.
Quando utilizar o Microlearning?
O microlearning pode ser adotado em diversas situações, como na educação formal ou na empresarial.
Conteúdos de contextualização
Microlearning é uma ferramenta bem útil para mostrar a visão geral de um assunto a uma equipe, quando não há a necessidade de detalhar nada. Isso porque ela consegue apresentar explicações rápidas, que prendem a atenção dos profissionais e, ainda, informar tudo o que é essencial naquele contexto.
Conteúdo de conexão
Se existem novos procedimentos ou novas regras, por exemplo, através do Microlearning é mais fácil de adicionar e apresentar essas informações de uma maneira muito dinâmica e de modo que todos tenham acesso.
Repositório de informações
O Microlearning também pode ser adotado como um canal onde o colaborador consegue esclarecer dúvidas, consultar informações e materiais sempre que precisar. Ou seja, um ambiente para anexar todos os materiais.
Os materiais podem ser disponibilizados em uma biblioteca ou universidade corporativa, dentro de uma plataforma LMS, por exemplo, estando acessíveis a todos os colaboradores para que estudem internamente e não precisem recorrer a outras fontes externas - cujos procedimentos e normas podem não ser compatíveis às praticadas pela empresa.
Séries
Sua empresa encontrou uma gap de competência ou habilidade? O Microlearning pode ser adotado como plataforma para ensinar essas novas práticas.
Geralmente esses conteúdos são longos, mas nesse método é possível dividir um tema em conteúdos menores, o que torna tudo bastante dinâmico.
Imagine que deseja desenvolver um treinamento sobre vendas. É possível criar um módulo para cada metodologia, outro sobre superar as objeções mais frequentes, assim por diante.
Conteúdos complementares
Essa estratégia também pode ser usada quando é necessário reforçar o treinamento de algo bem específico - como uma nova legislação que entrou em vigor, um determinado procedimento que não está sendo bem executado ou algum conceito importante que sua equipe ainda não domina, por exemplo.
Conteúdos de correção
Por serem conteúdos pequenos, outra vantagem do Microlearning é a facilidade de atualizar ou corrigir alguma informação.
Não é preciso rever o curso inteiro para modificar um conteúdo obsoleto ou que contém algum erro, basta ir diretamente ao material específico e realizar as mudanças.
Benefícios do Microlearning
As vantagens do Microlearning são várias, desde a otimização do tempo até a personalização do conteúdo.
1. Otimização de tempo
Um dos grandes propósitos do Microlearning é otimizar o tempo, então essa com certeza é uma vantagem bastante notável, tanto pelas empresas como pelos estudantes.
É comum que com a rotina, os profissionais não tenham tempo hábil para realizar treinamentos longos, que exijam horas do seu dia, mesmo que ele seja extremamente relevante para a sua profissão.
O mesmo acontece quando observado pela vertente da empresa, que precisa liberar o colaborador do seu trabalho para fazer esses treinamentos. Apesar de ser para um bem maior, essa pausa pode interferir na produtividade ou mesmo no resultado da empresa.
Agora com o Microlearning, na maioria das vezes as aulas não ultrapassam 15 minutos, porque foram feitas de forma mais objetiva, contemplando somente o essencial para o colaborador aprender e já colocar em prática, sem enrolação.
2. Aumento da produtividade
No treinamento tradicional um dos desafios que a empresa enfrenta é a dificuldade de equilibrar a produtividade com o treinamento em si, porque querendo ou não os colaboradores precisam investir tempo para aprender, mas esse tempo geralmente é redirecionado, ou seja, realocado das horas de trabalho para o treinamento.
Apesar de ser convertido em produtividade depois, no presente a empresa sente a ausência desse colaborador.
Agora no caso do Microlearning, o profissional fica ausente uns 15 minutos por dia, não interferindo na sua produção diária, ao contrário, ele passa a implementar com muito mais agilidade o que aprendeu no treinamento, gerando maior produtividade.
3. Fácil manutenção
Uma das características mais presentes no Microlearning é que todo o seu conteúdo possui um formato curto. Além de facilitar na aquisição do conhecimento, ele também ajuda na manutenção do aprendizado.
A prática de tirar, adicionar, substituir e fazer qualquer outro tipo de atualização no conteúdo acontece com muito mais fluidez, porque um não depende do outro.
Digamos que você tenha implementado na plataforma de aprendizagem um conteúdo sobre oratória, eles estão separados por introdução, conceito, exemplos, atividades e testes.
Em uma situação hipotética, você deseja mudar as atividades práticas, para isso, não será necessário apagar todos os outros materiais, apenas substituir o conteúdo sobre a atividade.
4. Personalização
O Microlearning é um modelo de aprendizagem focado no estudante, por isso que ele viabiliza a personalização do conteúdo com bastante facilidade.
Todo conteúdo visa atender necessidades específicas dos profissionais da empresa, tornando a prática de aprendizado mais personalizada.
Como adotar o Microlearning?
Se você não tem ideia de como inserir o Microlearning na sua empresa, saiba que pequenas práticas diárias são suficientes para que você seja capaz de fazer isso. Basicamente, você precisará passar por três fases: a do planejamento, da escolha de recursos e da criação de avaliações. A seguir, veja a respeito de cada uma delas.
Planejamento
O primeiro passo de toda estratégia é o planejamento. Primeiramente defina qual o objetivo do curso em geral. Para isso, é importante que você faça alguns questionamentos como:
- Quais são as necessidades da equipe?
- Quais processos precisam ser aprimorados por meio de capacitação?
- Quais conhecimentos precisam ser atualizados?
Reflita sobre isso e outras questões importantes para sua empresa. Depois divida o tema geral em conteúdos menores, com cada um solucionando determinado problema educacional dos seus colaboradores.
Pense agora em que maneiras essas informações podem ser apresentadas de forma mais efetiva e atrativa.
Escolha os recursos
Lembre-se de não produzir materiais muito extensos, que requerem mais dos estudantes. A ideia aqui é facilitar a aprendizagem, a tornando flexível. Escolher vários recursos de aprendizagem também ajuda nessa questão de tornar o conteúdo mais engajador.
Vídeos são altamente atrativos e a aposta de mídia que será mais consumida no futuro, prova disso é o sucesso da plataforma Tik Tok, que promove vídeos curtos com diversos objetivos: entreter, ensinar, informar e mais. Podcasts podem ser consumidos mesmo na realização de outras atividades, tornando, assim, uma alternativa excelente.
Textos e artigos podem ser produzidos pelos próprios estudantes, e ajudam a fixar o conteúdo. Imagens e infográficos são outras alternativas que tornam a aprendizagem mais dinâmica e, consequentemente, mais atrativa.
Essa variedade também ajuda as pessoas com diferentes estilos de aprendizagem a assimilarem melhor o conhecimento ofertado. Também é possível usar estudos de caso, simulados e atividades diferentes para tornar o processo mais prático, reforçando o aprendizado.
Crie avaliações
Além de pensar em quais recursos adotar para que o conteúdo seja compartilhado da melhor forma possível, é importante planejar pequenos testes para avaliar o desempenho dos colaboradores.
Através de testes, a empresa consegue observar se os colaboradores de fato estão aprendendo, além de receber novos insights para aprimorar ainda mais a estratégia de Microlearning.
Estratégia de gamificação no Microlearning
Uma metodologia que pode ser adotada com o microlearning e ajudar a gerar ainda mais resultados na criação de um treinamento efetivo, é a gamificação.
Esse método inovador costuma ser adotado nas empresas em processos como treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até na realização das tarefas cotidianas para tornar essas atividades mais dinâmicas e engajadoras.
A gamificação alia elementos comuns aos jogos com objetivos que tragam resultados concretos. Itens como pontuação, medalhas e missões estimulam os colaboradores a prosseguir na dinâmica, o que faz com que adquiram mais conhecimento ao estudar os materiais informativos oferecidos na plataforma.
O estilo lúdico torna o aprendizado um processo interativo e imersivo, prendendo a atenção dos usuários e garantindo que a experiência seja prazerosa - isso tudo ajuda na melhor fixação dos conhecimentos assimilados.
Desta forma, se reduz a possibilidade dos colaboradores distraírem ou não prestarem atenção nos ensinamentos e, assim, os treinamentos serão mais eficientes.
Em seu modelo eletrônico, as plataformas gamificadas oferecem relatórios detalhados sobre o desempenho dos colaboradores nas atividades, facilitando o trabalho do RH de analisar a performance da estratégia, os pontos dos treinamentos que precisam ser reforçados e os que estão sendo bem aprendidos e praticados.
Quer saber como aliar a gamificação com outras metodologias adotadas na sua empresa? Converse agora conosco e descubra mais vantagens em se investir nessa estratégia!
Perguntas Frequentes:
Microlearning é uma abordagem de ensino que busca compartilhar pequenas doses de conhecimento, dentro de um curto espaço de tempo. Seu objetivo é quebrar um conteúdo complexo em várias partes e compartilhá-lo com o apoio de recursos multimídias aos estudantes.
1. Otimização de tempo;
2. Aumento da produtividade;
3. Fácil manutenção;
4. Personalização.