Implementar o uso de jogos interativos em corporações tem se tornado uma das estratégias ideais em empresas que querem inovar. Mas, um projeto de gamificação vai muito além de tornar a área de trabalho mais divertida, e sim visa estimular e motivar toda a equipe como parte integrante de programas de educação corporativa.
O que você vai ver neste artigo:
- O que é projeto de gamificação?
- Benefícios da implementação da gamificação
- Como montar um projeto de gamificação? Dicas
- Entenda o problema e o contexto
- Pontue as diretrizes e a missão dos jogos
- Conheça os jogadores
- Determine os critérios norteadores
- Defina a mecânica do jogo
- Faça testes com a versão final
- Faça implementação e acompanhamento
- Mensure os resultados
Somando-se ferramentas da tecnologia e dinâmica dos jogos, a gamificação vem sendo muito usada em sala de aula, da educação infantil ao ensino superior. Agora, chega ao mundo corporativo como mecanismo de proporcionar engajamento e contribuir para o treinamento de colaboradores.
Se você pretende começar um projeto de gamificação e quer entender a importância dessa estratégia, continue a leitura das próximas linhas.
O que é projeto de gamificação?
A gamificação (ou gamification) é o uso de estratégias de jogos em atividades do dia a dia. Essa metodologia busca engajar e motivar as pessoas envolvidas através de diferentes recursos, como barra de progresso, moeda e conquistas, ranking, avatares e mais.
Para colocar a gamificação em prática, é preciso desenvolver um projeto de gamificação. Ele mapeia o passo a passo necessário para criar essas ações de acordo com objetivo e público que precisa ser alcançado - desde a reflexão acerca das metas que devem ser alcançadas como será a análise dos resultados.
Benefícios da implementação da gamificação
Um projeto de gamificação é aplicado não somente em educação e treinamento, mas também em situações como:
- desenvolvimento de habilidades e competências;
- estímulo ao trabalho em equipe;
- aumento a sensibilidade de colaboração e produtividade.
Essa estratégia vem apresentando resultados em diversas áreas. O principal objetivo é o engajamento de times por meio do estímulo à curiosidade dos participantes. Além dos desafios propostos no jogos, cada vez mais encorajando a interação, na gamificação recompensas são cruciais para o sucesso do projeto.
O caminho da gamificação é engajar, comprometer e recompensar os participantes. Na prática, isso significa que aqueles que realizarem tarefas preestabelecidas serão recompensados. Essas tarefas, geralmente, são direcionadas à recomendação, divulgação ou avaliação de um produto ou serviço que a empresa oferece.
Como montar um projeto de gamificação? Dicas
Como já citado, a gamificação tem se tornado uma das estratégias ideais para empresas que desejam inovar quando o assunto é manter a equipe motivada. Mas você sabe aplicar o projeto de gamificação? Para implementar a gamificação na sua empresa é importante seguir alguns passos. Confira a seguir quais são eles.
Entenda o problema e o contexto
É imprescindível entender por quais problemas a empresa está passando e o contexto dos respectivos departamentos. Para que isso esteja bem claro, utilize-se das seguintes perguntas:
- quais problemas a empresa está enfrentando neste momento?;
- qual o real objetivo?;
- quem pode ser incluído no projeto de gamificação?;
- quais as relações entre os colaboradores?;
- como é a cultura organizacional? É mais formal, informal, rígida ou flexível?.
Responda a essas perguntas conversando com todos os envolvidos, incluindo os jogadores no seu trabalho. Faça perguntas mais amplas, o intuito é descobrir o centro do problema.
Pontue as diretrizes e a missão dos jogos
A missão é o motivo da existência dos jogos, a principal razão de se iniciar um projeto de gamificação. Esse passo é muito importante para atrair a equipe e atingir os objetivos desejados. Ela deve ser clara, objetiva e, além disso, mensurável. Evite missões genéricas, como “melhorar o atendimento online”; prefira algo como “melhorar a qualidade do atendimento online ao diminuir o tempo de espera”.
Conheça os jogadores
É preciso entender quais fatores e comportamentos influenciam os jogadores. Procure por dados pessoais de cada jogador, como nome, idade e hábitos.
Além disso, é importante conhecer os quatro tipos de jogadores existentes:
- predador: seu objetivo é derrotar os oponentes. É competitivo, quer sempre estar na liderança e ser o melhor dentre todos;
- conquistador: a sensação da conquista é seu objetivo. É motivado pela realização das atividades do jogo;
- explorador: é aquele curioso que gosta de desvendar características do jogo, como mapas e jogabilidade;
- socializador: prioriza os vínculos criados no jogo. Para ele, socializar é mais importante do que cumprir as tarefas do jogo.
Determine os critérios norteadores
É aqui que você determinará normas que deverão ser cumpridas até o final do processo. Como toda mudança, a gamificação pode causar desconforto em alguns colaboradores, e é normal que surjam alguns contratempos. Mas as diretrizes precisam ser cumpridas. Algumas delas são:
- faça simulações de como o jogo deve ser jogado;
- estimule a colaboração e a interação;
- procure diminuir a ansiedade e apoie os colaboradores;
- estimule a proatividade na aplicação do sistema.
Defina a mecânica do jogo
O próximo passo é determinar como o jogo vai funcionar, quais objetivos a serem alcançados, as regras e os resultados das ações. Além disso, determine a duração de cada atividade, as conquistas e frequência de interação. Os objetivos e ações também devem ser definidos nessa etapa.
A mecânica tem o principal objetivo de engajar e motivar o jogador. Se as atividades e regras preestabelecidas não fizerem sentido, você não terá resultados significativos. Dessa forma, dedique certo tempo para essa etapa e faça testes.
Faça testes com a versão final
Antes de lançar o projeto de gamificação, faça testes com grupos pequenos. Monte um protótipo e anote os feedbacks para aprimoramento. Não espere para realizar essa etapa quando o projeto já estiver todo planejado e desenvolvido.
Experimente as ideias antes, dessa forma você poderá fazer os ajustes necessários sem precisar correr o risco de ter que reformular todo o projeto.
Faça implementação e acompanhamento
Feitos os testes e devidas modificações, chegou a hora de pôr em prática todas as ações do jogo. Aqui, é importante fazer o acompanhamento das atividades. É importante verificar o engajamento e participação dos colaboradores. Avalie se é necessário fazer ajustes em algum ponto do jogo.
Mensure os resultados
Por último, mas muito importante, faça medições dos resultados e analise se os objetivos foram alcançados. Perceba se houve engajamento significativo, o tempo dedicado ao jogo e, principalmente, o retorno sobre o investimento do projeto.
Como você pode perceber, um projeto de gamificação é muito importante para manter os colaboradores sempre motivados a produzir e uma plataforma de gamificação pode ser decisiva para o sucesso desse tipo de ação.
Interessou-se por uma plataforma de gamificação para sua empresa? Entre em contato conosco e saiba mais!
Essa estratégia vem apresentando resultados em diversas áreas. O principal objetivo é o engajamento de times por meio do estímulo à curiosidade dos participantes. Além dos desafios propostos no jogos, cada vez mais encorajando a interação, na gamificação recompensas são cruciais para o sucesso do projeto.
- Entenda o problema e o contexto
- Pontue as diretrizes e a missão dos jogos
- Conheça os jogadores
- Determine os critérios norteadores
- Defina a mecânica do jogo
- Faça testes com a versão final
- Faça implementação e acompanhamento
- Mensure os resultados